[ENTREVISTANDO O AUTOR] - Jana Meilman

Hey hey pessoal!


Hoje eu trouxe a primeira entrevista em vídeo do blog, então se você prefere assistir ao invés de ler, já pode comemorar (uhhuuu). Mas se você gosta mesmo da leitura, vou deixar todas as perguntas e respostas aqui. <3

A Jana é parceira do blog desde o começo do ano e como nenhuma grande editora quis publicar sua obra ela decidiu abrir sua editora, não podíamos deixar de fazer osso papel e apoia-la, não é mesmo? Então, se você curtiu a entrevista, sinta-se convidado a ler a resenha (link no final da entrevista) e conhecer o site a editora!


Para a entrevista, fiz a transcrição completa do vídeo enviado pela autora, então aqui ele vai parecer quase como uma carta ao leitor. Espero que aproveitem.

[Jana]
Hey pessoal do Fonte Literária, tudo bem?
Aqui quem fala é a Jana Meilman, autora do livro “Do que são feitas as estrelas?”, e eu vim falar para vocês um pouquinho do processo de criação do livro e um pouco sobre mim, eu sou de Teresópolis, cidade serrana do Rio, e Do que são feitas as estrelas? é o meu primeiro livro.
Ele veio de um processo muito interessante na minha vida que, basicamente, espelha na história da Malu, personagem principal do livro por que desde o primeiro capítulo até o último na vida da Malu, você vai ver que tudo de ruim que aconteceu com ela, de certa forma trouxe algo de bom.
E essa é a mensagem que eu queria passar no livro, tudo isso começou na minha vida. Eu tenho crises de pânico, sofro de transtorno pós-traumático, e as vezes eu sofro algumas crises de ansiedade, de pânico e foi numa dessas crises que eu tive a ideia do livro. Foi uma forma que o meu cérebro encontrou de me tirar daquela situação que eu estava e foi quando Malu, Sofia e Lauren, que são as personagens principais do livro, surgiram na minha mente.
As pessoas me perguntam: “ Você não tem problema em falar sobre isso, Jana?” e a resposta é NÃO, porque, na verdade, eu acho que quando a gente compartilha as nossas fraquezas, elas se tornam nossas forças, as nossas fortalezas. E a Malu é exemplo disso.
Então foi assim que surgiu a ideia, no meio dessa crise, a história apareceu na minha imaginação, a crise passou e a história ficou, e ela não ia embora então eu disse para mim que eu deveria escrever para ver se a história sai da minha cabeça. Cheguei a perguntar para mim: “Será que eu estou ficando louca?”. E foi muito interessante pois, a partir do momento em que eu sentei na frente ao computador e comecei a escrever, logo na primeira frase eu já sabia a última frase do livro, a história veio por completo e foi lindo.
Eu sou muito grata pela vida ter me escolhido para contar Do que são feitas as estrelas?. O livro faz uma analogia sobre as dificuldades que a gente enfrenta na vida com o nascimento e a permanência das estrelas no céu, se você parar para pensar, a gente só contempla as estrelas quando escurece, não é? E na vida, muitas vezes, é assim que acontece, foi assim que aconteceu na vida da Malu. No momento de maior escuridão na vida dela, ela descobriu Do que são feitas as estrelas.
Eu sou casada com um Físico, e é claro que isso me ajudou muito na hora de compreender do que são feitas as estrelas e depois eu fiz a analogia, mas de uma forma mais poética. Peguei aquilo que é de exatas e transformei em humanas [risos], ficou uma história muito bonita e eu sou realmente grata por ter tido essa resposta da vida.
Eu achei interessante quando o pessoal do Fonte Literária disse que teve dificuldade em classificar o livro, e eu também tenho porque o livro fala sobre amizade, uma amizade muito linda, muito forte, que é a estrutura, a base, para que Malu consiga realizar o sonho dela. Tem romance, e é um romance lindo, tem humor pois, graças a Deus eu tenho senso de humor e consegui colocar isso no livro também, então ele tem de tudo um pouco.
E, mais do que entretenimento, eu queria que o livro passassem uma mensagem e foi muito bacana quando eu comecei a mostrar a história para algumas pessoas e elas começaram a me responder. Eu respondo mensagens de madrugada: “Jana, que história linda, obrigado por ter escrito.” e é ai que eu vejo que valeu apena, pois a história da Malu também tem drama, mas esse drama  é um grande aprendizado.
A história ficou muito linda, eu sei que sou suspeita para falar, mas eu é uma história de superação dentro de uma ficção muito bacana de uma menina que sonhava em se tornar essa estrela, foi estudar em Nova Iorque, conheceu duas amigas que fizeram toda diferença na vida dela, ela teve uma grande paixão, então basicamente é isso.
O livro tem uma singularidade, que é a música (playlist), eu sou apaixonada por música, não vivo sem, e ele tem trilha sonora. Então, por exemplo, tem uma passagem no livro que diz que a Malu estava numa festa com a Lauren, se esbanjando na pista de dança ao som da música eletrônica, e o leitor pode clicar no ícone, acessando um link, e ouvir exatamente a música que elas estavam dançando, de forma que o leitor é transportado para aquele ambiente.  
Isso é muito bacana pois em alguns outros capítulos a música compõe a história. Foi legal quando eu mandei um e-mail para o pessoal do Spotify perguntando se havia alguma autorização, sobre direitos autorais e tudo, eles me deram uma resposta super bacana dizendo: “Uau, que legal! Nunca um escritor fez isso, inserir a playlist no livro dessa forma.”. E ele me deram um ânimo enquanto eu estava escrevendo o livro.
É isso pessoal, espero que vocês gostem de Do que são feitas as Estrelas, ele está em formato e-book (mas agora tem a opção física e tá num preço SUPER BACANA),e eu estou trabalhando num novo livro, não sei se farei a continuação deste.
Como diz a Malu: “ As vezes é preciso passar por um grande colapso para a gente descobrir o que realmente importa na vida.”


“Um livro que fala sobre amizades, superação e sonhos.”







24 comentários:

  1. Primeiro quero dizer que achei ousado e bonito autora abrir suam editora depois de ser recusada, parabéns pela iniciativa. Segundo, não conhecia o livro dela, e pela simpatia das palavras, certamente é alguém que dá gosto de ler um livro. Uma história que trata de amizade, superação, é sempre honroso de ler.
    Vou querer o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito ousado, né? Mas valeu muito. Isso ae! Você não irá se arrepender, a obra é maravilhosa.

      Excluir
  2. Olá!
    Adorei a entrevista e poder conhecer mais da autora. Acho que muitas autoras lutam pra ter um espaço no meio literário porém é cada vez mais difícil ter uma boa editora que além de lhe dar o devido respeito precisa também trabalhar o marketing de forma que o autor apareça bastante para que venda.
    O fato dela correr atrás do seu caminho e estar sendo bem sucedida só traz meu respeito e admiração.
    Espero ter oportunidade de poder ler algo da autora e conhecer assim sua escrita.
    Valeu pela dica.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      O mercado editorial é muito complicado mesmo, mas são as dificuldades que mostram os novos autores com potencial e a Jana não foi diferente.

      Excluir
  3. Oie amore,

    Adoro essas entrevistas, pois nos possibilitam conhecer novos livros... amoo!!!
    Não conhecia a autora até então, mas já gostei do que vi por aqui!


    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que possa ler a obra e se admirar.

      Excluir
  4. Muito legal ler essa entrevista e conhecer mais a fundo a autora e como criou sua obra. Também achei bem legal ela ter aberto sua editora, que ótima iniciativa!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Uma nova editora que poderá trazer novos talentos no futuro...

      Excluir
  5. Que delícia ver as próprias palavras da autora sobre sua obra. Eu trabalho na área da psicologia e é muito gratificante ver o poder da literatura tanto com a escritora, quanto com os leitores.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A literatura é uma ótima forma de combater diversos problemas, espero que no futuro ela seja uma ferramente diária na vida de muitos.

      Excluir
  6. Ooi! Bom, super amei a sua dinâmica de entrevista. Aquelas perguntas e respostas por texto é um pouco chato, é mais legal com a autora falando assim como se fosse uma conversa mesmo. Enfim, não conhecia o livro e achei bacana... a autora super simpatica acaba conquistando leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é muito carinhosa com todos. Como ela fez uma vídeo contando toda a história, o mínimo que poderíamos fazer é compartilhar.

      Excluir
  7. Oiê! Adoro entrevistas e com autores mais ainda! Amei sua forma de entrevistar *-*

    ResponderExcluir
  8. É sempre bom poder conferir entrevista com autores, ainda mais com uma que eu não conhecia ainda. Parabéns e obrigada por me apresentá-la.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Que bom que curtiu, espero que a obra dela posse lhe cativar.

      Excluir
  9. Olá!
    Que entrevista e autora mais amorzinho!
    Eu já li Do que são feitas as estrelas e é incrível, de verdade ♥
    A autora merece todo o sucesso do mundo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gosto de livros com uma playlist, uma trilha pra uma história faz todo diferencial.
    Não conhecia a autora, mas ela é bem simpática, e gostei muito de conhecer como surgiu seu livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Do que são feitas as estrelas? é um diferencial do inicio ao fim!
      Espero que tenha lhe dado vontade para ler também!

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a entrevista com a autora, foi bom para conhece-la e ao livro também, com certeza isso em motivou a querer ler o livro, sem fala que ter uma playlist para acompanhar é tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!

      Que bom que te motivou, espero que você possa ler e apreciar tanto quanto eu!

      Excluir
  12. Olá!
    Que história legal,ser rejeitada pela uma editora e criar a própria,uau você foi bem ousada.
    Que bom que você de um problema e não tem medo é algo que hoje em dia é muito julgado.
    Espero que tenha sucesso.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie
    que legal a entrevista com a autora, espero que ela obtenha sucesso e muitos leitores pois ela é uma fofa, deve escrever coisas amor, adorei

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir