[RESENHA] Do que são feitas as estrelas?


650x1000_Do_que_são_feitas_as_Estrelas.jpg

Do que são feitas as estrelas


★★★★★
Autor: Jana Meilman
Gênero: YA, Ficção, Romance (fiquei em dúvida sobre como definir)
Editora Kindle
Páginas: 255
Ano de publicação: 2017
Site Oficial
O book trailer está após a sinopse.




Sinopse


O que as dificuldades que você enfrenta na vida tem a ver com as estrelas? A resposta para esta pergunta está no livro Do que são feitas as estrelas? Que narra a história de Malu, uma jovem atriz brasileira que vai em busca do seu sonho em Nova Iorque, para estudar na Watson School, uma das mais importantes escolas de artes cênicas do mundo, famosa por transformar seus alunos em grandes estrelas.
Na Watson, Malu conhece Sofia uma mexicana carismática que faz parte de uma família singular, e Lauren, uma irlandesa determinada e nada convencional.


Juntas as três amigas viverão romances, aventuras e descobrirão a força da amizade.
No entanto, para realizar o sonho de tornar-se uma estrela, Malu terá que tomar decisões difíceis e superar uma tragédia inimaginável. E será no momento de maior escuridão da sua vida que Malu descobrirá do que são feitas as estrelas.



“...Uma vida de sucesso não é estabelecida da noite para o dia, mas é construída através de muito esforço, superação e de escolhas que precisam ser tomadas em momentos decisivos...”

Durante a leitura, fiquei imaginando uma forma de começar a resenha, e confesso que não foi nada fácil. Escrevi e reescrevi diversas vezes a introdução e, por fim, decidi falar do diferencial que o livro trás.

Atualmente, a história está disponível apenas em e-book, e quando você adquire o livro você também adquire a playlist de acompanhamento. Durante a história, você irá encontrar este sinal , ele indica que ali tem uma música que irá te ajudar na ambientação da história ou até mesmo te colocar no mundo do personagem.

Durante a leitura as músicas foram essenciais, elas me permitiram sentir o que o personagem sentia e me emocionar a cada nova conquista.

Do que são feitas as estrelas? Não é apenas uma história de amor e companheirismo, é também uma história de determinação, perseverança e coragem. É uma história que nos cativa a seguir nossos sonhos e enfrentar as dificuldades sempre com o pensamento de que tudo vai melhorar e que, em algum momento, seremos recompensados pelo nosso esforço.

Então vamos ao livro…
O livro começa contando a história da Malu, uma jovem brasileira que sonha em ir estudar na Watson School, uma das mais prestigiadas escolas de artes cênicas do mundo, que fica localizada em Nova Iorque.
As dificuldades da Jovem começam quando sua avó fica doente, todos os recursos financeiros da família são destinados ao tratamento da matriarca e a jovem se vê obrigada a se empenhar cada vez mais no emprego para conseguir garantir os recursos suficientes para a sua nova vida.

Com muito esforço e disciplina, Malu conquistou o direito de ir à Nova Iorque para o teste presencial e as últimas fases do processo seletivo, a única coisa que ela não contava que fosse acontecer era o micão que ela pagou na entrada da escola.
Mas não tem problema, “Há males que vem para o bem”, foi o micão que permitiu que Malu conhecesse suas melhores amigas.

Num breve flash-back a vida e trajetória de Sofia e Lauren são contadas e mais dois exemplos de determinação e perseverança podem ser acrescentados à nossa lista.


Sofia teve de enfrentar seu pai para conquistar o direito de ir à Watson School, teve também de se render aos desejos do pai para garantir a realização de um sonho. Com ela, nós aprendemos que a nossa vontade nem sempre é a que permanece, às vezes devemos nos submeter às vontades dos outros para alcançar certos objetivo.

Lauren, teve uma uma vida muito agitada, saiu de casa cedo e teve de aprender a lidar sozinha com o mundo, teve que aprender a se impor e saber escolher. E com ela aprendemos que as coisas nem sempre são o que parecem ser, aprendemos que as pessoas mudam e evoluem a todo momento e, principalmente, que as nossas escolhas no hoje refletem o nosso futuro no amanhã.

Para os leitores mais emotivos, recomendo que estejam com um pacote de lenços do lado durante a leitura da história. Também recomendo que estejam com um lenço de papel daqui para frente, pois os próximos parágrafos são fortes.

 Depois de passar por uma angústia imensa durante a revelação dos 20 selecionados para estudar na Watson School, as meninas estão aliviadas e realizadas em saber que finalmente poderão realizar um sonho.


Desta parte em diante, o livro conta a experiência das jovens na escola, como a rotina era corrida e rígida, como a saudade de casa e da família era grande e como elas estavam ansiosas para poderem se formar.

Grandes revelações são feitas e, quando pensamos que uma amizade pode acabar, a gente descobre que ela só irá ficar mais forte.
Novos amores aparecem, e com eles algumas angústias também, não posso falar sobre isso pois sei que spoilers não são legais e também não quero fazer ninguém chorar 😭😭😭.
Mas no fim de tudo, nós percebemos que “atrás de uma grande vitória sempre há uma grande batalha”, e que os sonhos são feitos para serem conquistados. Nós não podemos desistir ou vacilar toda vez que uma pedra aparecer em nosso caminho, pelo contrário, devemos passar por cima de pedra e manter o nosso foco.
Também percebemos que uma amizade pode surgir dos pequenos, e até mesmo mais “insignificantes”, gestos e que quando ela é verdadeira, nada pode destruí-la.

Espero que possam apreciar a leitura assim como eu. <3

A Autora:


16388910_1349701885102477_487809479_o.jpg

Meu nome é Janaína Magalhães Meilman, mas meus amigos me chamam de Jana, quando alguém me chama de Janaína acho super estranho!🙃 Eu tenho 40 anos, os invejosos dirão que são 41, mas é que decidi que vou ter 40 até completar 50, entenderam? 😛 Sou casada com o Marcus há 17 anos e mãe do Davi de 5, meus meninos bonitos!😍 Se você leu a dedicatória do meu livro, já sabe que eu tenho um filho Isaac que é a estrela mais brilhante do meu céu, porque ele foi morar lá cedo demais, mas o colapso da perda dele me fez em meio à escuridão voltar a contemplar as estrelas, e muito dessa experiência que vivi você vai encontrar nas histórias de Malu, Sofia e Lauren, as minhas personagens do livro Do que são feitas as estrelas?, que é o meu primeiro livro, e pode ser classificado como um romance para jovens adultos o que chamam de YA, mas eu gosto de pensar que muito mais do que um romance, ele é uma ficção que fala sobre sonhos, amor, a força da amizade e o poder da superação! Agora que terminei de escrever o livro e depois de publicá-lo na Amazon estou buscando uma editora para a versão impressa, para que essa linda história chegue ao maior número de pessoas. Atualmente curso Letras na Universidade Federal Fluminense, sou apaixonada por livros, tanto que comecei a ler sozinha aos 4 anos, porque não tinha paciência para esperar a minha mãe ter tempo para ler para mim. A escrita salvou a minha vida e me manteve lúcida quando eu mais precisei! Sou fã da Mulher Maravilha e não vivo sem música🎶
Muito prazer, eu sou Jana Meilman autora do livro Do que são feitas as estrelas?

Obrigada!

28 comentários:

  1. Certa vez eu li que a partir do momento que o escritor publica o livro, a história não pertence mais ao autor, mas ao leitor. E ao ler a sua resenha me lembrei disso porque foi lindo como você compreendeu a história de Malu, Sofia e Lauren. Amei a resenha e o seu ponto de vista da história! Obrigada por compartilhar o seu olhar sobre Do que são feitas as estrelas! Linda resenha!! beijos e Carpe Diem mon amour! <3 ***

    ResponderExcluir
  2. Oie excelente escolha pro Desafio, parabéns.
    Já pela capa e pelo título já quero ler. Vendo sua resenha, vejo que o livro traz vários ensinamentos.
    Dica anotada!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,tudo bem?
    Owmm eu amei a premissa desse livro. Parece aquelas leituras bem gostosas fofas e intensas ao mesmo tempo. Já sei que esse é um romance para se emocionar. Tenho certeza que vou amar a leitura. Dica anotada
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, obrigada, e você?

      É sim, a leitura é uma delícia.

      Obrigada!

      Excluir
  4. Eu sei como é ler a um livro e depois não saber por onde começar a resenha, rs. Mas gostei do diferencial deste livro, eu sempre que leio, é ouvindo música, mas que seleciona essas músicas são eu e dessa vez é a própria autora que escolhe a playlist. Gostei bastante da história, parece bem gostoso da ler e também com algumas discussões bem legais. Vou anotar a dica, estou preciso ler mais livros nacionais, e adorei a capa!
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é muito linda mesmo!
      Eu também costumo ouvir música enquanto leio, então a playlist foi um arraso!
      O blog apoia, principalmente, os autores nacionais, teremos cada vez mais resenhas de livros nacionais!
      Obrigada!

      Excluir
  5. Oie

    Adorei a premissa do livro, eu gosto muito de história bem intensas, que mexam com as emoções.
    Entendo que alguns livros são difíceis de fazer a resenha, colocar no papel todo sentimento, já fiquei assim também.
    Gostei da parte da playlist!!
    Já vai pra minha lista com certeza.

    bjs
    Fernanda
    Pacote Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que ele esteja na sua lista!

      Existem alguns livros que nos trazem um sentimento tão forte que, com palavras, é difícil explicar.

      Obrigada!

      Excluir
  6. Pela resenha o livro parece ser um amorzinho. Acho linda essa coisa de lutar contra o impossível e correr atrás de seus sonhos. Fora que a amizade entre elas me pareceu linda ❤ acho que vou procurar o livro *-*
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sim! A leitura é uma delícia e a autora um amorzinho <3

      Excluir
  7. Olá tudo bem?
    Adoro quando os livros reforçam o valor da amizade e é exatamente essa impressão que tive ao ler sobre a amizade de Malu, Sofia e Lauren e fiquei bem curiosa sobre as aventuras que elas vão viver. Com certeza lerei, já sinalizei aqui pra procurar mais a respeito dele.

    beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sim! O livro é muito bom.

      Ele é bem tranquilo e narra a amizade de uma forma muito doce.

      <3

      Excluir
  8. Não conhecia o livro, e achei legal esta ideia da playlist para ambientar o leitor. Eu confesso que não costumo ouvir música enquanto leio, mas para quem gosta, é bem legal.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A playlist é muito boa, te ajuda a imaginar a história, recomendo.

      Obrigada <3

      Excluir
  9. Olá, não conhecia o livro, mas o título já me chamou atenção. Não costumo ler muitos YAs, mas poderia dar um chance a esse, pois a história parece ser bem singela e cheia de emoção. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é muito singela.
      Apesar de ser Ya, esse não é o foco. Dê uma chance sim!

      Excluir
  10. Que resenha mais linda!! Fiquei muito ansiosa pra ler e já salvei a página aqui pra procurar depois. E ah, vou ficar de olho nas suas próximas resenha também, já estou seguindo! <3

    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Sinta-se livre para comentar e sugerir, estamos sempre dispostos a novas interações!

      Excluir
  11. Nossa, parece uma leitura encantadora! Fiquei ainda mais curiosa com a playlist... dica anotada, mas primeiro providenciarei o pacote de lenços rsrs

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, não conhecia a obra e gostei bastante da dica. Acho legal essa ideia de playlist para acompanhar a leitura...fica mais envolvente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá.

    Não conhecia esse livro, mas a premissa me chamou muita atenção! Sem contar que essa capa é linda, né?

    *Não conhecia seu blog, mas já estou seguindo para não perder as novidades. <3
    Beijos, * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Seja bem vinda!

      A capa é sensacional mesmo. Se ler, boa leitura!

      Obrigada!

      Excluir
  14. Olá!
    A Capa já me conquistou, muito linda e a história, com amizades e sonhos, sempre me deixam louca para conferir, gostei da premissa, gostei da personagem e quero muito conferir essa história que tem tudo para me agradar.

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Que bom que deu uma passadinha aqui, a história super vale a pena conferir.

      Obrigada!

      Excluir