[RESENHA] A Escrava Isaura

(Capa da minha edição que usei)

Titulo: A escrava Isaura

Autor: Bernardo Guimarães

★★★★★

Gênero: Romance

Editora: Melhoramentos

Paginas: 164




História: 

 Este livro, “A Escrava Isaura”, além de ser um grande marco para o abolicionismo no Brasil, sem dúvidas me chama a atenção desde o momento que o comprei (em um sebo, sim, amo livros de sebo), (ainda mais agora que planejo ler os principais da nossa literatura haha), e o que acaba chamando a atenção por fora para o escritor do livro, Bernardo José Da Silva Guimarães, nascido em Ouro Preto-MG em 15 de agosto de 1825, considerado um homem de simplicidade extrema, simples e bom, com uma aparência rustica, e abertamente gostava de ser tomado por caipira, sendo seus romances considerados da corrente Sertaneja ou Sertanejista, assim conhecido na literatura nacional, tem um lugar marcante na história da literatura nacional, e em uma comparação para iguais, pode ser comparado ao livro estadunidense  “A Cabana do Pai Tomás” escrito por Beecher Stowe, um livro abolicionista que fez o presidente dos EUA Lincoln chorar (e o qual planejo trazer a resenha para o blog em um futuro não tão distante hehe) sendo este livro lançado originalmente no ano de 1875 e um dos livros de maior importância do escritor.
 O livro se baseia na história de Isaura, uma escrava branca, filha de um português, e sua mãe uma escrava negra, que morreu de forma brutal, porém recebeu uma boa educação por criação, sendo ela criada pela família que dela era dono, pela matriarca, que com seu último desejo, desejava firmemente a carta de alforria para Isaura, que como dito, recebeu uma educação de excelência além do enorme afeto que com ela tinha por ser sua maior companhia, por ter sido ela a dar a educação a Isaura, porém com sua morte seu desejo não foi atendido, sendo o pai da Isaura um dos principais personagens, que luta desesperadamente por uma forma de libertar a sua filha da escravidão, seu pai, homem simples e humilde de nome Miguel um homem livre, que conseguiu juntar a quantia necessária para comprar Isaura e libertá-la, mas tudo tem seu porém, que trabalhou outrora na fazenda de Leôncio, homem frio e sem coração, que não mede esforços para que consiga ter Isaura a seus braços, e é o dono de Isaura, um senhor devasso e que de forma alguma deseja libertar Isaura, com um desejo sombrio de conquistá-la e que possa assim, tomar ela por prazer na devassidão,  casado com Malvina, que por sua vez também deseja a liberdade de Isaura. Sendo Isaura, dona de uma alma nobre e orgulhosa, recusa todas as tentativas de sedução de seu dono, mesmo tendo em mente do perigo destas recusas, sendo uma defensora de sua própria honra.
 O livro apresenta de uma forma incrível, e muito bem detalhada, o estilo de vida da época, e retrata as consequências de um modelo político que adotava a escravidão e sua brutalidade, porém, além de tudo, mostra como ela pode ser destrutiva para uma sociedade, e para seu povo, que como dito em certas fontes, teve como principal público as mulheres do período.
 A medida que vão rolando os acontecimentos do livro, entra em cena, um romance muito interessante, no momento em que Álvaro, se apaixona por Isaura, e como dito no livro, um homem duas vezes rico, o qual não polpa esforços para ver sua amada alforriada e livre, até certo ponto, como todos da nossa literatura clássica, o livro contém um palavreado de certa forma complicado, usando inúmeras palavras que são de pouco uso na sociedade atual nossa, mas que retrata de forma majestosa o momento e a época.
 É um livro de leitura rápida contendo 164, apresenta capítulos curtos, que não ultrapassam a margem das 8 páginas, sendo cada página rápidas e fáceis de se ler, além de muito prazeroso, a leitura é muito boa, sendo possível devorar esse livro de forma muito rápida.
 É um marco para nossa literatura, chamou atenção do próprio imperador D. Pedro II (sendo o próprio, que já lutava pelo fim da escravidão a muito no Brasil junto a Princesa Isabel e membros da família imperial), esse livro é de leitura indispensável para quem deseja se aprofundar mais na nossa literatura, indispensável para quem gosta de nossa literatura (até certo ponto indispensável para qualquer brasileiro haha) e um dos poucos livros que merece uma nota máxima sem dúvidas, merece um 10/10, e sem dúvidas importante para a divulgação e expansão da causa abolicionista da época, que já contava com inúmeros adeptos de grande valor, é um livro tão simples como o seu escritor, porém merecedor do titulo que tem, um grande clássico nacional, de valor indescritível e indispensável.


60 comentários:

  1. Eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina menina, é como se fosse uma das minhas leituras obrigatórias, mas sempre fico a enrolar durante o ano, ótima resenha e adorei a capa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique só na vontade, rsrs é um livro fácil de se encontrar, e com um ótimo preço também, vale a pena a leitura.
      Bjs

      Excluir
  2. É uma história fascinante e envolvente. Impossível ler e não se encantar. Parabéns pela ótima resenha, bem descritiva e minuciosa. Apresentou a história com maestria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza, um livro muito envolvente mesmo, incrível. Muito obrigado :)

      Excluir
  3. oiii
    ainda não conhecia , achei a capa bem interessante mas irei passa essa dica o livro em si não me chamou tanta atenção.

    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Que pena, caso mudar de ideia provavelmente se encantara com o livro
      Bjs

      Excluir
  4. ola tudo bem ? está na minha lista dos desejos esse livro , pra mim a escrava Isaura é uma das leitura obrigatoria , um classico. Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem sim e você ?
      É sim, da literatura brasileira faz parte de um dos livros de leitura obrigatória para quem gosta
      Bjs

      Excluir
  5. Também amo um sebo!!! Aliás, faz anos que li esta história, e lembro como fui arrebatada por ela, além de ficar revoltada em muitos trechos, o que é obvio né?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não amar sebos, ótimos preços, além que sempre acho livros incríveis em edições incríveis, sim, impossível, contem certos trechos que realmente nos geram revoltas
      Bjs

      Excluir
  6. Olá, quando pensamos em nossos clássico vem a cabeça leituras difíceis e complexas, mas parece que essa obra tem uma escrita fluida e simples e ainda conta um pouco da nossa história. É uma boa pedida para mim, que vivo fugindo do gênero kkk. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim, sempre que pensamos nos clássicos imaginamos longas cenas descritivas, haha esse livro não foge muito disso, mas vale a pena a leitura sem duvidas. Ahh então essa é a hora de não fugir desta leitura kkk
      Bjs

      Excluir
  7. Oi tudo bem?
    Eu já li o livro vários anos atrás e gosto muito dos livros dessa época do romantismo no Brasil, também já assisti a novela e gostei, apesar de hoje saber que apesar do sofrimento a questão da escravidão nessa história ainda é bastante romantizada.
    Mas é sem dúvidas uma leitura que vale a pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim, e você ?
      Sim tem esta questão, é um ótimo romance, mas sim, bastante romantizado mesmo, talvez exagerado, mas não de forma gritante, mantendo a leitura confortável com facilidade.
      Sem duvidas.
      Bjs

      Excluir
  8. Olá!
    Conheço a história pela novela e sempre tive muita curiosidade de ler. Vou ver se encontro em algum sebo daqui para poder realizar a leitura em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Se gostou da novela provavelmente gostara do livro (com minha irma esta sendo assim kkk)
      Bjs

      Excluir
  9. Oi, tudo bem? Curto bastante livros característicos de estilo de época.É uma história interessante e eu amo essa editora.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim, e você ?
      Sim, um livro essencial sem duvidas, e com um estilo bem característico do Guimarães
      Bjs

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu nem me atentei que existia um livro sobre a Escrava Isaura, lembro de ter filme, série e novela. Gostei da sua resenha e fiquei com vontade de ler o livro, vou pesquisar mais sobre o mesmo!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim, e com você ?
      Olha, sempre aprendendo, sei da novela, mas não sabia da existência de um filme.
      Muito obrigado, realmente vale a leitura.
      Abraços

      Excluir
  11. É realmente um grande clássico, super importante e tão bem escrito quanto! Eu li esse livro para um trabalho de escola uma vez e fiquei apaixonada. Gostei bastante tb que comprou em sebo, bem bacana issso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Sim, muito importante, e o sucesso que ele fez no período mostra que a população brasileira da época estava de coração aberto para por fim a escravidão. Sim, a maioria dos meus livros são de Sebo
      Bjs

      Excluir
  12. A fama desde livro dura anos e isso significa que é de ótima qualidade literária. Sua resenha é muito boa, parabéns. Tenho vontade de ler os clássicos brasileiros tbm. A tempo, sebos e brechós são queridinhos ne?!
    Bjos
    Danielle Novaes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fama dele, e a qualidade dele, e a incrível genialidade do Guimarães torna esse livro um grande clássico nosso. Eu começarei a fazer resenhas dos nossos clássicos, desde Machado de Assis a Raul Pompéia. Sim muito queridos mesmo haha, a maior parte de meus livros vem de sebos.
      Bjs

      Excluir
  13. Eu adoro os clássicos nacionais e também estou tentando ler os principais. Na verdade estou tentando ler com olhos diferentes de quando era obrigado na escola. Esse ainda não li, mas seria maravilhoso poder fazer a leitura. Adorei essa capa. Ah, também adoro vasculhar os sebos. heheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma ótima ideia ler desta forma, com a mente aberta, e recomendo tentar ler com a mentalidade da época, é um livro maravilhoso e vale a pena.
      Nos sebos achamos muitos livros ótimos haha

      Excluir
  14. Ainda não li, mas já li adaptações como "A Escrava Isaura e o Vampiro". Claro que não tem nada a ver a não ser a menção as personagens.
    Lembro de ter visto a novela e gostado da trama, mas a obra ainda não me despertou o interesse necessário para realizar a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Eu não conhecia esta adaptação, ela é boa ?
      Se você viu a novela tem uma base para o livro, mas na novela tem varias divergências da historia apresentada pelo Guimarães
      Bjs

      Excluir
  15. Adorava ter este livro! A sério! :)
    É que esta história (na versão de telenovela) chegou aos ecrãs portugueses era eu menina e moça e lembro-me bem de que cativou toda a gente de todas as idades. Havia muita gente que mal começava a novela e largavam tudo o que estavam a fazer, só para ir ver. Gostava de voltar a ver a versão original, em que a Lucélia Santos era a protagonista!E a versão escrita, então!... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A, não perca tempo, compre-o afinal é super fácil de se encontrar :)
      É uma leitura incrível no qual se vale a pena sem nenhuma duvida.
      Eu não sabia que a telenovela atingiu uma audiência tão alta em Portugal, fico até feliz com isto :)

      Excluir
  16. Olá
    sempre ouço falar mas ainda não tive oportunidade de saber melhor sobre a história, parece ser uma história incrível, clássica e cheia de acontecimentos

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim, além de tudo não é previsível como alguns livros que mal começamos já descobrimos 90% da historia total
      Bjs

      Excluir
  17. eis uma obra nacional que tenho na estante mas ainda nao tive a oportunidade de ler... gosto de classicos brasileiros, não vi a adaptação do livro na TV, mas acredito que tenha sido bem fidedigna a obra...
    espero poder ler em breve...

    p.s: tbm amo livros de sebo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não vi a adaptação, apenas tenho conhecimento pois minha irma assistiu e me falou sobre, não é tão fiel ao livro, mas uma boa, apesar que sempre prefiro os livros a adaptações
      Esses sebos são incríveis mesmo <3

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?

    Esse é um livro que estou querendo ler faz algum tempo, mas confesso que tenho bastante receio, pois não sei o que posso ter do mesmo. Já assisti a novela baseada no livro, mas creio que sejam coisas bem distintas. Fiquei vidrada na sua resenha, queria mais. Parabéns, despertou minha curiosidade!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem, e com você ?
      Leia não ira se arrepender :P afinal, não tenha receio por ter visto a novela, pois apresentam certas diferenças entre novela e livro, muitas afinal rsrs.
      Muito obrigado pelas palavras
      Bjs

      Excluir
  19. Ainda não li o livro, para ser sincera nem sabia da publicação.
    Mas a historia é muito conhecida por causa da novela e filme.
    Amei a resenha e fiquei querendo ler, é um romance lindo que já faz parte da historia.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena a leitura sem sombras de duvidas.
      Sim tem essa questão, mas entre a novela e o livro se tem certas diferenças bem fortes.
      Muito obrigado, sim é um ótimo romance
      Bjs

      Excluir
  20. Tive a oportunidade de conhecer esse livro na escola durante o ensino médio, mas não é o tipo de leitura que eu costumo fazer. Gostei muito da sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Que legal nunca li esse livro mais conheço muito a história é gostei muito espero ter a oportunidade de ler essa obra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Espero que tenha a oportunidade de realizar essa leitura, já que ela é incrível e muito agradável
      Bjs

      Excluir
  22. Oi, como vai?
    Você acabou de me dar uma grande novidade, a escrava Isaura é uma história de um livro!
    Estou em choque!
    Aqui em Portugal deu a novela faz um ou 2 meses, de início não gostava, mas como minha mãe via eu vi também e gostei!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vou bem, e você ?
      Sim, um dos maiores clássicos brasileiros sem sombra de duvidas junto com Memorias Póstumas por exemplo.
      Fico feliz que tenha se interessado por ambos desde novela ao livro
      Bj

      Excluir
  23. Olá!

    Já ouvi sobre o livro e a novela, mas nunca li/vi nenhum dos dois. E esse me parece ser aquele livro que é obrigatório e um dia leio haha
    Sua resenha está ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      É obrigatório sim hahaha, nas escolas não me lembro da obrigatoriedade dele mas muitos leram na mesma época,haha isso mesmo, leia pois vale a pena
      Muito obrigado :)
      Bjs

      Excluir
  24. Ola tudo bem ? Gostei bastante da dua resenha. tenho muita vontade de ler este livro assim que tiver um tempinho vou ler. Só assistir a novela e foi muito marcante. Parabens pela bela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim, e você ?
      Muito obrigado :)
      Então com a base da novela a leitura sera incrível.
      Bjs

      Excluir
  25. Oi, tudo bem? Nossa sou muito fã da literatura brasileira ainda mais esses livros que eram obrigatórios para o vestibular. Já li tantos que perdi a conta. Um dos meus favoritos é A moreninha e Um sargente de Milícias. Gostei da sua resenha, ótima. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem, e você ?
      Ah, então ainda gostara de outras resenhas, pois quero postar inúmeros outros clássicos de nossa literatura, entre estes dois que são seu favorito também é claro.
      Muito obrigado
      Bjs

      Excluir
  26. Acho que na moçada de hj (falei igual a uma velha hahah) é fundamental resgatar esse tipo de leitura por que senão cairá em total esquecimento. Adorei sua iniciativa. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha nada a ver de falar feito velha, eu falo e escrevo assim o tempo todo haha
      Concordo plenamente sobre a necessidade de valorizar mais nossos clássicos
      Bjs

      Excluir
  27. Oie, eu tentei ler esse livro na época da faculdade, mas não deu certo por conta das leituras obrigatórias.
    Mas tenho muito interesse em ler, a história me chama muito atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      A época da faculdade me impediu de ler vários livros também,mas agora então você já pode ler hehehe

      Excluir
  28. Eu adoro estas literaturas antigas e Escrava Isaura é um marco na nossa literatura brasileira.Já foi produzida no cinema,telenovelas mas ninguém tira o prazer que é realmente ler o livro da sua forma mais rústica o que torna prazerosa a leitura com seus detalhes.Eu adoro este livro e acho leitura obrigatória a todos,adorei o post!!Grande Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A literatura clássica, sempre são a melhor forma de se conhecer mais sobre a historia ou até mesmo cultura, sendo a literatura brasileira e a alemã minhas favoritas. Este livro é muito prazeroso para a leitura sem sombra de duvidas e concordo plenamente com a leitura obrigatória.
      Bjs

      Excluir
  29. Oi, tudo bem?
    Sempre tive uma certa curiosidade em ler esse clássico, mas para ser sincera eu não me pego sentindo vontade em ler ele no momento. Talvez porque não estou pronta para enfrentar um clássico dos bons, na hora que eu amadurecer mais minha mente, com certeza irei correr para lê-lo. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem, e você ?
      Então, essa é uma boa questão, vejo as escolas que obrigam os jovens a ler esses livros, em grande maioria, não estão preparados, muitos leem, não entendem e já perdem o interesse pela leitura, é um livro importante, mas é bom estar bem interessada, e principalmente, preparada, para assim entender o livro de forma mais fácil.
      Muito obrigado :)
      Bjs

      Excluir
  30. Oii, tudo bem?
    Também amo comprar em sebos, adoro a energia e adoro ainda mais os achados que às vezes me deparo. Ainda não li Escrava Isaura apesar de sempre ter tido vontade. Sua resenha colocou esse livro no topo dos desejados, provavelmente irei passar no sebo para ver se acho hahaha
    Beijos,
    Karina.
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem, e com você ?
      Sim, haha apenas nos sebos achamos certas maravilhas. AI esta o momento para ler então haha, aproveite mesmo, esse livro vale seu valor pago haha, sobre passar no sebo, a questão é entrar para pegar um, e sair com inúmeros outros.
      Bjs

      Excluir