[RESENHA] Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro




Hey hey pessoal!

A resenha de hoje também é fruto da parceria do blogue com Editora Hyria, dessa vez trago um romance para vocês, esperam que possam aproveitar tanto quanto eu.

Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro

★★★★★
Autor: Ana Mariano de Carvalho
Gênero: Romance Português
Editora Hyria
Páginas: 224
Ano de publicação: 2016
ISBN: 9788566442076
Encontre:  Skoob  | Loja oficial  |

~ Cortesia da editora ~




Sinopse

Bento é um rapaz sonhador de 21 anos e que mora em uma cidade pobre do interior de Portugal, a Galafura de 1930. O jovem trabalhador que sempre ajudou o pai na fazenda foi trabalhar no inverno em uma vindima em outra cidade para ajudar na renda.

Lá conheceu o amigo Maurício, com quem dividiu sonhos e suor. Por lá, também conheceu Amélia, uma moça de mesma idade, loira e com um vestido branco que o encantou. Apaixonou-se no mesmo momento que viu seus olhos cor de amêndoa, porém, foram apenas cinco minutos perto um do outro.

Convencido pelo amigo, os dois decidiram partir para o Brasil, terra de oportunidades, para enriquecerem e darem boa vida as famílias. O caminho foi longo e cheio de aventuras, os dois amigos chegaram à terra nova com ambição e determinação e enfrentaram grandes desafios. Contudo, a jovem Amélia, da Vindima Nossa Senhora do Rosário, reapareceu para agitar a vida de Bento e colocar a amizade com Maurício à prova.​

Ou amor é um sentir que nunca passa algo que entrou e só sairá com muita desilusão, [...] é um sentimento que nasce com o individuo e só será completo com outro igual.


“Fostes tu, desde o princípio, o meu amor.”

Que livro é esse minha gente? Sabe quando a gente começa a ler com uma perspectiva e ela muda por completo antes mesmo de nós terminarmos a leitura? Pois é, foi bem isso que aconteceu.

Mas antes de falar do livro vou explicar um pouquinho do título, quem lê esse nome enorme muitas vezes não entende o que realmente quer dizer.
- Vindima é o período entre a colheita das uvas e o inicio da produção do vinho. Em Portugal, a vindima ocorre em diferentes meses, consoante a espécie da uva e a localização das vinhas. Na região do Douro, a vindima é feita durante o mês de setembro, podendo estender-se até outubro.
- Via Wikipédia

- Douro é uma A Região do Douro é um dos destinos turísticos mais interessantes na zona norte de Portugal. Esta região oferece paisagens de excepcional beleza com o rio Douro como protagonista, acompanhado por prestigiosas caves de vinho, históricas fortalezas, casas medievais de pedra e terrenos de vinha localizados em inclinados territórios.





Então… se juntarmos tudo, é a mesma coisa de dizer: Da colheita de uva na região do Douro ao Rio de Janeiro. Tã dammm…

Explicadinho? Agora vamos à história!

Logo quando recebi a oferta de ler e resenhar esta obra tive minhas dúvidas, nunca havia lido um romance de época (calma gente, eu tenho só 16 anos, minha bagagem literária é bem nova) ou algo que tratasse um período histórico brasileiro desta forma.Mas mergulhei de cabeça na leitura e me surpreendi, quebrei algumas barreiras e expandi meus horizontes, além de deixar alguns preconceitos (com o gênero) de lado.

A obra conta história de dois jovens (Bento e Maurício) que se conhecem numa Vindima e criaram um laço de amizade muito forte. Dentro do período em que passaram trabalhando, Bento encontra o grande amor de sua vida, mas sendo pobre e desprovido de qualquer posse material acaba guardando todo o sentimento dentro de si.

Pouco depois do fim daquela vindima, Maurício convida Bento para ir ao Brasil trabalhar com seu tio que fez grande fortuna com o comércio na “Terra do dinheiro”. Sabendo das necessidades de sua família e que estando em seu lugar não conseguiria muito progresso e ajuda para seu irmão que ficara cego ainda quando jovem, Bento decide partir para o Brasil com a promessa de que faria grande fortuna e cuidaria de sua família.

As coisas boas na vida de Bento e Maurício lantes mesmo de chegarem ao Brasil, simpáticos, dispostos ao trabalho e esperançosos, os dois jovem acabam criando um laço bem forte com João Mulato e António Santos, dois homens que também tinham como destino a cidade maravilhosa.


Existia apenas uma diferença entre João Mulato e António Santos, o primeiro crescera no navio e o tinha como casa e, mesmo com propostas de sair e trabalhar no Rio de Janeiro ainda relutava em deixar o único lugar que chamara de lar, já o segundo era dono de grandes posses no Rio e vinha crescendo em fortuna, de forma que poderia cuidar cada vez melhor de sua família.

Resumindo um pouco mais a história para não ficar cansativo.
Bento chega ao Brasil mas ao invés de ir com Maurício trabalhar com seu tio ele decidi aceitar a proposta de António Santos e ir trabalhar com ele numa padaria. O tempo passa e Bento se mostra cada vez mais competente e revolucionário, com grandes capacidades administrativas e a humildade de quem sempre soube se contentar com o pouco, Bento acaba gerando grande fortuna com António.

Pouco tempo depois, João Mulato também aceito a proposta de trabalhar com António e Bento na padaria e juntos os três cresceram.

Maurício também não ficou longe do sucesso e, juntamente com seu tio, conseguiu crescer grandemente e obter grandes posses, chegou até a ser tornar membro da alta sociedade do Rio de Janeiro.

Bento, que é o grande destaque da trama, consegue trazer sua família para o Brasil e, de formas diferentes, cuidar de cada um, o grande provedor.
O grande amor de Bento reaparece no Brasil e conquista não só o coração dele mas também o de Mauricio. Na humildade que possuia, Bento acreditava não ser digno do amor da bela donzela e acaba negando a si e ao seu amor para que seu amigo seja feliz.

Não sei dizer qual momento da obra me encantou mais, eu fiz a leitura em apenas um dia e quando eu terminei fiquei com aquela sensação de “Como assim acabou? Não, não, pode voltar que eu quero mais!”

A trama é extremamente bem escrita, os personagens são característicos de Portugal e todas as referências são reais (se você quiser, pode procurar no google que terá várias informações sobre o que é dito no livro), tornando a ambientação muito boa e de fácil projeção, existem momentos que é possível quase que se imaginar exatamente o que está acontecendo e o cenário fica incrível.

Os personagens não são aqueles clichezinhos que muitas vezes encontramos nos romances, eles possuem uma identidade forte e cada uma, na sua singulariedade, recebe o destaque que merece.

Citei que é um romance histórico mas não mencionei a época exata, então se você ficou curioso, é na época de 1930 para frente então muitas referências do livro realmente aconteceram naquele período, minhas aulas de história ajudaram bastante na leitura (haha).

Não julgue um livro pela capa, esse é o meu conselho, às vezes a capa marrom e o título gigante que ele leva podem ser um ponto de desinteresse, mas dê um chance, você não irá se arrepender.

Bem, é isso pessoal, beijão! <3

 
 AUTORA

Ana Mariano de Carvalho é historiadora e romancista. Nasceu e estudou em Portugal, formada em História pela Universidade Lusíada e pós-graduada em "Descobrimentos e Expansão Portuguesa" pela Universidade Nova de Lisboa. Aos 20 anos veio viver no Brasil e atualmente divide-se entre os dois países.

  

46 comentários:

  1. Adoro romance e esse parece ser dos bons! A resenha está super completa, adorei!

    Já está na minha lista de comprinhas!

    Beijos e muito sucesso!

    www.femininaemuitovaidosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que gostou da resenha! Compre, leia e diga o que achou!
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu gosto de romance de época mas esse me parece ser um romance histórico mesmo, coisa que eu também amo!
    Eu ainda não conhecia o livro e fiquei curiosa mas não sei se a leitura me agradaria, percebi algumas coisas que poderiam me irritar, mas acho que só lendo mesmo para descobrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Sim, bem histórico, cheio de dados e fatos. Isso mesmo, leia e conte aqui a exeriência!
      Beijos.

      Excluir
  3. Sou fascinada por um romance, a história do livro é linda, envolvente, tem uma escrita leve, os personagens são bem cativantes. O livro tem uma aventura muito boa, gostei muito da resenha do livro, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Obrigada, espero que possa ler e apreciar bastantes! Beijos.

      Excluir
  4. Menina sou fã de romance e a história desse livro é maravilhosa amei seu post vc tem um modo perfeito de escrever que convence agente a ler tudo , bjos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Obrigada, fico feliz que tenha te envolvido na história apenas com a resenha, espero que possa ler a obra e apreciar tanto quanto eu.
      Beijos.

      Excluir
  5. Não conhecia esse título e apesar de não ser meu tema preferido, não é que fiquei curiosa com esse livro? Me pareceu bom demais!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Vela a pena conhecer a obra sim, é bem capaz que você se interesse muito. Beijos.

      Excluir
  6. Oi, é tão bom quando um livro surpreende a gente, né? Eu adoro! Sua resenha foi super completa, deu vontade de saber o acontece com os personagens. Se tiver a oportunidade vou ler sim, pois gosto muito de livros que detalham a época em que se passam...Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      É muito bom mesmo, tem sempre um livro novo na lista que me surpreende por completo. Que bom que apreciou a resenha, espero que possa ler o livro também e aproveitar!
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá...fiquei imaginando como seriam lindas essas vindimas portuguesas e essa proposta dos personagens viajarem para outro país para ajudarem sua família bastante atual visto que muitos imigrantes estão pelo mundo nesse momento fazendo o mesmo...vejo uma temática deliciosa de se ler...sucesso bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Muito gostosa a leitura, e as vindimas são muito belas, depois da leitura fiz uma grande busca pois me interessei muito também!
      Beijos.

      Excluir
  8. Olá!
    Confesso que pelo título e pela capa, o livro não me chamou atenção.
    Mas lendo sua resenha, fui me interessando cada vez mais pela história de Bento. Fiquei curiosa para conhecer com detalhes e saber como termina.
    Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      O título gigante e a capa de mapa realmente não ajudaram muito no começo, fico feliz que a resenha te ajudo a se interessar pela história, espero que possa ler e apreciar bastante!
      Beijos.

      Excluir
  9. Não tinha visto este livro ainda, mas em se tratando de um histórico, já me interessa de cara. Sei bem como você ficou quando o livro acabou, tive recentemente uma reação assim, dá uma pena né?
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Olá, primeira vez que vejo esse livro, pela capa e título talvez nem me interessasse muito, mas após sua resenha já é uma leitura que eu consideraria fazer. Gosto de obras que tenham essa mistura com coisas reais que aconteceram em décadas passadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Se é disso que gosta, com certeza irá gostar muito da obra! Espero que possar lê-la.
      Beijos.

      Excluir
  11. Eu simplesmente ADORO romances que se baseiam em fatos reais. É ficção com realidade e eu amo! Sempre quando me deparo com alguma obra que se encaixa nesse quesito e trato de providenciar, de alguma maneira, a leitura! Fiquei muito curiosa com essa história e por sua ambientação acontecer, parte em Portugal, e ainda nessa época!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que gosta de leituras nesse estilo, tenho certeza que será uma leitura muito boa para você, conta pra gente o que achou!
      Beijos.

      Excluir
  12. Oii. Tudo bem??
    Eu amo esses "romances históricos". Vou incluir a leitura na minha "book wishlist" rsrs
    Além de um enredo interessantíssimo, o livro tem essa capa linda que ganhou meu <3 .
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que gosta do gênero, espero que possa lê-lo em breve!

      Excluir
  13. Heeeeeeeeeeeeey!

    Sou mega fã de romance, minha estante é tomada por eles e um romance assim histórico não tem como resistir.
    Já esta adicionado na minha lista.
    Parabéns pela resenha esta bem estruturada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Então o livro é bem o seu estilo mesmo! Obrigada, espero que possar ler a obra logo!
      Beijos.

      Excluir
  14. Olá, tudo bem?
    Adorei sua resenha mas confesso que o gênero não é um dos meus preferidos, não gosto muito de livros em que a história se passa anos atrás, rs.

    http://estantedakahofc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey1
      Obrigada, as vezes acontece de não sermos compatíveis mesmo...

      Excluir
  15. Olá! Tudo bom?
    Não conhecia esse livro, não é um gênero literário que tenho costume de ler, mas parece ser realmente muito interessante. Parabéns por sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas achei a premissa dele bem interessante, e como gosto muito de romances históricos,acredito que seria uma boa leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Se é o gênero que gosta, não tem erro, é só investir nessa leitura! Beijos.

      Excluir
  17. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas já fiquei bem interessada, pois sou apaixonada por esta época em especial. Também adoro livros que retratam certo espírito histórico de um país. Fiquei interessada para saber como os acontecimentos irão ocorrer e como essa história do vinho irá estar inserida. Já quero ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que gosta de livros do gênero! Leia sim e conte o que achou!
      Beijos.

      Excluir
  18. Olá, tudo bem? Nossa nunca ia saber da existência do livro, e perder uma ótima leitura, se não tivesse visto sua resena. Adorei essa explicação inicial do título, afinal fiquei meio hã com o mesmo e depois sobre suas impressões. Com certeza é uma surpresa grata e com certeza dica anotada! Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que veio até aqui e o conheceu, né? Imaginei que algumas pessoas sentiriam a mesma confusão que eu com o título (que só fui entender ao fim) então decidi ajudar.. Espero que possa ler e apreciar... Beijos.

      Excluir
  19. OI Amanda!
    Pelo título, nunca que eu pensaria que é um romance de época!
    Sou filha de português e eu adoraria mergulhar nesse romance com tantas referências. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas depois da sua resenha, vou ficar de olho por ai. Faria a leitura SIM!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Nem eu, rsrs... Leia sim e conta aqui o que achou!
      Beijos.

      Excluir
  20. Gente, que título diferente.
    Confesso que se você não explicasse ia ficar voando. hahahaha
    Adorei que é um romance de época e fiquei muitooooo curiosa para ler, parece ser uma história muito linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Uffa, que bom que expliquei né? Espero que leia sim!
      Beijos.

      Excluir
  21. amo romance de epoca nunca tinha visto falar detse livro mais achei o contexto bem interessante rss beijos

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem? Que livro mais diferente. Você acredita que nunca li nenhum título de Portugal? Quando você disse "de época" lembrei dos romances da Jane Austen rs lembrei da Inglaterra e de diversas histórias acontecidas por lá. Sua resenha ficou ótima, amei o quanto o livro é histórico e aborda coisas reais. Ótima leitura com certeza. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Também nunca tinha lido, acredito sim! Obrigada, é "de época" mas bem diferente daquilo que estamos acostumadas mesmo!
      Beijos.

      Excluir
  23. Obrigado a todos os que vão ler este livro, penso que todo o brasileiro tem um avô, tio, primo ou mesmo amigo com uma história de partida, coragem, amores, amizade e conquista neste BRASIL onde qualquer "estrangeiro " que chegue, é logo recibo com carinho, " em casa " e não retorna ... Parabéns à AMANDA que é uma jovem que promete um futuro brilhante cheia de talento ....
    Ana Mariano de Carvalho

    ResponderExcluir