Hey hey pessoal!
A resenha de hoje é um pouco diferente, não é de um livro que eu comprei, ganhei ou peguei na biblioteca, mas sim de um livro viajante, que está num booktour.
Para quem não sabe, booktour é quando um mesmo livro passa por várias pessoas, ou blogueiros, e no final ele (geralmente) é sorteado entre os participantes.
O livro Três amores passou pelos blogs Não leia e Notas literárias antes de chegar aqui no blog… Então, se você quiser ver as outras resenhas deste livro, basta clicar no nome do blog.
Bem, vamos lá!
Três amores
★★★★
Autor: Roberta Martins
Gênero: Romance
Editora Jaguatirica
Páginas: 164
Ano de publicação: 2016
Sinopse
Caruso é um professor preso às lembranças de sua amada e luta por uma sociedade mais justa; Ângela, esposa de Caruso, trabalha como secretária numa escola pública, e vive o presente intensamente; Paty, filha do casal, busca realizar seu desejo de um mundo melhor.
A ligação que existe entre eles é eterna, capaz de juntar todas as diferenças e fazer delas a faísca para a chama do amor. No entanto, é necessário que haja alguma interferência, para que os olhares possam ser renovados, e que a importância do sentimento seja notória.
O suspense, desta história envolvente de amor e superação, acontece através do uso habilidoso de técnicas narrativas alternadas e marcado por fatos históricos atuais.
“Por que a inércia da vida nos leva vagarosamente, enquanto as pedras no caminho nos arrancam suspiros?”
Caruso, um professor apaixonado por sua profissão, um professor que ensina seus alunos a ouvirem, que os ensina como se impôr quando algo está errado, um professor que se dedica inteiramente naquilo que faz e que não usa o rótulo “ classe social” como pedra de tropeço ou obstáculo para alcançar os mais oprimidos pela sociedade. Mas acima de tudo, um marido completamente apaixonado por sua mulher e um pai totalmente dedicado no desenvolvimento da filha.
Ângela, uma secretária dedicada, que desempenha com excelência qualquer papel que lhe é definido, uma mulher vaidosa, uma mãe preocupada e extremamente dedicada.
Paty, a filha rebelde, sonha em viver a vida à sua maneira e ser livre. Conquistar a maioridade e a sua liberdade são seus maiores desejos. Criada por pais pensadores e estudiosos, Paty vê o mundo á sua maneira e, assim como o pai, procura sempre fazer o que é certo.
Caruso, um professor apaixonado por sua profissão, um professor que ensina seus alunos a ouvirem, que os ensina como se impôr quando algo está errado, um professor que se dedica inteiramente naquilo que faz e que não usa o rótulo “ classe social” como pedra de tropeço ou obstáculo para alcançar os mais oprimidos pela sociedade. Mas acima de tudo, um marido completamente apaixonado por sua mulher e um pai totalmente dedicado no desenvolvimento da filha.
Ângela, uma secretária dedicada, que desempenha com excelência qualquer papel que lhe é definido, uma mulher vaidosa, uma mãe preocupada e extremamente dedicada.
Paty, a filha rebelde, sonha em viver a vida à sua maneira e ser livre. Conquistar a maioridade e a sua liberdade são seus maiores desejos. Criada por pais pensadores e estudiosos, Paty vê o mundo á sua maneira e, assim como o pai, procura sempre fazer o que é certo.
A resenha de hoje começou um pouco diferente, eu apresentei um pouquinho dos personagens primeiro para que vocês pudessem conhecê-los antes de falar da história.
Então vamos lá…
Quando começamos a leitura nos deparamos com Caruso falando sobre Ângela, sua esposa, e o quanto ele a ama. Então, partindo daí, pressupomos que a história narrará o relacionamento dos dois, mas logo somos surpreendidos e descobrimos que não.
Durante todo o livro nós nos deparamos com fatos históricos e características nacionais que, muitas vezes, passam despercebidas no dia a dia. De uma forma bem sútil, a autora nos mostra como os acontecimentos do passado afetam o nosso agir, pensar e até mesmo o falar.
Estamos acostumados com histórias 8 ou 80, onde ou romance é o foco ou os fatos históricos são quem predominam, é difícil encontrarmos um meio termo. Mas a autora conseguiu desenvolver um meio termo com excelência, a história ficou tranquila, a leitura gostosa, e as informações são passadas de forma clara, objetiva e nada cansativas. (Acredito ter aprendido mais sobre a história com o livro do que com alguns professores).
Quase no fim do livro nós criamos diversas hipóteses para definir o fim da história, são milhares de opções e circunstâncias consideradas que, quando acabamos, ficamos estáticos ao perceber que já sabíamos o fim desde o começo (ironia aqui), só nunca fomos ágeis o suficiente para reconhecer.
Para quem gosta de romances alternativos (isso existe?), digo gosta de romances sem clichês e que foquem mais nos acontecimentos do que no romance, ou gosta de livros com fatos históricos reais (estilo os livros do Dan Brown, mas de forma reduzida), Três amores é uma ótima escolha.
O livro também é excelente para quem curte uma maratona, são 164 páginas super tranquilas de ler e se envolver.
Bem, é isso pessoal, beijão! <3
Me senti um pouco confusa em relação a história do livro. Gosto dos livros do Dan Brown, e esse fato me deixou curiosa por comparar a história com o estilo do livros dele. Mas ainda assim não me senti atraída do este livro, apesar de ter uma capa fofa.
ResponderExcluirBlog Profano Feminino
A capa é linda mesmo.
ExcluirAs vezes acontece.
Beijos.
Olá, adorei a sua indicação.
ResponderExcluirNão conhecia este livro e adoro histórias assim que envolve fatos da vida real e ainda mais sendo uma leitura tão rápida.
Leia sim, depois conte sua experiência pra gente.
ExcluirBeijos.
Não conhecia esse livro, mas fiquei presa a história e vou anotar na minha listinha de compras.
ResponderExcluirBeijos
www.baudasresenhas.com.br
Hey!
ExcluirConta pra gente como foi a experiência depois.
Beijos.
Oi, tudo bem? Eu ganhei esse livro em um sorteio e estou mega ansiosa para que ele chegue aqui em casa, ainda mais depois de ler essa resenha <3
ResponderExcluirBeijos.
Que beleza, ein!!
ExcluirBeijos.
Já participei de um book tour e eles são otimos pra sair da nossa zona de conforto. e comigo foi isso hhahah
ResponderExcluirachei o livro interessante pelos fatos históricos por que adoro história!! confesso que nao sei muito de historia moderna e contemporanea, mas está na minha listinha hahaha
beijos
Ele é muito bom com a história, mescla os tempos de uma forma muito única. Leia sim.
ExcluirBeijão.
minha primeira e única experiência com BT não foi legal... detestei a leitura e me deixou traumatizada de participar de outros...
ResponderExcluirSobre Três amores, a premissa dele não me atraiu...apesar de aparentar um texto fluído,ando evitando histórias/dramas familiares...
bjs...
Sério? Esse foi o meu primeiro e eu me surpreendi.
ExcluirObrigada por passar aqui, beijos!!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas fiquei super curiosa para ler.
Só pela sua descrição, já fiquei apaixonada pelos personagens. Além disso, a premissa parece ser bem interessante e diferente. E o livro ainda é super curtinho.
Adorei sua resenha e vou anotar a dica.
Beijos!
Hey!
ExcluirObrigada. Espero que possa aproveitar a leitura tanto quanto eu!
Beijão. <3
Oiiie!
ResponderExcluirNão lembro de ter ouvido falar do livro e gostei bastante de conhecê-lo. Parece ser bem bacana e somente por você me dizer que é um meio termo entres os dois estilos, me instigou demais a ler. Dica super anotada!
Beijos
Hey!
ExcluirVale conferir. Obrigada!
Olá,
ResponderExcluirAchei a premissa do livro bem interessante.
Confesso que nunca gostei muito de história, mas fiquei intrigada para conferir como a autora conseguiu dosar bem as quantidades de romance e fatos históricos no decorrer da trama.
E o que mais me anima é que leitura é prazerosa e rápida. Tem ainda como participar do booktour??
LEITURA DESCONTROLADA
Hey!
ExcluirEspero que possa se surpreender com a leitura.
Deste livro não mais, ele já foi sorteado entre os blogs e enviado. Mas estou planejando um booktour com outro livro desta mesma editora, logo postarei aqui no blog para os interessados.
Beijão.
Oiii
ResponderExcluirJá vi sobre booktour e achei a idéia super legal...nunca participei de um, mas se tivesse oportunidade acho que seria uma experiência legal.
Eu amo o romance histórico. É muito legal a gente ter essã liberdade de se aventurar com a imaginação em algum evento marcante e compartilhar com as pessoas.
Bjoo
Hey!
ExcluirSOBRE O BOOKTOU, deste livro já não tem mais como participar, mas estou planejando um booktour com outro livro desta mesma editora, logo postarei aqui no blog para os interessados.
Beijão.
Não conhecia o livros, mas gosto muito de livros com essas características, que no meio da história o autor nos passa conhecimentos que valem muito mais que uma aula... Muito legal a premissa e a resenha...Bjs
ResponderExcluirwww.livrosemretalhos.com.br
Hey!
ExcluirObrigada. Beijão.
Nossa, tanto tempo que não participo de um book tour... Não conhecia o livro, e como gosto de romances, sejam eles com clichês, ou sem clichês, vou anotar esta sua dica.
ResponderExcluirBjs
Hey!
ExcluirObrigada!!
Beijão.
Oi
ResponderExcluirEu gosto de romances 'alternativos', adorei o termo, fiquei curiosa com a história de Caruso, apesar de não ter curtido a capa, adoraria conhecer melhor o enredo.
Hey!
ExcluirConheça sim! Vale a pena. Fiquei em dúvida quanto a usar o "alternativo", mas acredito que seja a melhor forma de descrever.
Beijos
Oie tudo bem?
ResponderExcluirAi eu só daquelas que preferem romance com muito romance mesmo! Acho que não me daria bem com esse livro, ainda mais por ser curtinho sabe, prefiro livros longos
Beijos
Hey!
ExcluirObrigada por passar aqui, beijos.
Oiii, tudo bem?
ResponderExcluirQue delicinha de resenha menina, fiquei realmente muito contente que tenha conseguido participar do booktour e a capa está linda, leria com toda certeza.
Beijinhos da Morgs!
Hey!
ExcluirObrigada, eu realmente curti o livro, e a capa é mesmo maravilhosa <3
Beijão.
Olá, já participei de um book tour, mas infelizmente não ganhei o livro no final. Adorei conhecer o livro, o rumo que o livro toma me agrada,pois foge dos clichês. Vou anotar a dica, pois é o tipo de livro que me encanta. Bjs
ResponderExcluirEu também não :/, quem sabe num próximo...
ExcluirDepois da leitura, conta pra gente o que você achou.
Beijos.
Oie!
ResponderExcluirNão é meu estilo preferido, mas gosto.
Super daria uma chance porque parece ser uma leitura bem instigante.
Dê uma chance sim!
ExcluirBeijos.
Olá !!! Já participei de alguns booktours, é muito bom essa oportunidade de estar recebendo novos livros e compartilhando a leitura. Esse livro parece ser muito bom, vou anotar a indicação, bjoooo
ResponderExcluirNao conhecia e me parece mto bacana.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas a premissa parece ser bem bacana. Confesso que não gosto de booktour, mas fico feliz que sua experiência esteja sendo positiva.
Abraços,
Cá Entre Nós
Obrigada!!
ExcluirSe ler o livro, conta para nós o que você achou.
Beijos.