[RESENHA] O Vale Dos Mortos

Titulo: O Vale Dos Mortos


Autor: Rodrigo de Oliveira

★★

Gênero:

Editora: Faro Editorial

Ano: 2014

Paginas: 304



Sinopse:


2017... Uma profecia esquecida do Livro do Apocalipse, reiterada por outros profetas modernos, ressurge…
Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o astro passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer…
Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto… "E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles.” Apocalipse 9,2-6.
E um grupo luta para sobreviver num mundo dominado pelo mal.
Com passagens por São Paulo, Brasília, Estados Unidos, China e França, "O Vale dos Mortos" baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia uma transformação de grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro e ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para restabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo.
Uma história com muita ação e suspense, que vai deixar você eletrizado.

O Autor: (Informação contida no livro)

 É gestor de TI e fã de ficção cientifica, dos clássicos de terror, em especial da obra de George Romero. A ideia para esta serie surgiu após um pesadelo tão real que, ao acordar, começou a escrever freneticamente, até concluir seu primeiro livro. Casado e com dois filhos, nasceu em São Paulo, e vive entre a capital e o Vale do Paraíba. 

As Crônicas dos Mortos:

 É composta por quatro livros principais, sendo o primeiro “O Vale dos Mortos”, seguido por “A Batalha dos Mortos”, e logo após “A Senhora dos Mortos” e por último “A Ilha dos Mortos” junto a uma spin off, uma crônica chamada “Elevador 16”.

Resenha:

Geralmente, quando se lembra em apocalipse zumbi, seja em livros, mangás, jogos ou até mesmo em filmes, nunca vemos sequer, uma relação com o Brasil, sempre vemos, apenas, EUA, Inglaterra, Europa ou Japão, desde Resident Evil nos jogos, filmes e mangá, a The Walking Dead na série de tv ou na HQ e livros, até mesmo em High School of the Dead nos mangás e anime, que isso mude agora com este livro hehehe.
 O livro narra a estória de Ivan e Estela, um casal que mora em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, com seus dois filhos, Matheus que é o mais velho, com 8 anos, e Ana, a caçula com 6 anos, e vivem uma vida relativamente feliz, com bons empregos e uma estabilidade financeira considerável, até o dia que tudo mudou, quando cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a terra, o que causa um pânico, porem após maiores estudos se descobre que o planeta apenas passara de “raspão” com a terra a uma distância segura.
 Mas eis que, quando resolvem comprar umas coisas, o casal e seus filhos aproveitam para um almoço no shopping, quando de repente, tudo começa... (vou ignorar uns detalhes para não dar spoiler hohoho) como um acontecimento global, atingindo os quatro cantos do globo.
 Em nenhum momento da leitura, me senti lendo algum clichê barato que são facilmente encontrados em muitos filmes de zumbi, claro que toda a ideia não é uma ideia nova, mas a forma que nos é passado os acontecimentos são bem interessantes, além do que, os acontecimentos todos são na região do Vale do Paraíba, (não conheço essa região pessoalmente, mas quem mora por lá, com certeza se sentira em “casa” com os acontecimentos hehe), outra coisa super interessante, é de que no fato de estarmos aqui, no Brasil, como a “dificuldade” de se obter armas, até certo ponto influencia na ação dos personagens para conseguirem se armar em certo momento do livro, o que torna a ação dos acontecimentos bem “difíceis”.
 Mesmo como disse antes, ser um tema batido, o que torna difícil acontecimentos realmente inovadores, (muitos elementos se encontram em outras estórias por exemplo) mas isso não deixa esse livro menos interessante, ao contrário, sinto que o bom uso dos elementos criou uma obra única, não se torna repetitivo, e em nenhum momento mesmo no meio da leitura, ou até mesmo quase no fim, se sabe o que realmente acontecera (gosto desse elemento) não são acontecimentos previsíveis.
 Uma coisa que achei interessante, foi uma “relação” com o livro do apocalipse, a relação com o planeta, (o constante blábláblá de algum vírus (apesar de que ainda não é uma hipótese descartável, afinal me faltam 3 livros e a crônica para ler rsrsrs)).
 No geral, o livro é de uma leitura muito gostosa, rápida realmente, dividido em 13 capítulos + um epilogo que já dá uma entrada para a continuação, apresenta um apocalipse zumbi, usando com sutileza elementos já existentes, mas que em nenhum momento se tornam repetitivos, afinal como já disse, não deixa a obra previsível ou menos interessante, fazendo uma excelente adaptação e torna indispensável esse livro para fãs do universo zumbi.
 Em si, vale a pena a leitura, e com certeza agradara os fãs desse estilo, ao criar um universo mais "próximo" do nosso, um estilo mais parecido com o nosso, onde o autor conseguiu mesclar bem os velhos clichês, sem criar algo repetitivo e "tão comum" de se encontrar.

 E um extra para quem se interessar o livro, tem um Book Trailer muito interessante e que vale a pena ser visto, para quem tiver interesse basta clicar aqui.

16 comentários:

  1. Eu acho que já vi o ebook desse livro,mas não li,dificilmente me interesso por coisas apocalípticas,mas achei legal a historia ter um cenário diferente, sem dúvidas foge um pouco do habitual.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ronye!
    Eu já tinha visto esse livro na Internet, mas sinceramente, não fazia ideia do que se tratava, apesar da capa sugestiva, rsrs. Não curto histórias de zumbis em nenhum tipo de mídia, mas achei interessante o enredo se passar no Brasil. Sempre acho muito importante os nossos autores fazerem com que as suas histórias se passem em algumas parte do nosso país, pois histórias passadas fora é o que mais tem, e assim conseguimos nos identificar mais com a história.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina
      Rsrsrs, não se julga um livro pela capa né rsrs.
      Realmente, o livro teve uma excelente estória, vale a pena
      Bjs

      Excluir
  3. Gostei da resenha deste livro me lembrou alguns filmes de terror antigos, não sou muito de ler este tipo de livros. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele me fez lembrar muito do Madrugada Dos Mortos que eu amo de coração !
      Bjs

      Excluir
  4. Já quero ler o livro, quero muito. É ambientado na minha cidade, não conhecia. Sem dizer que o gênero é o meu número rsrs
    Gostei muito da ideia da trama, dica super anota. Espero muito ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal, fico feliz por ter gostado da dica rsrs
      Bjs

      Excluir
  5. De todas as características do livro, a que mais me atraiu foi o cenário: Bra sel sel sel!!!! Adoro livros que se passem na nossa realidade e vou ter que conferir pra ver como ficar isso!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado, e fico no aguardo se gostou :)
      Bjs

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Vamos falar desse cenário incrível do livro. haha Mas, definitivamente não é meu tipo de leitura.
    Ótima resenha... Parabéns!!!
    Os Segredos dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem sim, e você ?
      Vamos falar, é um baita de um cenário rsrs.
      A que pena... mas fico feliz que tenha gostado da resenha, muito obrigado

      Excluir
  7. Oi, o que me atraiu mais foi ele ser em território nacional, mas zumbis mesmo só na série TW mesmo rs Acho que lendo não gostaria tanto, mas vou anotar a dica. Bjs, Tell me a Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Cenário brasileiro em um tema que não me lembro de ter visto aqui antes rsrs
      Bjs

      Excluir
  8. Oie, tudo bom?
    Eu AMO livros com cenários nacionais! Ainda mais pertinho aqui de casa (Mogi das Cruzes) <3
    Espero poder ler essa obra, pois fiquei curiosa pra saber como o casal se virou!
    Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem, e você ?
      O cenário mostra praticamente sua casa rsrs
      Então aproveita afinal o livro é muito bom sem sombras de duvidas !
      De nada :)

      Excluir