[RESENHA] O Compromisso

Titulo: O Compromisso 

Autor: Herta Müller

Editora: Folha de S. Paulo

Paginas: 178

Ano: 2016 (1997)

Gênero: Ficção Alemã

ISBN: 978-85-7949-283-9

★★★ +





Sinopse:


 “Eu fui convocada”, diz a narradora na primeira linha deste romance de Herta Müller – escritora de língua alemã nascida em 1953 na Romênia, de onde emigrou em 1987 para escapar do regime comunista e desenvolver, na Alemanha, uma obra que lhe valeu o prêmio Nobel de literatura de 2009. A convocação a que se refere a protagonista de O compromisso partiu da Securitate, temível polícia secreta do ditador Nicolae Ceausescu. E o delito que pesa sobre a personagem, que trabalhava numa fábrica de roupas, foi ter colocado bilhetes em ternos destinados à Itália, oferecendo-se em casamento para quem quisesse tirá-la do inferno totalitário. A essas experiências se somam memórias pessoais igualmente traumáticas: do primeiro marido que tentou matá-la, do atual companheiro mergulhado no alcoolismo, do assédio sexual sofrido no trabalho, do assassinato da amiga durante fuga, da família marcada por traições e perseguições. São fatos de que ela se recorda durante o trajeto de bonde que a levará a mais um depoimento ao serviço secreto, compondo uma colagem descontínua de reminiscências resgatadas da morte e do esquecimento pelo lirismo áspero de Herta Müller.” Manuel da Costa Pinto Crítico literário e colunista da Folha.

A Autora:


 “Herta Müller é uma escritora, poetisa e ensaísta alemã nascida na Romênia. Destaca-se pelos seus relatos acerca das duríssimas condições de vida na Romênia sob o regime político comunista de Nicolae Ceauşescu, vividas em sua juventude quando foi perseguida pelo governo ao recusar-se a colaborar com o serviço secreto. Como resultado, Hertha exilou-se na Alemanha, local onde construiu sua carreira literária (ela escreve em alemão). Foi casada com o escritor Richard Wagner. Em 2009, foi agraciada com o Nobel de Literatura por "com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desapossados".



O Livro:


  O livro, lançado originalmente na Alemanha em 1997, o título de “Heute wär ich mir lieber nicht begegnet”, que nos mostra a estória de uma jovem, que é convocada pela Polícia Secreta do governo Comunista da Romênia.

A Resenha:


O Compromisso, nos apresenta, de uma forma, completamente gostosa de se ler, o “terror” da vida na Romenia durante o período da ditadura comunista de Nicolau Ceausesco (que serviu de secretário geral do partido comunista de 1965 a 1989, sendo que de 1974 a diante foi o presidente da república socialista, até sua derrubada do poder em 1989 e seu fuzilamento e proibição do comunismo na Romênia).

 Sendo a protagonista uma jovem que é constantemente convocada com frequência para interrogatórios, sempre marcados para as 10 horas.

 O trajeto ao ponto do interrogatório leva em torno uma hora e meia, e neste ponto que se começa a questão, “O Compromisso”, interrogatório esse sempre com o mesmo homem, o Major Abul, suas convocações pela Securitate (Polícia Secreta Romena durante o período da ditadura comunista).

 A narrativa passa em sua maioria dentro do bonde, onde a protagonista vai se lembrando dos principais acontecimentos de sua vida, com questões amargas, e a esperança de uma vida realmente feliz.

 A protagonista, mora em um prédio que chama de “torre inclinada” onde vive no sétimo andar junto com o seu segundo marido, Paul.

 A protagonista que trabalhara em uma fábrica que produzia roupas e enviava para países ocidentais, ou livres do julgo vermelho, quando foi descoberto bilhetes no qual ela escrevia “case comigo” e mandava nome e endereço, mas o que piora a situação quando é plantado um bilhete que ela não escrevera com o dito “saudações da ditadura” e passou a ser considerada “traidora”.

 A protagonista ao desenvolver do livro, nos mostra uma vida, com ausência de inúmeros materiais e mostra uma vida acida, com qualidades básicas sobre a questão de vida, entre a presença de inúmeros temas realmente interessantes, desde avós da protagonistas que estiveram presos em campos de concentração durante a segunda guerra, desde questão de liberdade sexual, as questões de poder concentrado, (seu sogro de seu primeiro marido, era membro do partido comunista responsável pela expropriação de terras e propriedades, a tentativa de assassinato e perseguição.

 Tudo narrado em suas lembranças, na forma que vai comentando tudo no bonde em direção ao interrogatório onde sempre o Major Abul que é seu interrogador, a acusa de traidora, e de passar ao mundo que ela era uma “prostituta”, e o medo da protagonista, em sua necessidade de tentar sair viva, ou sem acusações mais agravantes.

 Uma curiosidade inusitada, é que o livro não apresenta divisões por capítulos, é tudo lançado de uma vez, e cabe ao leitor definir o ponto de parada e descanso, não por momentos pré-definidos, mas quando mais se interessar, o livro apesar de nos apresentar uma leitura muito interessante e que realmente nos prende nas vida da protagonista e seus medos diários e nas noites de insônia antes dos seus “compromissos” com o estado, a sua melhor amiga Lili (realmente queria falar desta personagem chave, mas qualquer detalhe sobre ela pode atrapalhar a leitura hehe).

 Interessante, o livro nos apresenta uma visão de infância da própria autora que fora obrigada a sair de seu país de origem e se refugiar na Alemanha

 Livro chave para quem gosta de leituras estilo George Orwell (de “1984”, “A Revolução dos Bichos” entre outros) que nos apresenta a vida em uma ditadura, seus medos e conceitos, a forma que a vida passa a ser mera questão de viver dia após dia e a esperança de ao acordar poder retornar para casa e uma excelente recomendação de uma autora que recebera o prêmio Nobel por suas críticas a ditadura comunista romena.

0 comentários:

Postar um comentário