[RESENHA] EMDR 2 em 1

Hey hey pessoal!

Como estão? Espero que bem. Hoje eu trouxe para vocês 2 resenhas em 1 e ainda vou ajuda-los a escolher a melhor leitura de acordo com a necessidade de vocês, ok?
Lembram quando falei do lançamento de EMDR? Ou da entrevista que eu fiz com a Nair? Bem, hoje eu vou falar das duas versões de EMDR.




 EMDR: Uma galerinha da hora

★★★★★
Autor: Nair Pontes
Gênero: Ficção Infanto-juvenil
Editora Hyria
Páginas: 28
Ano de publicação: 2017
Exemplar cedido pela editora


Sinopse

Edu, Mari, Dani e Rico são quatro amigos que numa manhã ao irem para a escola se depararam com um parque de diversões. Só que problemas como o medo do escuro, fazer xixi na cama, bullying e ansiedade os impediam de se divertir naquele mundo mágico e colorido. Até que descobriram o EMDR, as iniciais de seus nomes que também eram a sigla de uma terapia inovadora. Daí para frente tudo mudou...


“Elas precisam saber que não estão sozinhas”

Hoje eu escolhi começar falando da versão infantil pois é uma forma mais simples de ajudar a criança e mostrar para o adulto como entender o EMDR. Se você não lembra o que é EMDR, basta acessar o post do lançamento que lá está tudo explicadinho.

Como ajudar uma criança que viveu um evento traumático e tem tido problemas depois disso? Como mostrar para ela que nós (os mais velhos) estamos ali para ajudá-la e que ela não está sozinha?

Na versão infantil da obra é justamente isso que encontramos. Os 4 amigos que possuem problemas que muitas crianças enfrentam no dia a dia acabam se encontrando num lugar onde podem conversar e aprender sobre o que está acontecendo com elas.
São 28 páginas repletas de ilustrações e com uma escrita supersimples para envolver a criança e mostrar que ela pode contar para os mais velhos o que está acontecendo.

Não sou mais uma criança, mas entendi perfeitamente a forma como o livro trabalha com a criança de uma forma lúdica, ela acaba percebendo que os personagens do livro são como ela.


Então se você tem um sobrinho, um filho ou conhece alguém que está enfrentando uma situação assim, que tal fazer o teste através da leitura da obra?


EMDR Breves Considerações

★★★★★
Autor: Ana Lúcia, André Monteiro, Nair Pontes, Silvia Cruz
Gênero: Psicoterapia
Editora Hyria
Páginas: 86
Ano de publicação: 2017 (2ª edição)
Exemplar cedido pela editora

Sinopse

Experiências traumáticas são capazes de deixar marcas profundas no ser humano. Em muitos casos, a simples argumentação lógica e aconselhamentos não são suficientes para resolver o problema. A superação de obstáculos e eventos traumáticos faz parte da existência dos indivíduos e exige constante adaptação às novas circunstâncias. Neste livro, o leitor é apresentado de forma sucinta e objetiva à abordagem psicoterapêutica Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR). Frequentemente indicado para o tratamento de estresse pós-traumático, o EMDR destaca-se por ser uma terapia breve e basear-se em pesquisas e teorias psicológicas sobre o funcionamento do cérebro.


“Ajudando os pais”

Divido em 4 partes, cada uma sendo narrada por um psicólogo diferente, esta versão de EMDR permite que o adulto responsável entenda o funcionamento do EMDR e torne o seu funcionamento familiar.

No primeiro capítulo, escrito pelo André Monteiro, introduz o leitor ao conceito de EMDR e explica com riqueza de detalhes o motivo de se optar pelo método. Se você achou o método interessante e não se importa em fazer marcações em livros, neste capítulo você encontrará explicações muito interessantes que valem ser marcadas.

No segundo capítulo, escrito pela Ana Lúcia, o EMDR é destrinchado em 8 partes, e nas 17 páginas que o constituem ele é minunciosamente explicado, passo a passo. Assim, o adulto responsável pode compreender com clareza como será realizado o reprocessamento e, de certa forma, até mesmo ajudar o profissional na hora da escolha dos métodos.

Depois de entender um pouco de como o Reprocessamento funciona e compreender a forma como ele é realizado, somos então apresentados ao seu trajeto. No terceiro capítulo, escrito pela Silvia Cruz, nós encontramos um pouco do caminho do EMDR, a forma como ele é hoje, o seu valor por ser mundialmente reconhecido e outros aspectos que envolvem o processo.

Por fim, no último capítulo, que é escrito pela Nair Pontes, nós encontramos uma conclusão que permite a plena confirmação quanto a eficácia do método.

Lembrando que o EMDR pode ser aplicado com pessoas de diversas idade, mas como fomos primeiro introduzidos a obra infantil, decidi focar nas crianças.

Por isso, deixo com vocês hoje duas indicações bem diferentes das habituais para que vocês possam conhecer e se informar mais sobre assuntos que, às vezes, estão bem ao nosso lado e não sabemos.

É isso pessoal! Beijos. 

10 comentários:

  1. Olá Amanda! Que dica bacana! Hoje em dia, temos que prestar muita atenção nos nossos pequenos, porque sabemos bem como o mundo anda esquisito e perigoso, principalmente para as crianças. Acho que os pais devem ler qualquer coisa que pode ajudar a reconhecer algum transtorno e poder ser capaz de identificar isso nos filhos pra poder ajudar. Não somente os pais, mas todo mundo que tem convivência com alguma criança. As obras, infantil e adulta, são muito boas dicas.
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda!

    Tudo bem? São dicas bem diferentes as que você deu. Honestamente nunca tinha ouvido falar dos autores ou dos livros, mas achei a premissa de ambos interessante, especialmente por ser adulta e ter uma criança em casa (minha irmã). Pretendo não só fazer ambas as leituras como também indica-las aos meus pais. Espero nunca ter que usar este tipo de conhecimento, mas nunca se sabe então é sempre bom estar preparada.

    Obrigada mesmo pelas dicas.
    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia o livro e embora este não seja um gênero que eu leia muito, eu fiquei bem interessada porque acho que a gente sempre precisa investir em nós mesmos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Amanda!
    É muito interessante ter duas versões de um livro, né? Acho muito bom ter a possibilidade de tratar de um tema tão importante com as crianças e com seus pais de formas voltadas especificamente para eles. Vou indicar essas leituras para pais que conheço, pois informação nunca é demais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. É uma super indicação. Nas duas versões, tanto no infanto-juvenil quanto no outro que é mais didático. Acredito que um complemente o outro e é uma leitura muito interessante para que possamos entender melhor o assunto e como funciona o EMDR. Adorei a resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Nossa achei maravilhosa esse livro em duas versões, perfeito para trazer a informação para os pais e filhos e em uma linguagem que atenda propicia para cada um deles.
    Não conhecia essa método e de tratamento e acho que é uma leitura muito valida para quem tem filhos ou pensa em ter, ficando já como um alerta de que alguns comportamento da pode ser um alerta para algo mais grave que esteja ocorrendo com ela.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  7. Nossa que livro interessante!
    Além de ter a versão "fácil" de entender para as crianças, ainda tem a versão psicológica para ajudar aos pais (e creio que também a muitos professores). Nunca tinha visto algo assim. Vou recomendar a um amigo que está sem formando em psicopedagogia! Creio que será de grande interesse e valia para ele.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  8. Olá Amanda!!!
    Eu achei interessante demais que o livro tem duas versões e que ambas pelo menos nos ajudam a compreender melhor um pouco do que se está bem a nossa volta.
    Achei fofa a capa da versão infantil e como ela é simplesmente apaixonante aos nossos olhos *-*

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Amanda! Não conhecia esses dois livros, na verdade, nem os autores. Entretanto, me despertaram bastante interesse, desde que trazem assuntos de extrema importância atualmente e, que muitas vezes acaba passando despercebidos por nós. Enfim, dica anotada! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Achei bem interessante a sua resenha dupla. Mas, infelizmente, não são obras que despertam o meu interesse, além de serem de gêneros completamente desconhecidos para mim. Mas as premissas são bem interessantes, falam de temas muito importantes na atualidade.
    Beijos.

    ResponderExcluir