[EVENTO DE LANÇAMENTO] EMDR


Eai pessoal, como estão?


O post de hoje é o segundo post sobre lançamentos que fui este ano, dessa vez trago o lançamento de um livro, ou melhor, dois livros, totalmente diferentes do ultimo que trouxe aqui sobre Lorde Creptum, Gutavo Piqueira e a recepção na Editora Pulo do Gato.


O lançamento ocorrido dia 12 de agosto de 2017 na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista foi das obras EMDR: breves considerações e EMDR: uma galerinha da hora, ambos da mesma autora. O primeiro é um ensaio sobre o segundo que é destinado às crianças.

Antes de contar como foi a experiência no lançamento, vou explicar primeiro o que EMDR representa pois, assim como eu, acredito que muitos desconheçam o significado da palavra.


Entenda EMDR


A técnica do EMDR vem sendo utilizada na psicoterapia desde o final dos anos 80. Relativamente nova, trabalha para ativar mecanismos de criatividade do cérebro, ajudando a enfrentar distintos problemas e sintomas.
Criado por Francine Shapiro, que cursava doutorado em Psicologia na Califórnia (EUA), o método permite a dessensibilização e o reprocessamento de experiências através da estimulação dos dois hemisférios do cérebro (do inglês, Eye Movement Desensitization and Reprocessing).
O EMDR normalmente é utilizado para reduzir sintomas de ansiedade, manifestações depressivas e para melhorar, de forma global, a saúde mental do paciente. Trata-se de um método especialmente eficiente em questões relacionadas a eventos traumáticos.
Este tipo de terapia utiliza a estimulação sensorial (auditiva, ocular e/ou tátil) para ativar mecanismos de cura. Deve ser aplicada por um psicoterapeuta com formação em EMDR.
O cérebro humano é formado por dois hemisférios. No lado direito predomina as emoções e o potencial artístico e no lado esquerdo as capacidades lógicas e racionais. Tal divisão dificulta que uma sincronia entre razão, emoção e ação, afetando como são processadas as experiências de vida de uma pessoa.
Com o EMDR é possível estimular as diferentes áreas do cérebro justamente para dessensibilizar o que gera incômodo, criando um estado mais saudável e equilibrado, em que razão, emoção e ação estão melhor alinhadas.
Confira o artigo completo sobre EMDR aqui


As obras

EMDR_Nair_Pontes_Hyria.jpg


EMDR: uma galerinha da hora
Edu, Mari, Dani e Rico são quatro amigos que numa manhã ao irem para a escola se depararam com um parque de diversões. Só que problemas como o medo do escuro, fazer xixi na cama, bullying e ansiedade os impediam de se divertir naquele mundo mágico e colorido. Até que descobriram o EMDR, as iniciais de seus nomes que também eram a sigla de uma terapia inovadora. Daí para frente tudo mudou…

EMDR_breves_considera__e.jpg
EMDR: Breves considerações

Experiências traumáticas são capazes de deixar marcas profundas no ser humano. Em muitos casos, a simples argumentação lógica e aconselhamentos não são suficientes para resolver o problema. A superação de obstáculos e eventos traumáticos faz parte da existência dos indivíduos e exige constante adaptação às novas circunstâncias.

Neste livro, o leitor é apresentado de forma sucinta e objetiva à abordagem psicoterapêutica Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR). Frequentemente indicado para o tratamento de estresse pós-traumático e traumas, o EMDR destaca-se por ser uma terapia breve e basear-se em pesquisas e teorias psicológicas sobre o funcionamento do cérebro.

O EMDR foi desenvolvido em 1987 pela psicóloga estadunidense Francine Shapiro. É uma terapia reabilitadora que provoca o reprocessamento adaptativo em nível neurofisiológico por meio de movimentos oculares, permitindo que o cérebro reorganize a maneira como lida com o trauma e suas sequelas. Desse modo, é possível reconfigurar o significado de pensamentos perturbadores capazes de gerar ansiedade, estresse, desconforto e sofrimento.

Ambos os livros podem ser adquiridos no site da editora, basta clicar aqui.


O lançamento

A caminhada de onde eu moro até o local do lançamento foi bem tranquila, infelizmente eu confundi o local do lançamento de EMDR com o de Esther sem frescura, que ocorerá no próximo sábado (19) e fui parar no shopping Eldorado, aqui em São Paulo, ao invés do Shopping Pátio Paulista, também na capital.
Mas graças ao meu planejamento, cheguei ao primeiro shopping com 1 hora de antecedencia e quando percebi o erro pude me deslocar tranquilamente para o shoppingo correto, em menos de 30 minutos cheguei o Pátio.

Durante o “rolê” por ambos os shoppings eu pude refletir sobre o quanto estou acostumada com os shoppings da região onde moro, sei exatamente em qual andar estão localizadas determinadas lojas e quando preciso de algo já sei onde ir, sem erros ou ter que perguntar, mas quando fui a estes dois shoppings não sabia nada, no primeiro tive de ir conferir no painel de informações e mesmo assim quase me perdi (meu GPS natural é horrível) no caminho até a livraria, já no segundo eu tive que pedir informação mas ela foi incompleta e, mais uma vez, quase me perdi.

Não sei de qual cidade você, querido leitor(a) é, mas aqui na capital alguns shoppings são enormes e é muito fácil de perder neles.

De qualquer forma, cheguei ao evento tranquilamente e com muito gás pela “corrida” de um shopping ao outro.

20931035_1602189953187001_900003566_o.jpg
Metro de SP - Linha 4 Amarela

Não sei se você, caro leitor(a), já foi em algum lançamento, mas aqui em São Paulo eles costumam ocorrer numa área dentro das livrarias que, geralmente, conta até com uma cozinha anexa para degustação de pequenas entradas e algumas bebidas.

No Pátio Paulista não é diferente, desde o momento em que cheguei, até o momento em que fui embora, dois garçons serviam bebida (água, suco de abacaxi, refrigerante diet, pepsi, vinho braco, etc..) e petiscos (era uma variedade bem grande mas o que mais me atraiu mesmo foi um que tinha pequenos pedaços de salmão e com sou apaixonada pelo peixe não pude deixar de experimentar) para o público presente.

Mesmo o espaço sendo pequeno e possuindo poucos assentos para os convidados (apenas 3 cadeiras), senti certo acolhimento no ar. Acredito que a felicidade de todos os presentes era o que tornava o ambiente tão pequeno em algo tão acolhedor.

Cheia de simpatia, Nair Pontes recebeu a cada um de seus convidados com um largo sorriso e um forte abraço. Como blogueira, acabei ficando por último na fila para conversa, assim poderia exercer a minha tarefa com calma e sem ninguém me dizendo para ir rápido então, com isso, pude observar que muitos amigos e familiares da autora estavam ali para parabenizá-la.

De todos os tamanhos e idades, no pouco tempo que permaneci observando as pessoas no lançamento percebi que a autora conseguia falar muito bem com todos ali presentes. Alguns curiosos ficaram sabendo do lançamento no dia e já foram adquirir o livro para seus filhos e pedir um autógrafo da autora, e de uma forma muito carinhosa ela recebeu cada um deles.
20904181_1602190919853571_779712225_o.jpg


Durante meu tempo de espera acabei encontrando duas jovens que acredito que alguns de vocês já conheçam, do blog As meninas que leem livros, já sabem de quem estou falando? Isso mesmo, da Amanda (minha xará) e da Priscila.
Assim como eu, ambas estavam ali a convite da editora para o lançamento, e se eu disse que a minha viagem foi rápida é porque ela realmente foi, as duas vieram de BEEMMMMMM longe para chegar até aqui, elas tiveram que enfrentar 5 horas de viagem, isso mesmo, 5 HORAS DE VIAGEM até aqui e mais 5 horas para voltar depois do evento. E devo dizer que mesmo cansadas da viagem ambas estavam muito sorridentes e ligadas no evento.

Meninas, foi um prazer conhecê-las <3 Na próxima, precisamos tirar uma foto juntas!
3.JPG
Foto extraída do blog da editora
Como neste mesmo dia eu tinha um outro compromisso marcado e a hora já estava avançando, tive de entrar na fila para conversa antes de todos os convidados já terem chego, por sorte o outro compromisso era bem próximo ao shopping e assim que saí de lá pude chegar a tempo (curiosos? Vou contar desse compromisso no novo quadro do blog, fiquem ligados!).
Depois de alguns minutos de espera na fila e vários goles d’agua, pude finalmente prestigiar e conhecer a escritora. Eu possuo um Passaporte de leitura e como não estava com os exemplares das obras em lançamento em mãos pedi que ela autografasse o mesmo. Super simpática, Nair autografou o passaporte (que é um presente futuro para o meu irmãozinho) e fez uma breve entrevista comigo.

hyria.JPG
Foto extraída do blogue da editora
Após a entrevista, pude compreender muito claramente o seu trabalho e ver a importância de métodos como o EMDR no apoio a crianças vítimas de algum tipo de violência. Como não poderia faltar, tirei uma foto com a autora para marcar o momento e em breve trago para vocês a resenha das obras e a entrevista!


hyria 1.JPG
Foto extraída do blogue da editora


Bem, é isso pessoal, espero que tenham gostado do post, vou voltar a trazer várias resenhas para vocês, eu e o Ronye estamos com dois projetos novos super legais que serão lançados no próximo mês então fiquem ligados!

O primeiro projeto é “Descobrindo o mundo”, e apesar do nome chique que dá aa entender que vou falar de vários países, vou contar um poquinho sobre as aventuras que eu tenho no cotidiano. É um quadro alternativo, com o intuito de mostrar que todo blogueiro é gente como a gente e tentar acolher vocês da melhor forma possível.

Lembrando que o seu comentário é muito importante, então compartilhe conosco o que têm achado das resenhas, TAG’s e posts epeciais, você pode nos mandar um e-mail (blogfonteliteraria@gmail.com) e dizer tudo que tem achado sobre o blog, tirar dúvidas, dar dicas, ideias e compartilhar momentos também.
20884077_1602190606520269_351108493_o.jpg

Caso você tenha se interessado no trabalho da autora, você pode conhecer mais sobre ela através de seu blogue pessoal!


"Sou a psicóloga Nair Pontes, especialista em abuso sexual infantil. Também sou doutoranda na técnica do EMDR. Com isso, tenho tido resultados promissores com as crianças que sofreram o trauma da violência sexual."
- Nair Pontes


Para acessar o blog, basta clicar aqui.


30 comentários:

  1. OI!!
    Gostei do lançamento, não conhecia a autora. Vou passar no blog dela e conhecer um pouco mais de seu trabalho :D
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oiii...Achei interessante essa nova técnica...pode ajudar as pessoas e trazer isso em um livro, faz com que muitos conheçam e acaba sendo adepto desse método...Legal seu artigo e sucesso...

    ResponderExcluir
  3. Que máximo esse lançamento dos livros, os títulos são bem interessantes, muito legal o EMDR dar apoio as crianças vítimas de algum tipo de violência muito bonito essa atitude. Linda a foto com a autora, ansiosa pela resenha e pela entrevista, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      A resenha sai logo logo, terminei de ler um, falta o outro, mas logo trarei para vocês!

      Excluir
  4. que lançamento bacana eu ja fiquei louca vendo lendo o seu post o livro tem a capa linda e do que si trata tambem
    Blog ♥ Coisas da Vida

    ResponderExcluir
  5. Bossa, achei muito interessante. Eu não sabia o que era mdr, eu fiquei curiosa para entender ainda mais sobre o assinto, já que sou bem leiga se tratando desses assuntos.

    ResponderExcluir
  6. Que tudo esses livros!! Eu sempre tive vontade de ir a lançamentos ou feiras de livros, mas infelizmente nunca tive a oportunidade! Quem sabe em breve 😀

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não sabia nada sobre EMDR mas já me interessei sobre o assunto quando vc falou que pode melhorar os sintomas da ansiedade. Já vou procurar o livro para ler e ver se entendo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hey! Que bom que te interessou, espero que possa ler, apreciar e entender!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu não sabia sobre EMDR, achei super interessante esses livrinhos. Eu só fui uma vez em lançamentos de livros, aqui são poucos os eventos literários que ocorrem durante o ano!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Aqui ocorrem vários mas não costumo ir em muitos...

      Excluir
  9. Não conhecia. O lançamento deve ter sido super legal, né?
    Fiquei muito curiosa e pretendo saber mais sobre o assunto!! Muito legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa, mas que bacana! Não conhecia sobre EMDR, foi bem interessante saber mais sobre o assunto. E os livros parecem ser ótimos, também. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  11. Que interessante esses livros, gostei muito de saber mais sobre eles. Não fazia ideia do que se tratava a sigla EMDR. Já estou com vontade de ler para saber mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Já tinha ouvido falar desse método mas não tinha entendido como funciona. Pelos benefícios parece ser um ótimo tratamento pra quem precisa de auxílio psicológico. O evento foi incrível, deve ter sido legal participar de tudo. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo! Que bom que pode compreender melhor a partir do post!

      Excluir
  13. Que post maravilhoso!!! É tão bom ler um post que nos enriquece interiormente e faz nossa cultura emergir. Nunca tinha lido nada sobre EMDR, mas despertou imenso a minha curiosidade e obviamente que vou procurar saber mais sobre o assunto.
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey1 Fico muito feliz em saber que despertou seu interesse, é muito bom quando compartilhamos novidades e o retorno é entusiasmado assim!

      Excluir
  14. Olá, tudo bem?

    Confesso que não sabia muito sobre a EMDR, então foi muito bom você trazer essa contextualização logo no início do post, nos deixa por dentro do assunto. O lançamento parece ter sido incrível, com certeza iria me agradar. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Foi incrível mesmo, confesso que fiquei perdida quando ouvi sobre EMDR pela primeira vez também, então achei que seria legal trazer a contextualização no início, que bom que deu certo!

      Excluir