[RESENHA] Lavínia e a Árvore dos Tempos

Hey hey pessoal!


A resenha de hoje é uma jovenzinha que eu tenho falado muito nas redes sociais do blog, sabe de quem estou falando? Isso mesmo, da Lavínia. Curioso para saber um pouco mais sobre ela?


19727004_1548659535206710_1675850308_o.pngLavínia e a árvore dos tempo
★★★★★
Autor: Ana Mariano de Carvalho
Gênero: Fantasia / Infanto-juvenil
Independente
Páginas: 236
Ano de publicação: 2014
ISBN-13: 9788592100001
ISBN-10: 8592100003
Encontre:  Skoob  | Sanfer Livros  | Com o autor
~ Cortesia do escritor~


Sinopse


Lavínia é uma menina de 9, quase 10 anos, um pouquinho diferente das outras de sua idade. Sem amigos na escola, sem um contato maior com seus pais, leva uma vida muito solitária para alguém tão pequeno. Seu único amigo, Leo, é quem divide com ela os anseios e questionamentos de sua infância, suas arquitetadas fugas dos Valentões e Marrentinhas que a perseguem na escola. Tudo muda quando recebe de presente uma fada, chamado Lorivaldo e que odeia seres humanos. Juntos, vão descobrir a magia escondida no mundo e os segredos da Árvore dos Tempos.


“Não importa o tamanho dos nossos problemas, sempre há uma solução.”


Quem acompanha o blog e as postagens na nossa página no Facebook sabe que eu gosto muito da Lavínia e estou sempre falando sobre ela, principalmente no mês passado dando congratulações aos 3 anos desde o seu lançamento. Infelizmente, por diversos motivos não consegui encerrar o mês com a chave de outro que queria e postar a resenha para vocês, mas com tudo normalizado trago para vocês a resenha de uma das obras mais amorzinhos que já li.


O livro começa contando a história de uma fada que fez muito mal contra os humanos e que irá receber sua punição. Durante a leitura dos crimes que serão julgados naquele momento, e não são poucos, a fada age da forma mais ignorante possível. Ele (sim, é uma fada homem) não liga para o julgamento porque ele realmente não liga para os humanos. “Que se explodam” deve ser a frase que melhor define seu sentimento pela nossa raça.


Agindo com petulância, Lorivaldo (a fada), acaba recebendo um ultimato, cuidar de uma menina humana por um ano inteiro ou ir para o tártaro (essa seria a punição mais terrível para os condenados de seu mundo). Sem muita opção e acreditando que 1 ano seria “simples”, apesar do seu ódio mortal, Lorivaldo acaba aceitando a alternativa “menos pior”, Lorivaldo é, então, apresentado à sua humana protegida, Lavínia.


O livro segue narrando como foi o encontro entre Lorivaldo e Lavínia e com foi a descoberta da jovem ao saber que pode fazer os pedidos que quiser bastando apenas acrescentar as palavras “Eu desejo”. Seu melhor amigo, Leo, entre na história e começa a se divertir junto com a Lavínia e o poder que eles tinha de desejar.

Chega um momento em que Lorivaldo começa a se afeiçoar pela sua humana (ALERTA: UM SEMI-SPOILER) e não a vê mais como um bicho ruim que deve ser destruído e sim como uma menina inocente que é, ele passa a enxergar as coisas com outros olhos e entender que em meio a tanto caos é possível haver um luz. No caso dele, Lavínia.


19883643_1548659245206739_282519394_n.jpg

Quando iniciamos a leitura imaginamos que a história se passará na escola, lugar onde a jovem menina tem, aparentemente, seus maiores problemas, mas ao decorrer da trama é possível perceber que os ambientes vão mudando de uma forma bem sutil, de forma que os leitores não ficam confusos ou perdidos no tempo e espaço.

Seguindo com a história encontramos sinais bem fortes de como a inocência e o amor de uma criança podem transformar as coisas. Apesar de Lavínia não ser a popular da turma e ter sérios problemas em lidar com as pessoas, sem falar na sua rotatividade de percurso entre ir e vir da escola para não ter experiências desagradáveis, Lavínia nunca desejou o mal ou chegou a realizá-lo para com aquelas crianças que faziam sua vida escolar mais complicada do que deveria ser.

Lavínia também ensinou a Lorivaldo, de formas bem sutis, que não há motivos para odiar a raça humana e com pequenos gestos ela ensinou ao amigo rabugento que existem coisas boas na vida e que todas as ações geram consequência e que, dependendo de qual for, nem sempre nos agradam.

O livro também fala um pouco sobre o folclore brasileiro, fazendo referências ao Curupira e Boitatá, sem contar que faz referências a diversas criaturas máginas que já conhecemos bem no universo da fantasia como os Goblins, Gnomos e Gigantes de pedra (Golem).

Mas a grande pergunta do livro é: “Por que é Lavínia e a ARVORE DOS TEMPOS?” Pois é, isso eu não posso contar muito sobre, seria um baita spoiler, e iria acabar com a graça de toda a história. Mas posso deixar aqui para vocês 3 motivos para ler a série Lavínia e te deixar bem curioso para conhecer mais.


  1. Fala sobre amizade
Lavínia nos ensina que independete do problema e do qual difícil as coisas possam ser, se tivermos amigos que estão ao nosso lado, tudo se torna pequeno ao ponto de não nos importarmos mais com os problemas.

  1. Quebra os esteriótipos das fadas
Quem disse que as fadas devem ser coisas fofinhas, cheias de purpurina e que só fazem coisas boas?
Lorivaldo é a prova de que fadas que pensam o contrário disso podem existir, uma fada HOMEM (ou um Fado???) que não gosta da humanidade e comete atrocidades com ela, se fadas são (ou poderiam ser) reflexos daquilo que o homem é, por qual motivo elas devem ser sempre perfeitinhas?

PS.: Este item é muito importante pois é abordado na história.

  1. Fala sobre temas que nunca discutimos com as crianças
Numa sociedade extremamente violenta e cruel como a nossa é muito comum encontrarmos cada vez mais e mais crianças que sofrem com problemas psicológicos causados por traumas na escola. O bullying é a forma mais comum que encontramos no dia a dia das crianças, e muitas vezes deixamos passar, nossa rotina de trabalho e estudo nos impedem de conversar e tentar entender o dia a dia das crianças das quais cuidamos.

Com isso, faço um convite a você, caro leitor, conheça um pouco mais lendo a história de Lavínia e procure entender pelos olhos de uma crianças as coisas que acontecem com ela e muitas vezes deixamos passar.


46 comentários:

  1. Oi! Achei muito legal a forma como dividiu e falou do livro! Obrigado pelo carinho com a minha menina!!!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico feliz que tenha gostado, foi um prazer poder conhecê-la <3

      Excluir
  2. Olá Amanda, tudo bem?
    Owmm que resenha mais completa, lindaa amei.
    Cada resenha que leio sobre esse livro me deixa mais curiosa por essa leitura. Me parece uma história bem fofa porem cheia de ensinamentos. Ainda não tive a oportunidade de adquirir a obra, mas espero ter em breve. Amei a dica
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      A obra é fantástica, espero realmente que possa adquirir em breve e aproveitar a leitura assim com eu!

      Excluir
  3. Oiii Amanda tudo bem?
    Estou encantada como essa obra do autor é linda demais menina, quero muito ter a oportunidade de ler um dia desses, uma história fofa e cheia de ensinamentos, dica anotada e sucesso ao autor.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Muitos ensinamentos mesmo, espero que possar ler em breve, beijos.

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?

    É um livro infantil com muitos ensinamentos acredito que não só para as crianças. Gostei muito da forma como você dividiu a resenha e detalhou sobre o livro. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Realmente, não é só para crianças, obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Olá! Tudo bom?
    Nossa o que falar sobre livro infantis: EU AMOOO. Acho que todas as crianças e adultos podem tirar belas lições desses livros.
    Esse em especial parece ser maravilhoso, parabéns por sua resenha e muito obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Obrigada pela visita, o livro é maravilhoso mesmo, super educativo e com excelentes reflexões.

      Excluir
  6. Amei o post, conhecer uma obra infantil dessa maneira realmente desperta a curiosidade do leitor. Muito legal.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostei bastante da forma criativa com que resenhou o livro. Parece realmente ser muito bom e merece a indicação. Sucesso com o blog, e boas leituras, bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Obrigada, ele merece sim, é muito educativo e é uma excelente forma de trabalhar com as crianças.

      Excluir
  8. Que história mais fofa! Eu adoro literatura infantil e essa me parece bastante especial, já pretender romper com estereótipos. Adorei a ideia de uma histórias de um fado. Acredito que seja muito divertido para as crianças.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Ela é especial sim, esteriótipos precisam ser rompidos e ela auxilia muito na hora de realizar essa tarefa.

      Excluir
  9. Que legal a história desse livro. As crianças devem adorar e achar bem divertido.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?
    Amei sua resenha e os assunto abordados nesse livro. Anotada a sua dica de leitura, em breve vou ler também.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que gostou, espero que possa ler e aproveitar tanto quanto eu, beijos.

      Excluir
  11. OI!!!
    Gostei muito da mistura de elementos. É tão raro ver um livro que explore elementos do nosso folclore :D A resenha ficou otima ;)
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Realmente é muito raro, Lavínia é um achado único!

      Excluir
  12. Que livro mais lindo. Me parece uma leitura bem suave e gostosa, a capa é linda também. Com certeza já vai para minha listinha de livros, adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que gostou,a leitura dele é muito gostos, acredito que irá gostar muito!

      Excluir
  13. Achei muito boa a indicação e resenha do livro! Amei essa frase: “Não importa o tamanho dos nossos problemas, sempre há uma solução.”

    Não há problemas que durem para sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Isso mesmo, para tudo (exceto a morte) há uma solução, o livro é muito inspirativo!

      Excluir
  14. Resenha perfeita como sempre detalhista qie nos deixa sempre com vontade de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que as resenhas te eixam com vontade de ler, espero que possa sempre encontrar coisas novas por aqui.

      Excluir
  15. que graça esse livro eu adorei conhecer muito bacana a historia
    < a href = "http://coisasdavidaadabruuh.blogspot.com.br " > Coisas da vida

    ResponderExcluir
  16. Nossa, esse parece ser o tipo de livro que todo mundo deveria ler né? Sensacional demais, fiquei curiosa para saber mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, todos deveriam conhecer esse livro! Espero que essa curiosidade possa te ler a leitura e que você possa apreciar.

      Excluir
  17. Me parece uma história bem fofa porem cheia de ensinamentos, fiquei bem curiosa pra ler esse livro . Você faz uma ótima resenha por isso adoro sempre passar por aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Obrigada, espero que possa se surpreender sempre que passar aqui <3 O livro é ensinamento do começo ao fim, espero que possa ler e aproveitar.

      Excluir
  18. Que graça de livro, parece uma leitura bem gostosa e leve! Fiquei com vontade de ler e também de presentear o meu irmão menor! Acho que seria algo que ele adoraria ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se sentir interessada em ler e presentear, faça isso, tenho certeza que ambos irão gostar muito!

      Excluir
  19. Embora seja um livro mais infantil eu fiquei super curiosa para ler rsrs acho que seria aquele tipo de livro que eu ficarei cm vontade de dar para todos os meus sobrinhos rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que te interessou também, depois de ler eu tive vontade de presentear as crianças da igreja também.

      Excluir
  20. Que coisa mais fofa, um livro infantil, repleto de ensinamentos do que é certo ou errado. Gostaria de le-lo para o meu sobrinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Espero que possa ler para ele, garanto que ambos aprenderão muito sobre várias áreas da vida!

      Excluir
  21. Oie, tudo bem? Que livro mais amorzinho. Gosto muito de enredos leves assim que prende nossa atenção e conseguimos terminar a leitura em pouco tempo. A história é incrível. Gostei das lições que ele traz. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que gostou, também gosto de livros assim, são um refrigério para a alma.

      Excluir
  22. Muito interessante. Vivo procurando novos títulos para a minha filha. Mais uma dica anotada. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Obrigada, se está sempre a procura de títulos para a sua filha, acredito que aqui encontrará vários, tenho sempre algum mais jovem por aqui.

      Excluir