[RESENHA] Guerra do Velho

Titulo: Guerra do Velho


Autor: John Scalzi

★★★★★

Gênero: Ficção Cientifica

Editora: Aleph

Paginas: 368








Sinopse:

“A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis-e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, os humanos precisarão de tecnologias inovadoras, capazes de criar super soldados com habilidades jamais vistas, e um exército disposto a arriscar tudo.

 Esse exército, conhecido como Forças Coloniais de Defesa, não apenas mantém a guerra longe dos terráqueos e colonos, como também evita que eles saibam de mais sobre a situação do universo. Mas, para se alistar, é necessário ter mais de 75 anos, John Perry vai aceitar esse desafio, ainda que tenha apenas uma vaga ideia do que pode esperar. Neste romance original e surpreendente, o premiado autor John Scalzi escreve uma história de ficção cientifica da mais alta qualidade e, com bom humor e uma escrita hábil, trata de temas como militarismo, envelhecimento, ético e amor. ”

O Autor: 

John Scalzi é escritor, editor e crítico de cinema. Ex-presidente da Science Fiction and Fantasy Writers of America (Escritores de Ficção Científica e Fantasia da América), já ganhou os prêmios Hugo e Locus, além do prêmio John W. Campbell de Melhor Escritor Estreante com Guerra do Velho, seu primeiro romance. Entre seus livros estão Redshirts e Lock In. Scalzi mora em Ohio, nos Estados Unidos, com a esposa, a filha e vários animais de estimação.

O Livro: 

 O livro lançado originalmente em 2005 com o título em inglês “Old Man’s War”, e que chegou no Brasil apenas em 2016 graças ao trabalho da Editora Aleph, já responsável pelo lançamento da continuação aqui (que lançou ano passado aqui no Brasil) com o título de “As Brigadas Fantasmas”, e que ainda faltam mais algumas edições das suas continuações para lançarem aqui, sendo elas respectivamente “The Last Colony” e “Zoe’s Tale”, “The Human Division” e por último “The End of All Things”  (afinal, quem sabe esse ano já não chegue o terceiro  “The Last Colony” hehe).

Resenha:

 "No meu aniversario de 75 anos fiz duas coisas: Visitei o tumulo da minha esposa, depois entrei para o exercito"....

 Sim, esse é exatamente o começo do livro, com essas palavras que estão também na contra capa dele (e essas palavras nos causam uma vontade imensa de continuar lendo para descobrir o "como assim?"), o livro narra a estória de John Perry, viúvo, e que quando completou 75 anos, se dirigiu ao posto de alistamento mais próximo das "Forças Coloniais de Defesa", sim , fiz essa mesma questão... "75 anos ???".

 Finalmente a humanidade chegou a era da expansão espacial, mas para se alistar nas forças de defesa é necessário ter 75 anos, e após o alistamento, somos levados para fora do planeta Terra, onde, somos considerados "mortos" após a saída, e onde afinal ninguém mais volta, onde os "jovens" novos soldados irão descobrir como as Forças Coloniais ira colocar eles no combate (afinal com essa idade um combate não é algo interessante né?) mas como fazem isso ? Não irei falar :P estragaria um dos pontos altos da estória em si hehe, onde eles passam a lutar para defender sua terra, pois, não temos a melhor das "vizinhanças", e as guerras são incessantes, de planeta a planeta, de colonia a colonia, contra especies aliens totalmente diferentes, poucos planetas uteis a todos, e bem disputados, fazendo alianças, conseguindo aliados, mas nem todos são assim, essa é a questão máxima, afinal, toda especie quer se desenvolver, e a luta não é por território, mas sim, por sobrevivência.

 Sendo uma das questões que mais interessam na leitura, a incrível variedade de especies, não vamos lutar apenas contra uma ou outra conhecida (como temos no clássico "Tropas Estelares" onde o inimigo é os aracnídeos), mostrando questões até certo ponto filosóficas, e questões como o militarismo, as questões de desenvolvimento das especies, o autor demostra incrivel habilidade na criação do universo de "Guerra do Velho".

 Uma visão incrível criada por ele, e que achei de certo ponto genial, o fato das "Forças Coloniais de Defesa" na terra mantemos o padrão atual de guerras entre nações mesmo neste livro, e como as "FDC" se mantem foras delas, pelo simples fato de não ser ligada a nenhum estado existente, e como elas mantem as pessoas do planeta protegidas, enquanto evita que os habitantes saibam das realidades do universo, desde as guerras, os massacres, e outras especies que adora a carne humana, e que a considera uma "iguaria" sem igual, até certos momentos de batalhas realmente brutais, onde em certos momentos somos superiores (em todo aspecto, desde fisicamente a tecnologicamente) ou o oposto onde somos inferiores nos mesmos aspectos. 

 Curiosidade a parte, o livro fez um sucesso estrondoso, onde uma serie de TV esta sendo produzida pela SyFy, e uma adaptação aos cinemas pela Paramount (mal vejo a hora de ver ambos rs).

 É um livro de leitura rápida, 368 paginas divididas em 3 partes, compostas por 18 capítulos, sua leitura é fluida, e Scalzi consegue nos manter presos a narrativa de uma forma tão grande, que raramente vemos isso em muitos autores, e com a sua escrita é super fácil de acontecer, desde o momento que ocorre a saída da terra, aos primeiros combates e as partes incrivelmente tensas do livro, apresentando conversas inteligentes entre os personagens e uma narrativa fluida, é um livro com muito a ser comentado, mas cada palavra sobre ele, pode ser considerada um spoiler em potencial ao meu ver já que tudo é novo, e ao mesmo tempo "velho", então, se você se interessa pelos segredos da sobrevivência da especie humana, e por uma boa ficção cientifica esse livro é indispensável, essencial, uma necessidade hohoho.



1 comentários:

  1. Olá amigo(a)!

    Gostei do seu blog, muito bom.

    Estou te seguindo, segue-me de volta =)

    Abraços!

    Att,

    #Tavares_Plug@do

    ResponderExcluir