[RESENHA] O que olhos leem, o coração sente

Hey hey pessoal!


A resenha de hoje é uma resenha de aquecer o coração de tão fofa que é, a nossa querida parceira Editora Jaguatirica mandou este exemplar maravilhoso para conferirmos, bora lá?


O que os olhos leem, o coração sente
★★★★★
Autor: Ana Luiza Novis
Gênero: Conto infantojuvenil brasileiro, Fábula
Editora Jaguatirica
Páginas: 106
Ano de publicação: 2017
ISBN-13: 9788556620705
ISBN-10: 8556620701
Encontre:  Skoob  | Loja oficial  | Saraiva |
~ Cortesia da editora ~


Sinopse


Com este seu primeiro livro de contos, a psicóloga Ana Luiza Novis realiza uma fusão entre as duas grandes paixões de sua vida – a Terapia Narrativa e a Literatura. Escritos numa linguagem envolvente e com belas ilustrações, os vinte contos reunidos nesta edição são verdadeiras fábulas, pertencentes a um universo encantado, repleto de magia e lirismo.


“... a felicidade é a vitamina que nos fortalece para tempos difíceis.”


A resenha de hoje é sobre um livro que eu posso gritar bem alto e dizer para todo que a fábula é a forma de escrita mais lúdica para ensinar uma criança sobre os valores da vida!


O que os olhos leem o coração sente é uma obra com foco no público infanto juvenil mas que pode ser aplicada para diversas idades. Repleta de desenhos fofos e pequenas histórias (cerca de 3 páginas cada) que nos fazem refletir, a obra consegue nos teletransportar da realidade em que vivemos para a nossa infancia, bem na época em que começamos a desenvolver o nosso intelecto e a experiência é fascinante.
Créditos da imagem: Mãe leitura

Quando recebi a proposta da editora para resenhar a obra eu não tinha motivos para dizer não, desde a capa até o seu conteúdo a obra é completa. O quote de destaque, inclusive, mostra isso.

Dia Nacional do livro infantil.png

Mas vamos falar do conteúdo, ao lermos o título logo completamos com a famosa frase “o que os olhos não veem, o coração não sente.”, chega até a ser engraçado quando pedimos para alguém que não conhece a obra pronunciar o título é exatamente essa frase que ela fala.
Fiz o teste com 4 pessoas, todas elas leram o título errado (Teria sido essa a intenção da autora? Confundir nossas mentes? Pense.)

Agora as fábulas em si.. A obra completa possui cerca de 20 fábulas sobre os mais diversos assuntos, encontramos fábulas que falam sobre paciência, amor próprio, tomada de decisões e muitas outras situações que complicam o dia de uma criança que ainda está se desenvolvendo e até mesmo o nosso, adultos.

De todas as fábulas, escolhi apenas uma para destaque, a minha favorita “Arabescos
Essa fábula em expecífico conta sobre a história de uma jovem qu descobriu que a distância entre duas pessoas poderiam ser consideradas como retas, ela procura encurtar a distância entre si e as pessoas com quem conversava ao mínimo possível.

Não demorou muito e ela percebeu que algumas retas faziam uma ligação simples, sem muito esforço e com gentileza, e que outras vezes o que acontecia era o oposto, então ela decidiu que não veria mais as ligações como retas e sim como linhas que poderiam se movimentar e fazer a forma que desejassem conforme fluia a conversa entre ela e alguém.

Quando o contato com alguém acabava uma arte única sugia e um dia ela descobruiu que poderia eternizar essas artes, passando a desenhá-las assim, os arabescos apareciam. Ela usava os desenhos como pontes para se recordar as conversas sempre que sentia saudade daquele momento.

Seus desenhos acabaram por transformá-la numa artista famosa e ninguém sabia qual era a magia que transmitia tantas sensações ao admirar as obras. Conforme o tempo passava as conversas eram sempre conservadas em seu baú.

Quando já idosa, ela passava os dedos sobre seus desenhos, mas numa vez em especial os desenhos se juntaram e formaram um grande Mandala, logo ela entendeu que chegara o momento de tornar infinito o seu pequeno universo e sorriu.

Num resumo bem especial, é disso que se trata a fábula “Arabescos”, linda não? Ela nos faz pensar sobre a vida e como temos guardado nossas memórias, a obra toda é sobre a filosofia da vida e o que temos feito com ela, epero que possam apreciar a leitura tanto quanto eu!

Bem, é isso pessoal, beijão! <3

57 comentários:

  1. Incrível, parece bem interessante !

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda e fiquei encantada, as ilustrações são lindas e o enredo acredito que cativaria minha filha que está começando a se aventurar nas leituras. Anotei a dica, beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      São um arraso né? Uma mais bonita que a outra, admito. Isso, mostre a ela, com certeza irá incentivá-la a ler mais!
      Beijos

      Excluir
  3. Que legal não conhecia esse livro mais vou procurar ler pra minha filha

    ResponderExcluir
  4. ola tudo bem? não conhecia o livro e nem sabia que a escritora era uma psicologa,
    Achei muito interressante ainda mais por se tratar de um livro para crianças e jovens.
    E nada melhor que uma fabula que pode ser jamais esquecida , para encinar uma criança os valores da vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Realmente, a fábula é uma das formas mais lúdicas de transmitir diversos ensinamentos, principalmente às crianças!
      Beijos.

      Excluir
  5. Super amei o conceito do livro ❤️ Principalmente que ele aborda esse assuntos para criança .

    ResponderExcluir
  6. que coisa mais bonita essa livro simplesmente fiquei encantada com a sua resenha gostei muito de conhecer o livro fabulas sao maneiras simples de prender crianças um livro muito bonitoo ainda mais as ilustraçoes que existe nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações são o charme do livro, cada conto possui uma ilustração próprio que o define e nos ajuda a compreender melhor o que se passa!

      Excluir
  7. Bom dia, como vai?
    Nossa que legal esse livro, confesso que desconhecia, mas achei ele super fofo, para a criançada , creio que elas iriam amar. Gostei bastante da sua indicação, além do mais gostei da sua resenha. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que possa indicar às crianças da família!
      Beijos.

      Excluir
  8. Olá! Tudo bom?
    Que doce de livrinho, amo histórias infantis , acho simplesmente lindo, elas ensinam e ajudam tanto as crianças. Além disso, acho as ilustrações maravilhosas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas ensinam mesmo e ajudam bastante. Também gosto muito de histórias infantis!

      Excluir
  9. Olá!
    Que gracinha de livro! Lindas ilustrações também. Eu tenho uma queda por livros infantis, e sempre que posso, pego um pra ler. Gostei da indicação, já querooo ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, ele é muito fofo mesmo, depois conta aqui o que achou, ok?
      Beijos.

      Excluir
  10. Awn gente *-* que livro mais amorzinho! Tem como não se encantar com livro infantil? Impossível! Adorei sua indicação.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Em primeiro lugar, que capa mais fofa!
    Adoro livros infanto juvenis porque sempre trazem lições e reflexões. Este parece ser daqueles simples, mas que tocam a alma.
    Me interessei bastante. As ilustrações são lindas, edição caprichada.
    Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o sentido da fábula Arabescos, na vida real eu creio muito nisto, fazendo nossas pequenas coisas um dia elas se juntam e nos mostram o sentido maior de tudo. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito nisso, acho que foi por isso que ela me atraiu tanto.

      Excluir
  13. Fiquei encantada com o livro, que presentão da Editora. A arte do livro é linda e nos toca, e o conteúdo pelo pouco que nos contou é ótimo. É maravilhosa a leitura de livros que nos faz refletir e em alguns casos sermos melhor do que quando "chegamos". Obrigada pela super dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível, né?
      Espero que possa aproveitar a leitura tanto quanto eu!

      Excluir
  14. Livros parabéns crianças são os melhores!
    Adorei!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu amei a sua resenha, ela é cheia de energia e detalhes, com certeza você conseguiu passar toda aquela sensação boa que você teve lendo o livro. Com certeza está na minha listinha de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Obrigada, que bom saber que pude te alcançar com a resenha. Leia sim!

      Excluir
  16. Sou apaixonada por contos e esse livro parece incrível! Parabéns pela ótima parceria. Adorei a capa do livro, é apaixonante e tenho certeza que o livro também é! Vou procurar! Ótima resenha *-* amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obriagda!
      Não só a capa, o livro todo é apaixonante!

      Excluir
  17. Uauuuu, encantada com esse livro. A capa é maravilhosa, as ilustrações internas são magníficas! Esses quotes são pra levar para a vida! A resenha está enriquecedora, e aponta muito para a motivação em ler um livro tão bem feito como este! top!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, ela foi escrita com muito amor <3
      Leia o livro sim, ele é muito bom!

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?

    Preciso desse livro, pois sou completamente apaixonada por fábulas. Passei minha infância lendo livros neste livro e concordo quando vocÊ cita que é a melhor forma de ensinar valores a uma criança. Parece que a edição está fantástica, então creio que minha sobrinha iria amar. Dica anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que se interessou, espero que ambas possam gostar muito de lê-lo e possam aprender cada vez mais!
      Beijos.

      Excluir
  19. Fiquei encantada com este livro, mesmo sendo do gênero infantil senti, pela sua resenha, como se ele fosse algo reconfortante para o coração, ingênuo e puro como devia ser todas as coisas na vida. Sua resenha ficou maravilhosa, parabéns por trazer esta obra ao nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encanta mesmo! Ele é reconfortante mesmo, viu? Uma paz me invadiu enquanto lia.
      Obrigada, beijos!

      Excluir
  20. Que lindo trabalho. Ainda não conhecia esse livro.
    Transmite uma bonita mensagem. Que bom você compartilhar.
    bjoooooo

    ResponderExcluir
  21. To encantada pelo livro mesmo sem ter lido ainda! Sua resenha foi tão feita que me deixou louca pra ler o livro! Adoro fabulas e concordo com você que é uma maneira linda de ensinar crianças. Meus pais liam fabulas pra mim e algumas eu nunca vou esquecer! Vou procurar o livro! Beijos, Aline Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude te alcançar só plea resenha! Procure sim, tenho certeza que gostará muito!
      Obrigada por passar por aqui, Beijos!

      Excluir
  22. Não conhecia o livro, mas fiquei encantada pelas ilustrações, tantas cores, olha que nem li e me encantei, sem dúvidas as crianças devem gostar do livro. Eu cheguei a assistir alguns desenhos que falavam em fabulas quando era pequena e me encantava muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas, né?
      Fábulas são sempre encantadoras e super educativas.

      Excluir
  23. Hi,
    Como eu não conhecia o livro me vi bastante interessada pelo o que você disse sobre ele , pelas ilustra~ções e etc eu gostaria de dar parabéns pela sua resenha que ficou ótima rsrs.

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    eu gosto muito de livros com ilustração, é sempre bom ter livros assim na prateleira, principalmente se tiver criança em casa, adorei muito bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Que livro mais fofo! Com essas ilustrações lindas até eu quero, gosto muito de livros infanto-juvenis, e esse parece ser muito bom, vou procurar. Bjs

    ResponderExcluir
  26. Gente, que livro fofinho, não conhecia, e que genial a fábula Arabescos, preciso desse livro, sobre o título, li corretamente.

    ResponderExcluir
  27. Que fofura de livro!!!
    Amei a resenha e a história do livro. Já quero poder ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha, e que livro mais lindo é esse?!
    Gente, estou apaixonada nessas ilustrações ♥ Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      As ilustrações são, sem dúvidas, um diferencial e tanto!

      Excluir
  29. Oie
    aaaah meu deus que graça de livro, já quero. Parece ser um amor de leitura e adoro esse gênero então quero para ontem

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir