[ENTREVISTANDO O AUTOR] - Nair Pontes

Hey hey pessoal!


A entrevista de hoje é com a Nair Pontes, ainda não falei do livro dela aqui, né? Mas contei do evento que a Editora Hyria me convidou e eu fui feliz da vida, não se preocupem que a resenha sai logo logo.
Se você não lembra ou não viu o post onde eu explico o que é EMDR e como a Nair trabalha, sugiro que leia antes de continuar na entrevista. (Acesse aqui)




Para a entrevista, fiz a transcriçãocompleta do audio gravado no dia da entrevista. Espero que aproveitem.


[Amanda]
Nair, conta para a gente como surgiu a ideia do livro.
[Nair]
Certo, então vamos falar de EMDR: uma galerinha da hora. Eu atendo crianças e aplico essa técnica de EMDR , e porque que surgiu? Bem, essa é uma maneira de eu poder explicar para as crianças, numa forma bem lúdica, de forma que elas possam entender a bordagem que será utilizada com ela, é uma forma de respeito para com a criança, não é só por que é uma criança que nós vamos simplesmente aplicar métodos e pronto.
Então, pelo menos desta forma, ela vai saber todo o processo e como serão as coisas com ela.
[Amanda]
Então é uma forma mais fácil da criança compreender...
[Nair]
Sim, uma maneira super fácil, você pode reparar que o livro é bem ilustrativo e a história também é contada de uma forma bem simples e empolgante. Eu acredito que assim elas poderão se identificar com os personagens.
Imagem extraída de uma das páginas do livro.
[Amanda]
Como foi a criação do livro? Como foi a trajetória, desde a ideia até o momento de publicar o livro? Como foi a experiência?
[Nair]
A experiência foi simples, muito simples. Existe um livro de EMDR para criança, mas eu percebi que ele ainda era complicado para elas, as crianças possuíam certa dificuldade em compreender, na realidade, eu não sei bem se era dificuldade, mas eu tinha que ler para elas. Eu ia contando e explicando a história de uma outra maneira, foi assim que a historinha começou a surgir, até o momento que a editora ficou interessada pela forma como eu contava e lançou a proposta de publicação.
Na hora eu não levei muito a sério, mas depois deles tanto falarem eu acabei levando a sério e eu estou mega hiper feliz, sabia? Eu estou muito feliz de ver o resultado e de como tudo ficou,e  é bem especial.
[Amanda]
E como a sua família reagiu? Como seus amigos e parentes reagiram a ideia da publicação?
[Nair]
Engraçado que no começo, estavam todos meio “É… é… não sei…”, desacreditando, como se fosse algo tão distante, sabe? Mas quando as coisas começaram a acontecer, eu comecei a falar e ver tudo realmente acontecendo. E então eu comecei a ouvir os cometários, e todos abraçaram a causa. A minha mãe abraçou a causa, a minha filha - que é uma fofa - abraça com força a causa. Então eu estou super contente.
[Amanda]
O que você espera daqui para frente? Espera que algo mude, pretende fazer uma continuação da obra, conta um pouco para a gente.

[Nair]
Sabe que eu estou até criando a possibilidade de ver alguma outra coisa para crianças? Estou pensando nisso, mas é que no momento eu estou fazendo Doutorado também, então não é tão simples.

[Amanda]
Doutorado? Que legal, sobre o que?

[Nair]
É sobre EMDR, com crianças vítimas de abuso sexual, e essas crianças ficam traumatizadas e a técnica ajuda essas crianças a reprocessar essa informação ruim que ficou. e eu costumo dizer que esse trabalho é a minha contribuição com a sociedade. É isso que penso.

[Amanda]

Obrigada.

Bem, é isso pessoal, espero que tenham gostado e compreendido um mais sobre o EMDR e como o livro vai ajudar com as crianças, se você ficou curioso e quer saber mais, você pode acessar o site da autora

20 comentários:

  1. Olá!
    Que legal poder conhecer mais da autora e de seus projetos aqui no seu blog.
    Só posso desejar sucesso nessa impreitada.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana essa entrevista menina é sempre bom para conhecermos melhor as autoras, e essa eu não conhecia, fiquei fascinada pelo seu carisma e desejo muito sucesso a ambas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hey!

      Obrigada, ela é mesmo muito carismática, obrigada pela visita!
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá! Sempre bom conhecer um pouco mais desses autores novos e o que mais me surpreendeu foi o trabalho dela com as crianças e tudo mais. Admirável!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Sim, é muito interessante a forma como ela trabalha com as crianças. Obrigada pela visita.
      Beijos.

      Excluir
  4. desde que vi esse titulo no catálogo da editora, fiquei curiosa pra ler, é bom saber mais sobre o tema abordado... curti a entrevista, a autora é bem objetiva em suas respostas ^^
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Ela é mesmo, fiquei bem curiosa quando recebi o convite da editora para ir ao lançamento. Obrigada pela visita.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oie
    que legal a entrevista, muito bom saber o tema dela sobre o doutorado, já a adorei como pessoa, que ela tenha sucesso no doutorado e nas obras

    beijops
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      É muito bom conhecer um pouco mais dos autores, né? Obrigada pela visita.
      Beijos.

      Excluir
  6. Não conhecia a autora, então esta entrevista foi ótima para conhecê-la um pouco. Gostei do tema do doutora, torcendo aqui por ela.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Somos duas na torcida, que bom que gostou. Obrigada pela visita!
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá, eu não conhecia a autora e nem sua obra, mas pela entrevista o livro parece ser bem interessante, gosto quando os autores pensam de uma forma mais lúdica de ensinarem as crianças *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Sim, a Nair é psicóloga então toda a sua forma de escrita é voltada para as crianças. Obrigada pela visita. Beijos.

      Excluir
  8. Oie!
    O método que a autora utiliza é muito interessante, com certeza é um livro que gostaria que a minha irmãzinha lesse! Achei a autora em simpática, sucesso com o doutorado dela! :)

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Espero que sua irmãzinha possa ler e gostar, tenho certeza que será muito bom. Obrigada pela visita.
      beijos.

      Excluir
  9. Interessante, eu nao conhecia nem a autora nem a tecnica, fiquei curiosa *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Obrigada pela visita, espero que possa ler e gostar. Beijos.

      Excluir
  10. Que autora mais fofa da vida. Eu concordo que ela esta fazendo algo lindo pela nossa sociedade, só é uma pena que ainda hoje alguém tenha que fazer algo pra ajudar essas crianças que não merecem passar por nada disso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Realmente, é muito triste saber que é necessário alguém para ajudar uma criança que passou por algo ruim sendo que isso poderia ser evitado.

      Excluir