DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL + RESENHA

Eai pessoal, como estão?


Para quem não sabe, dia 2 de Abril é o dia Internacional do Livro Infantil e dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, e como eu tenho falado aqui no blog, é importante incentivarmos a leitura, principalmente para as crianças, por isso,fiz um post super fofinho com direito a resenha especial para vocês!


TAg.png


Vamos, mais uma vez, deixar um contexto histórico…


A literatura infantil é a porta de entrada para um universo lúdico e cheio de possibilidades. Uma criança que recebe o estímulo à leitura certamente será um adulto leitor, e todos nós sabemos dos incontáveis benefícios que o hábito de ler proporciona em diversos aspectos da nossa vida. Para divulgar a literatura e assim conquistar novos adeptos, foi instituído o Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado a cada 2 de abril.
Bom, a data não foi escolhida ao acaso, já que o dia 2 de abril é o aniversário de nascimento de um dos mais importantes nomes da literatura infantil, o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Andersen não foi o primeiro a escrever para o público infantil, mas é considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para uma linguagem mais adequada ao universo dos pequenos. Foi dele a ideia de transmitir, por intermédio de antigas histórias, moral e valores, concepção que ainda não havia sido abordada por Charles Perrault, considerado o pai da literatura infantil, e pelos Irmãos Grimm, que apenas adaptavam as histórias cujos finais não eram tão felizes assim...


Como temos dito muito por aqui, é muito importante mostrarmos para as crianças que a leitura é fundamental para a nossa vida e, da mesma forma como plantamos um feijãozinho na aula de ciências, devemos também plantar a sementinha da leitura em nossos pequeninos.

Por isso eu deixo aqui a resenha de um livro que serve para TODAS as idades!

1891260_351123075029281_564273812_n.jpg

Nome: O pequeno príncipe (versão em quadrinhos)
Autor: Antoine de Saint-Exupéry - Adaptado por Joann Sfar
Editora: Agir
Páginas: 112
ISBN: ISBN-13: 9788522008377
Gênero: Fábula, Infantil,  Infantojuvenil , Jovem adulto, Filosofia
Ano de publicação: 2008
★★★★★


Sinopse

Livro de criança? Com certeza. Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi um dia. "O Pequeno Príncipe" devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino. O clássico de Exupéry adaptado para os quadrinhos por Joann Sfar.

“Por que a inércia da vida nos leva vagarosamente, enquanto as pedras no caminho nos arrancam suspiros?”

Minha gente, alguém me explica que livro é esse?
Fofo, instigante, contagiante, educativo, provocativo e totalmente adptável. Esses são algumas palavras que eu posso usar para, talvez, tentar explicar o que eu senti lendo O Pequeno Príncipe.

Mãe, se você estiver lendo isso agora, me desculpe por não ter te ouvido e lido esse livro antes.

Desde pequena - certo, eu sei que não cresci muito até hoje - minha mãe sempre me incentivou a ler muito, e um dos livros que eu nunca consegui ler desde aquele tempo até poucos dias atrás foi O Pequeno Príncipe. A edição que eu tenho é a tradicional, que todos conhecem e nunca me atraiu, só lia té a página 10 e parava, SEMPRE, não dava para passar disso, assisti até o filme - aquela primeira versão do filme - e achei mais interessante.
Minha versão

Mas esse meu bloqueio só rolou até o dia em que meu amigo bibliotecário me envio o e-mail de novas aquisições e lá estava ele, lindo e belo, O Pequeno Príncipe em Quadrinhos. Gente, sério, olha que capa maravilhosa, olha os desenhinhos, são maravilhosos, e eu, boa amante de quadrinhos como sou, não me contive e peguei emprestado.

Como eu já havia tendado ler a outra versão diversas vezes sem obter sucesso, acabei demorando um pouco para ler o quadrinho - mesmo depois dessa propagando toda - até ver que o dia da devolução estava próximo e eu nem tinha começado a ler.

Agora vamos de fato tratar do livro. Com suas 112 páginas, o livro O Pequeno Príncipe em Quadrinhos consegue abordar solidão, amor, dor, perda e diversas situações que vivemos no nosso dia e, muitas vezes, não sabemos lidar.

O Pequeno Príncipe é um garotinho que, na sua inocência, faz um homem adulto aprender que as pessoas coisas fazem muita diferença. Da cobra à raposa, o livro é inspirador, nos fazendo pensar emnossas atitudes e em como temos vivido nossas vidas.

Desta leitura eu me ative muito à flor que o Pequeno Príncipe cativou e eu pensei muito sobre como eu tenho cultivado as pessoas. Quando o assunto sou eu, o que as pessoas falam de mim? Eu tenho mais afastado as pessoas do que atraído? Eu tenho cultivado minhas amizades e relacionamentos?

Retirado da Internet

Muitas perguntas ficaram em minha cabeça e, como base de um experimento, passe 1 mês me auto-observando, prestando atenção em tudo o que eu falava e no impacto que as minhas palavras surtiam nas pessoas, a resposta foi tão grande que cheguei a ouvir uma amiga minha dizer
“Para mim você é como uma deusa, sempre decidida em firme em suas convicções”, e isso foi muito gratificante pois me mostrou que eu estou seguindo o caminho que, para mim é certo. Apesar de saber que tenho que melhorar em diversos assuntos, sei que em uma área, pelo menos, eu estou agindo bem.

E você, como tem cultivado as pessoas? O que você anda dizendo a elas?

Fica a reflexão. Agora que eu li uma versão, a que eu tenho em casa ficou muito mais atrativa, quem sabe eu não trago um novo olhar da próxima vez?


Bem, é isso pessoal, muito obrigada e até mais tarde!

Não deixe de participar do sorteio de Lua e Sol no nosso Instagram.

Sorteio (1).png

20 comentários:

  1. Olá,

    Eu não sabia dessa data 0.o. Adoro ler livros infantis quando estou de ressaca literária, só que sinto falta de quando eu pegava um livro do gênero só por ler mesmo. Li O pequeno príncipe já adulta e me encantei com essa história, agora entendo porquê de sempre as pessoas recomenda-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Eu também entendo, não sei por qual motivo eu enrolei tanto.

      Excluir
  2. Pequeno principe é o livro mais fofo da face da terra. Ele trata de temas que servem pra adultos e crianças, e traz tantos ensinamentos em sua páginas. E as frases icônicas? Quem não as conhece?
    Parabéns pelo post dedicado a literatura infantil e a resenha desse livro perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Obrigada. Realmente, impossível esquecer as frases icônicas.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Pequeno Principe já virou um clássico pra qualquer idade. Foi um dos livros que mais adorei na vida e acho as mensagens dele sensacionais. Adorei esse post especial de dia internacional do livri infantis. Muita gente não lembra haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Impossível esquece, tenho uma criança aqui em casa, rs; O livro é muito bom mesmo, de fato um clássico.

      Excluir
  4. Olá!
    Que postagem mais amor da vida é essa?
    Já li esse livro - de nova e de velha - e gostei muito do que encontrei, bem como aprendi muito com a história. Acho esse livro um tapa na cara da sociedade. Vou reler o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Obrigada. Releia, ele é muito bom mesmo, um grande chacoalhão na sociedade.

      Excluir
  5. OOi!
    Acredita que nunca li O Pequeno Príncipe? Pois é!!! Preciso corrigir isso logo... Vontade não falta, mas outros sempre acabam entrando na frente. Mas um dia eu chegarei la! hahah Esse livro parece ser incrível, não posso deixar mais ele passar.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Acredito sim! Leia, é realmente maravilhoso!

      Bjos.

      Excluir
  6. Olá, admito que eu n sabia da existência desses dias. Realmente a leitura é uma coisa muito importante da vida de uma criança. Apesar de não ter sido muito influenciada quando pequena, tenho uma paixão irreparável pelos livros.

    O pequeno príncipe é um livro encantador, acho que é a preferência de todo leitor, mesmo sendo adulto ou criança. Uma ótima escolha pra representar todo o público.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Muitas pessoas não sabem dessas datas mesmo. Ele serve para todos, é incrível a inteligência do autor.

      Bjos.

      Excluir
  7. Olá!
    Esse livro é para todas as idades mesmo, uma história que agrada a muitos e desperta em nós aquele misto de infância. Gostei muito da sua resenha, e fiquei me perguntando como anda cultivando as pessoas ao meu redor. Gostei muito de saber mais sobre esses dias tão importantes, precisamo plantar essa sementinha nas crianças, torna-las leitores! Adorei o post!

    Beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Sim, vamos plantar essa semente de amor! É bom saber que se sentiu reflexiva sobre como anda cultivando as pessoas, espero que seja bem!

      bjos.

      Excluir
  8. POis é, eu lembro de ter lido este livro mas não lembro da história dele, porque li quando era criança e desde então tenho anotado para ler quando puder mas ainda não surgiu a oportunidade, mas sei que tem ótimas pegadas principalmente ara todas as idades mesmo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Leia, releira e compartilhe, esse é um livro para todos!

      Bjos.

      Excluir
  9. Livros infantis são amorrrr demais <3 Quando pequena não fui nem um pouco incentivada a ler em casa, pois minha mãe (e todos na família) também nunca foram incentivados. Na escola, eu tive algumas professoras incríveis que me apresentaram livros lindos, mas isso não se repetiu muitas vezes. Só aos 13 anos que realmente comecei a ler vorazmente, tudo que eu pegava, de revistas a livros acadêmicos. Aos 14, em um momento bem tenso da minha vida, eu li A Menina que Roubava Livros e fiquei encantada, apaixonada, estupefata. Dali em diante não parei mais de ler, e hoje a leitura é como oxigênio para mim. Não consigo mais ficar sem.

    Todos deveriam incentivar as crianças a abrir um livro, conhecer as palavras, se encantar pelas ilustrações. Às vezes contar uma história em voz alta já gera o interesse. O Pequeno Príncipe, mesmo, deveria ser apresentado a todos desde cedo, incrível que é.

    Seu post ficou maravilhoso. Adorei!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tive professores incríveis que me ensinaram sobre a leitura, hoje eu praticamente respiro livros. Realmente, esse livro deve ser mostrado a todos, devemos incentivar as pessoas a lerem mais.

      Bjos, obrigada!

      Excluir
  10. Não sabia o motivo da data, que legal! Eu simplesmente amo O pequeno príncipe, li pela primeira vez quando criança e já reli várias vezes... Não sabia que tinham lançado em quadrinhos, não é o tipo de coisa que costumo ler mas sendo de um dos meus livros preferidos da vida simplesmente preciso conhecer! Que bom que curtiu e que ainda parou para pensar na própria vida e observar suas atitudes. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes comemoramos as datas sem saber os motivos, é bom estarmos atentos. Eu conheci por acidente e foram os quadrinhos que me encantaram :)

      Excluir