[DIVULGAÇÃO] Joelma

Oi pessoal, tudo bem?

Como eu disse ontem, essa semana estaremos participando da divulgação dos livros do autor J. Modesto, então hoje eu vim contar um pouquinho de sua obra, bora conferir?

JOELMA.jpg

Joelma – Antes da Escuridão: Em 1974, uma das mais modernas e imponentes construções da cidade de São Paulo ardeu em chamas, num dos mais traumáticos incêndios de que se tem notícia. As chamas teriam supostamente começado, de forma misteriosa, em um aparelho de ar condicionado. Se espalharam rapidamente, vitimando centenas de pessoas, e provocando mais de 190 mortes. A fama de edifício amaldiçoado perdurou desde então, mas o que poucos sabem é que sua aura, que impregnou suas paredes de concreto, teve inicio muito tempo antes.

Conheça, agora, os fatos que deram origem ao chamado Enigma do Edifício Joelma. A maior Lenda Urbana da capital paulista.



Tragédia do edifício Joelma é revisitada em ficção
“Joelma: Antes da Escuridão” mistura ficção e realidade para criar clima de suspense neste thriller que narra a batalha entre o bem e o mal
Em 1974, o Brasil sofreu uma de suas maiores tragédias com o incêndio do edifício Joelma, supostamente iniciado em um ar condicionado. Mas o terreno do prédio já é amaldiçoado há tempos. É partindo deste pressuposto que J. Modesto mistura ficção e realidade em Joelma: Antes da Escuridão, thriller de tirar o fôlego publicado pela editora Livrus.
Neste livro o autor explora a origem da lenda que envolve de um edifício que foi construído sobre um terreno que foi cenário um triplo homicídio, que ficou conhecido na época como “Crime do Poço”.
Cerca de trinta anos antes do incêndio no edifício Joelma, seres malignos provenientes do inferno querem dominar a Terra. Para isso, precisam que Paulo construa um poço, ao passo em que devem combater dois padres, uma freira, um delegado e Gilberto, poderoso médium, que farão de tudo para livrar a Terra deste mal.
As histórias de todos são cruzadas, desde o delegado Afonso, que deve encarar um criminoso que parece não ter medo da Lei e, ao mesmo tempo, proteger sua família, até Paulo, professor meio perturbado e que não suporta suas irmãs e mãe. J. Modesto consegue unir todas estas teias de história em uma só, criando uma onda de grande suspense e terror.
O livro conta com uma belíssima capa que ilustra a ficção criada por Modesto. Dentro da obra há ainda uma ilustração do demônio que se manifesta na história e fotos reais na contracapa que se ligam à trama.
Em Joelma – Antes da Escuridão, J. Modesto leva o leitor ao ápice da imaginação. O autor vai na contramão dos livros tradicionais, que relatam acontecimentos, e explora os elementos da ficção e do terror, utilizando locais e dados reais, sem pretensão de apresentar fatos que inocentem ou culpem os envolvidos nos episódios verídicos que aconteceram no final da década de 1940.

Dia Nacional do livro infantil.png


Sinopse: Em 1974, uma das mais modernas e imponentes construções da cidade de São Paulo ardeu em chamas, num dos mais traumáticos incêndios de que se tem notícia. As chamas teriam supostamente começado, de forma misteriosa, em um aparelho de ar condicionado. Espalharam-se rapidamente, vitimando centenas de pessoas, e provocando mais de 190 mortes. A fama de edifício amaldiçoado perdurou desde então, mas o que poucos sabem é que sua aura, que impregnou suas paredes de concreto, teve início muito tempo antes. Conheça, agora, os fatos que deram origem ao chamado Enigma do Edifício Joelma. A maior Lenda Urbana da capital paulista.


Site do Autor
Página no Facebook


Informações técnicas da obra

Obra: Joelma: Antes da Escuridão | Autor: J. Modesto
Editora: Livrus | Ano: 2014 | Páginas: 272 | ISBN: 978-85-8360-017-6
Encadernação: Brochura | Altura: 23,00 cm | Largura: 16,00 cm
Preço médio: R$ 39,90

52 comentários:

  1. Ola
    Acho difícil quem nunca tenha ouvido dessa trajedia em documentos jornalísticos. Achei essa obra bem instigante, especialmente para quem curte conhecer o lado mais sombrio e se aventurar nas lendas urbanas. Com certeza gostaria de fazer essa leitura, inclusive já acrescentei na minha lista de desejados.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Bem interessante, né? Que bom que te instigou também, espero que possa aproveitar a leitura!
      Beijos.

      Excluir
  2. Não sei se é porque é cedo e tô sozinha em casa, mas só de ler seu post deu pra ficar arrepiada, e normalmente não fico com medo de leituras assim, então acho que esse livro deve ser bem forte, talvez por se tratar de uma lenda urbana. Já fiquei curiosa pra ler e saber se o livro em si vai me dar medo também.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Que bom que o conteúdo te transmitiu sensações que te fizeram querer ler o libro, espero que possa aproveitar a leitura.
      beijos.

      Excluir
  3. Boa tarde!
    Já tinha ouvido falar deste incêndio, realmente é bem conhecido, mas nunca havia pensado que um livro de ficção pudesse surgir dele. Achei a ideia do autor bem interessante, mas a história parece ser fantasiosa demais pra mim. Apesar disso, sempre me interessei por obras de suspense, então quem sabe eu dou uma chance, não é?
    Abraços.

    Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! É um caso bem comum para o povo brasileiro mesmo, o mais interessante é que a criatividade do brasileiro chegou a este nível. Dê uma chance, quantas vezes não nos surpreendemos com uma leitura?
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá

    Ainda não conhecia esse livro, e infelizmente esse gênero não me atrai muito :/
    Vou passar a dica dessa vez
    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Nem sempre absorvemos tudo, né? Obrigada por passar aqui.
      Beijos.

      Excluir
  5. Olá,
    achei bem interessante essa mistura entre realidade e ficção, não conhecia essa lenda urbana em especial, mas como não muito conhecedora do assunto nem me espanto. Só de ler o post de divulgação já é possível sentir o quanto essa história pode vir a ser sombria, eu não sei se a leria mesmo tendo me interessado, sou bem medrosa e acho que esse livro tende a ser mais pesado para pessoas como eu. Mesmo assim desejo muito sucesso ao lançamento, pois sei que para quem curte este será um prato cheio.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que mesmo não sendo seu gênero favorito o livro pôde despertar sua curiosidade, sei como é sentir medo de certas leituras então entendo bem seu sentimento.
      Beijos.

      Excluir
  6. Hey, Amanda!

    Caramba, que legal essa sacada do autor de colocar a história do edifício Joelma numa ficção! Apesar dessa capa escalafobética (desculpa, não gostei mesmo kkkkk), se eu tiver a oportunidade, vou querer ler esse livro, sim! Fiquei muito curiosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Bem interessante né? Realmente, nem sempre nos atraímos por uma capa. Espero que tenha sim a oportunidade de ler e apreciar a obra!
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá Amanda, tudo bem?

    Achei interessante essa sacada do autor. Eu particularmente não conhecia essa tragédia, esse incêndio, até pelo simples fato de não ser de SP e pouco conhecer sobre a história da cidade. Foi bem legal essa ideia do autor de mesclar realidade com ficção. Espero pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      É bem diferente, né? O incidente edifício Joelma gerou muita polêmica não só aqui em SP mas em outros países, o incêndio foi a estampa de muitas notícias na época.
      Beijos.

      Excluir
  8. Assim que vi o título, pensei no prédio e na tragédia ocorrida há tanto tempo. Há quem diga que até hoje ouve e vê coisas estranhas naquele local... Não duvido. Interessante o autor focar nessa temática, não conheço nenhum outro livro que fale sobre.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Talvez essas pessoas estivessem certas,rsrs... Também não conheço nenhum outro igual.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oiii,

    eu já tinha visto esta capa antes, mas não me lembro onde rs. Acho muito legal a ideia de trabalhar uma lenda urbana brasileira, porque nos temos muitas lendas e uma cultura folclórica vasta e muito pouco explorada. Adorei a premissa e a história que levou ao desenvolvimento da história, mas acho que não daria uma chance porque é o tipo de história que me impressiona fácil e ai eu fico dias sem conseguir dormir kkkk. Pra quem gosta do estilo é uma ótima dica.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante a temática, né? Também me interessei muito pela obra depois de conhecê-la um pouco mais!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Oi..
    Muito interessante o enredo, ainda mais por misturar uma história verdadeira, uma lenda urbana e ficçao. Imagino que o resultado realmente tenha ficado muito legal.
    Gostei muito da dica, especialmente por envolver elementos tipicamente brasileiros. Com certeza acrescentarei a lista. Precisamos dar mais vizibilizade aos nossos autores.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos mesmo! Espero que possa apreciar a leitura e que venha contar aqui para agente o que achou da obra...
      O enredo é atípico , o que causa um interesse maior pela obra.

      Excluir
  11. Olá!

    Nossa!Não conhecia a história desse edifício, e é bastante macabra! hahahaha
    Eu juro que não tenho coragem de ler um livro assim,não gosto de histórias que envolvem demônios e tal hahaha mas parece ser interessante! O título do livro eu acho que é um ponto que não me atraiu, apesar de ter relação com a história, mas acho que o autor não soube sei lá escolher um nome melhor! Parabéns pela sua resenha, conseguiu me deixar morrendo aqui hahaha

    Abraços,
    Dicas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Muitos livros causam a mesma sensação em mim, neste em especial acabei me atraindo para ler. Quanto ao nome, de primeira vista imaginei algo relacionado a cantora Joelma mas com a sinopse pude ver que se tratava do edifício, talvez um sub titulo causasse uma impressão diferente, não é mesmo?

      Excluir
  12. Olá Amanda,
    Acho que todos que moram em SP conhecem a história desse edifício. Já escreveram muitas obras com essa temática e algumas delas me assustaram para valer. O autor parece ter escrito muito bem e vou super anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa aproveitar a leitura!!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  13. Olá!
    Não conhecia esse autor nacional ainda... Achei isso bem legal, a sua divulgação.
    O que mais gostei é que ele mistura fatos da realidade com ficção, como foi o caso do incêndio. E o melhor de tudo é que um suspense e um pouco de terror.
    Adorei a indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Espero que possa ler e apreciar a obra!
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  14. Olá!

    Não conhecia a história dessa tragédia. Acho legal quando os autores nacionais se inspiram nas coisas que acontecem aqui para compor suas histórias. Eu não leio livros de terror, mas vou guardar sua dica para indicar para amigos que curtem o gênero. Fico feliz em ver a literatura nacional sendo apresentada e compartilhada cada vez mais por blogueiras como você.

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Obrigada pela visita e entusiasmo, a literatura brasileira é rica e possui escritores incríveis que ainda não foram descobertos, vamos trazer sempre uma novidade! Espero que seus amigos possam sim apreciar muito a leitura!
      Beijos.

      Excluir
  15. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia a obra e muito menos o autor! Mas adorei a capa e a proposta do livro, com certeza irei procurar saber mais sobre ele para quem sabe futuramente realizar a leitura da história! E fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Leita sim e compartilha aqui com a gente tudo o que achou!

      Excluir
  16. Olá, tudo bem? Nossa parece que a obra é bem interessante. Essa mistura de fatos reais com ficção super dá certo quando bem trabalhado. O que me manteve um pé atrás é a questão do thriller porque não curto muito. Vou ver se dou uma chance. Ótima postagem!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Obrigada, dê uma chance sim, acredito que não irá se arrepender!! Beijos.

      Excluir
  17. Oii, tudo bem? Fiquei bem impressionada lendo sua resenha e conhecendo a premissa desse livro. É a primeira resenha que leio sobre ele e já posso dizer que estou bem curiosa e interessada na leitura, por se tratar de um thriller (gênero que amo) e abordar essa tragédia, mesclando com bastante fantasia e elementos do terror. Já quero ler! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que você se empolgou, espero que possa ler e aproveitar muito!!

      Excluir
  18. Oieee!!
    Nossa que ideia inteligente gente, o Edificio Joelma é muito conhecido aqui em SP e tem realmente as historias que contam se relacionam bem com o terror. Infelizmente esse não é um genero que eu curto muito ler, na verdade sou muito medrosa, mas desejo todo sucesso ao autor!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Obrigada pela visita, o edifício é palco de muitas lendas mesmo, né?

      Excluir
  19. Eu morro de medo da história desse prédio, lembro até hoje do episódio do linha direta que abordou essa história! Hahahaha
    Eu achei que essa capa não favoreceu em nada a história, mas o enredo despertou meu interesse e eu leria se tivesse oportunidade!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de ler sim! A capa talvez seja relacionada a história, o que acha? Talvez assim te deixe mais curiosa?>...
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  20. Olá!
    Eu não tinha ouvido falar desse incêndio, sou bem desatualizada no mundo assim, mas adorei a ideia do autor de fazer um livro. Enfim, a premissa do livro de fato é interessante, mas definitivamente não é o meu tipo de livro, então eu vou ter que deixar a dica passar por agora. Mas eu adorei a sua resenha e achei a capa linda ♥
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O incêndio é super famoso aqui na capital, pesquise uns vídeos depois que irá entender muito bem o que rolou. Obrigada pela visita!

      Excluir
  21. Olá! Fiquei bem curiosa pela leitura. Muito boa sua resenha. Vou anotar a indicação, tendo oportunidade, estarei lendo também. bjo

    ResponderExcluir
  22. Oii
    Nossa que interessante essa historia hem!! Não gostei muito da capa só, acho que pode ser um ponto negativo na hora de vender. Mas a história é bem atrativa!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É atrativa mesmo, muitos comentaram da capa, acredito que é algo que devemos perguntar ao autor por causa de sua escolha.... Obrigada pela visita.

      Excluir
  23. Olá!
    Menina, não conhecia esse livro, já ouvi sobre esse edifício no Linha Direta haha.. morria de medo rs' mas achei muito massa esse livro e estou mega curiosa pela leitura.. já coloquei na lista do skoob rs' e quero ler logo. Gosto desse mistério, desse terror leve, espero gostar!

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que gostou e já até adicionou no skoob, espero realmente que tenha a oportunidade de lê-lo e dizer o que achou, beijos!

      Excluir
  24. Olá tudo bem? Entãoeste livro tem um assunto bem denso e complicado de se tratar que ao mesmo tempo é misterioso e intrigante. Eu sabia da existência do livro, legal a iniciativa, mas não me instiga muito a ler, valeu a dica parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá!!
    Adoro esse tipo de livro que mistura um fato real com ficção, pois sempre ficamos nos perguntando se isso realmente não poderia ter acontecido ne? Rs
    Tenho gostado bastante dos autores brasileiros que entram por esses caminhos do suspense, dos crimes, do sobrenatural...
    Com certeza vou procurar conhecer melhor.
    Obrigada pela dica!
    Um beijoo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que a obra te interessou, espero que possa gostar da leitura. É muito bom quando damos chance aos autores nacionais pois conhecemos muito mais!
      Beijos.

      Excluir
  26. Esse incêndio foi muito comentado na época, e causou muita comoção. Muitas pessoas morreram e há sobreviventes traumatizados até hoje. Eu não sabia dessa história do triplo assassinato no terreno em que o prédio foi construído. Muito interessante!

    Tatiana

    ResponderExcluir