[RESENHA] Juventude Hitlerista

Titulo: Juventude Hitlerista

Autor: Susan Campbell Bartoletti

★★★★

Gênero: História

Editora: Relume Dumária 

Paginas: 184

ISBN: 85-7316-489-1












Sinopse:


 “Hitler contava com os meninos e meninas da Alemanha. Esta é a história deles. A trajetória de milhares de jovens alemães que engrossavam orgulhosos as fileiras da Juventude Hitlerista. Crianças ávidas para ingressar no sonho de riqueza e futuro dourado proposto pelo Terceiro Reich – em 1939, eles atingiam a assombrosa some de 7 milhões. E tantas outras que arriscaram a vida ao resistir ao chamado do führer. Um retrato fiel e extraordinário da face juvenil do Holocausto."

O Autor: (Informação do livro)

 “Susan Campbell Bartoletti asceu em Harrisburg, Pensilvânia. Dedicou-se ao magistério e após orientar alunos em experiências literárias, resolveu se tornar escritora. Escreveu romances, livros de fotos e obras de não-ficção para crianças. Entre eles, Black Potatoes: The Story of the Great Irish Famine, vencedor da Medalha Silbert – concedida aos livros infantis mais informativos publicados em inglês – e Dear America: A Coal Miner’s Bride.


O Livro:

 O livro, lançado em 2006, conta a história de 12 jovens, dentre tais, judeus, meninos e meninas, no perfil geral, pessoas que foram perseguidas, mantendo o foco na “Hitlerjugend” ou no caso, a juventude nazista, dentre jovens que apoiavam o Nazismo, e jovens que se ergueram contra o regime do Nacional Socialismo do Trabalhador Alemão.


A Resenha:


 Esse livro, surge com uma tarefa que aparenta ser de simples compreensão, mas não é, tem o objetivo de apresentar a história, de 12 jovens, e seus desfechos, durante o regime do “Nacional Socialista”, ou simplesmente do “Partido Nazista”. 12 histórias ligadas por um regime de terror, e narrando os acontecimentos, pela perspectiva dos respectivos jovens, que deram as vidas por algo que fizeram eles acreditar, ou simplesmente, por lutarem contra isso, se erguerem contra o governo do Nacional Socialista.


 É um livro de leitura muito fácil, qualquer pessoa pode ler ele sem qualquer dificuldade, apresentando uma excelente historiografia, e pesquisas e entrevistas feitas pela autora com alguns dos sobreviventes ainda vivos no período de estudos para se escrever o livro.

 O livro explica muito bem os acontecimentos da época, onde se consegue compreender, como surgiu a “Hitlerjungend” (juventude hitlerista) e suas subdivisões, exemplo a ala da marinha (Marine Jungschar), e até pela visão das jovens mulheres na ala feminina (Bund Deutscher Mädel).

  Mostrando como o primeiro jovem, Herbert Norkus, apresentado no livro, que se tornou mártir do “Nacional Socialismo” quando foi assassinado pelos comunistas, e Hitler, usou a sua figura como exemplo, o que ajudou no crescimento do partido.  

 Ou como o exemplo de outros jovens, os irmãos, Hans Scholl e Sophie Scholl, que se ergueram contra o regime nazista com o grupo Rosa Branca que distribuía panfletos advertindo sobre as atrocidades do regime, e seu desfecho, ambos indo parar na guilhotina.

 Mostra exemplos, como os 3 que citei anteriormente, de jovens garotos e garotas, que acreditavam no Nacional Socialista, quanto os que se ergueram contra.

 Interessante o fato, mostra também acontecimentos, pouco difundidos, de como as igrejas se opuseram ao Nacional Socialista e como foram perseguidas, exemplo a Igreja Católica que proibiu seus jovens de adentrarem na Juventude Hitlerista. E mostrando desfechos e detalhes dos encontros da juventude, e como eram preparados para a guerra, com treinamentos militares para os rapazes, e para as garotas, como eram ensinadas a serem “boas donas de casa”, mostrando desde o serviço obrigatório até o momento que iam para a guerra.

 No geral, livro de leitura fácil, e rápida até, mas contando a história incrível, de garotos e garotas que se opuseram ao Nacional Socialismo, e a dos que acreditaram e foram levados, pela simples facilidade de enganar os mais jovens com ideias relativamente “bonitas” de igualdade e desenvolvimento da nação, além de apresentar uma perspectiva diferente a dos filmes de “hollywood”, um livro indispensável para quem se interessa pela guerra, e pela história com seus acontecimentos marcantes.












Caso queiram adicionar o livro no Skoob já deixo o link para facilitar :P Juventude Hitlerista

0 comentários:

Postar um comentário