[RESENHA] Por Que o Brasil é Um País Atrasado?

Titulo: Por que o Brasil é um país atrasado?


Autor: Luiz Philippe de Orleans e Bragança

★★

Gênero: Politico/História

Editora: Novo Conceito

Ano: 2017

Paginas: 256


Sinopse:

“Por que o Brasil é um país atrasado? Livro de estreia do ativista político, empresário e descendente da família real Luiz Philippe de Orleans e Braganca, revela a construção de um Estado autocrático e interventor, fato que atingiu seu ápice com a Constituição de 1988. No decorrer da obra, o autor aborda os motivos – a partir de uma revisão de princípios universais que estiveram sufocados pelas narrativas que servem aos governos e à burocracia de Estado – pelos quais a nação se encontra mais uma vez em uma situação de decadência política, institucional e econômica. Acessível a todo e qualquer leitor, mesmo aqueles sem conhecimento prévio de teorias políticas e econômicas, por que o Brasil é um país atrasado? Presta um serviço à sociedade brasileira ao combater a desinformação e mitos. Informa aos diversos segmentos da sociedade quais são as bandeiras legítimas na construção e defesa de um Estado de Direito moderno e de sucesso. No Brasil pós segundo impeachment da Nova República, trata-se de uma obra essencial para entender nosso país e as estruturas que causam nossa instabilidade. ”

Descrição:

 Por que o Brasil é um país atrasado? Livro de estreia do ativista político, empresário e descendente da família real Luiz Philippe de Orleans e Braganca, revela a construção de um Estado autocrático e interventor, fato que atingiu seu ápice com a Constituição de 1988. No decorrer da obra, o autor aborda os motivos – a partir de uma revisão de princípios universais que estiveram sufocados pelas narrativas que servem aos governos e à burocracia de Estado – pelos quais a nação se encontra mais uma vez em uma situação de decadência política, institucional e econômica. Acessível a todo e qualquer leitor, mesmo aqueles sem conhecimento prévio de teorias políticas e econômicas, por que o Brasil é um país atrasado? Presta um serviço à sociedade brasileira ao combater a desinformação e mitos. Informa aos diversos segmentos da sociedade quais são as bandeiras legítimas na construção e defesa de um Estado de Direito moderno e de sucesso. No Brasil pós segundo impeachment da Nova República, trata-se de uma obra essencial para entender nosso país e as estruturas que causam nossa instabilidade.

O Autor:

 Luiz Philippe de Orleans e Bragança, afinal quem é ele? Apesar de não ser uma figura muito conhecida ainda, é descendente direto, de ilustres personagens de nossa história, tal qual Dom Pedro II, sendo ele filho de Dom Eudes, irmão de Dom Luiz, que é o atual chefe da casa Imperial do Brasil (sendo todos pertencentes ao ramo de Vassouras), é empresário, ativista político e acadêmico, formado em administração de empresas pela FAAP, com mestrado em ciências políticas pela Stanford University (EUA) e MBA pela INSEAD (França).

Resenha:

 Quando se fala, se questiona, ou apenas refletimos, afinal, é uma pergunta muito comum para a grande maioria dos brasileiros, e afinal de contas, “por que o Brasil é um país atrasado?” por que o país passa por tantas dificuldades, e apenas engatinhamos em princípios sobre o qual, nações desenvolvidas de primeiro mundo já aprenderam e dominam a tanto tempo ? Este livro traz como proposta, responder a esta questão trivial, no qual a maioria, da grande e miscigenada população brasileira, questionamento esse que vai desde locais mais descontraídos e informais como bares até o ambiente de trabalho, que ressurge sempre com peso a cada 4 anos para “assombrar” a população, e que geralmente leva a respostas simplistas e muitas vezes exageradas, tais quais “todo governante é corrupto” até o “coronelismo”, respostas quais estão sempre na boca do povo, em si respostas superficiais e que mostra muitas vezes o desinteresse ou desinformação da próprio população.
 Sendo dividido em 13 capítulos (fora a introdução e a conclusão), todos apresentando uma leitura super confortável, e gostosa de fazer, cada capitulo focado em um ponto essencial para se compreender nosso momento atual, e as vezes até a nossa crise de existência, explicando de forma lucida e de fácil compreensão até mesmo para quem não tenha conhecimento básico sobre política ou história ou economia, sobre assuntos muitas vezes tão fáceis, mas que à grande parcela não consegue separar como diferentes, um exemplo, Estado e Governo e quais seus papeis, à importante e quase "desconhecida" burocracia ou até mesmo Democracia, tão usada de forma equivocada pela população, dando exemplos não apenas aplicados na teoria, mas na pratica, usando inúmeras passagens históricas para poder explicar com mais clareza suas formas adotadas de política, como civilizações se erguiam para a gloria e logo mais após pouca estabilidade, se fardavam ao desaparecimento.
 Com excelentes argumentos, excelentes passagens e comparações uma prosa simples e sem enrolação, dizendo o que é necessário, e como disse usando inúmeras fontes, e usando como da própria história a base, com inúmeras representações gráficas do próprio autor, o que facilita na compreensão e desenvolvimento da leitura, e que facilmente nos fazem refletir, o “por que o Brasil é um país atrasado?” e “o que fazer para entrarmos de vez no século XXI”

Consideração:

 Como já dito, o livro trata de propor propostas para se alavancar o Brasil, geralmente muito se fala e pouco se faz para melhorarmos nossa situação como brasileiros, e este livro é um apresenta um excelente conteúdo para quem realmente deseja pôr em pratica, uma luta por um futuro melhor, um maior desenvolvimento para a nação e seu povo, uma visão, que através de muito estudo, seja possível pavimentar um caminho de desenvolvimento, afinal, uma nação desenvolvida causa um reflexo a sua população que em consequência desenvolve junto, como um só, muito se joga como culpa nossa “cultura” e nossa “história” mas... pouco se leva em conta, que nossa história é cheia de grandezas e uma linda verdade, mesmo com muito misticismo equivocado, e uma cultura, surpreendentemente linda, composta por uma completa miscigenação de valores de todos os cantos do mundo, que seja dito a verdade, esse livro mostra uma imensa base para a qual podemos sustentar nossa nação para seu desenvolvimento e nos alavancarmos e deixarmos de vez de “engatinhar” onde inúmeros já encontraram o equilíbrio pleno do andar.

30 comentários:

  1. Resenha boa, estamos muito acostumados a criticar o governo sem realmente entender sobre 'governar', entender um pouco pode melhorar e aperfeiçoar nosso ponto de vista.A resenha esta com umas palavras meio complexas, mais deu p ter uma boa base.

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Achei esse livro muito interessante. Acredito que o Brasil não vai para frente pelo simples fato do próprio povo julgar um político e cometer simples atos que também são classificados como corrupções, como furar a fila ou tirar vantagem de algo mesmo que for algo pequeno. Enquanto não aprendermos a esquecer o tal do jeitinho Brasileiro, infelizmente estamos fadados a continuar parados no mesmo lugar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Realmente, por isso a necessidade de nos dedicarmos ao menos um pouco para compreender nossos problemas e procurar solucionarmos, esse livro pode ser um excelente começo :P
      Bjs

      Excluir
  3. Procuro sempre me manter informada sobre o cenário politico do nosso país, mas evito este tipo de leitura, uma vez que sempre é escrito com imparcialidade.
    Dessa vez eu passo a dica de leitura rs.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em partes, com uma grande frequência, as imparcialidades são impossíveis de não serem postas nos livros, ai esta o lado interessante, a necessidade de estudarmos ambos os lados da moeda para compreender melhor e formar opiniões :P hehehe
      Bjs

      Excluir
    2. Acho que você quis dizer "parcialidade". Creio que todo livro deve ter opiniões do autor, mesmo que de forma implícita, senão seria um livro apenas com dados e informações puras.

      Excluir
  4. Olá...
    Adorei sua resenha!
    O livro possui uma premissa bem legal, significante e creio que seja o livro bem coerente com o nosso presente. Porém, não estou na vibe de ler livros mais profundos assim.
    Passo a dica.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Muito obrigado
      Realmente é um estilo bem próprio rsrs mas fazer o que, quem sabe um dia :P
      Bjs

      Excluir
  5. Oi, tudo bem??

    Não conhecia esse livro ainda. Tenho certeza de que vale a pena a leitura. Muitos ainda não acreditam muito no Brasil e que ele vai melhorar ou ir pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem, e com você ?
      É um livro novo, lançado este mês mesmo, esta em tempo para ler rsrsrs
      Realmente é isto mesmo !

      Excluir
  6. Oie!
    COnfesso que esse livro vai me tirar da minha zona de conforto, pois não é um gênero que eu costume ler. Mas é um título bem interessante, já sei para quem vou indicar.
    Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie
      Eu entendo, as vezes é um estilo que pode ser cansativo, e realmente pode tirar da zona de conforto, mas no geral, vale a pena sair da zona de conforto com frequencia, muito bom rsrs
      Bjs

      Excluir
  7. Oi, Ronye!
    Tinha visto esse no facebook, mas não é tipo de livro que me atrai.
    Porém, a proposta apresentando em sua resenha me deixou curiosa. Vou tentar dar uma chance ao livro. Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crislane :)
      Fico feliz por ter dado o interesse :) Isso mesmo, é uma boa pedida dar uma chance ao livro mesmo que saia da zona de conforto vale a pena, fico no aguardo da opinião sobre a leitura hehehe
      Bjs

      Excluir
  8. Acho que seria uma leitura muito boa para quebrar o ritmo de ficções. Principalmente em função do momento político que estamos vivendo e para refletirmos sobre a nossa função e culpa dentro desta coisa toda chamada Brasil.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Ao meu ver, é uma leitura indispensável, e que pode ajudar muito na compreensão geral de nossa situação atual :)
      Bjs

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não me interessei.
    Mesmo você dizendo que é uma leitura confortável e agradável, não é um tema que eu tenho interesse em ler. De economia e política já basta o que vejo na faculdade e no dia-a-dia. Para leitura, prefiro temas que me tirem da realidade.
    De qualquer forma, fico feliz que você tenha gostado da leitura e encontrado nesse livro um conteúdo interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou bem e com você ?
      Entendo seu caso, acaba sendo algo que já entrou na rotina, rs
      a fuga da realidade é a maravilha dos livros
      Bjs

      Excluir
    2. Olá! Por isso que estamos em um país atrasado! As pessos preferem viver em ficção, do que conhecer a realidade em que estamos vivendo! Infelismente muitas pessoas preferem assim, viver no mundo de bob..
      Este livro é ótimo!

      Excluir
  10. Olá, Ronye!
    Não sou muito de ler sobre política, mas como se trata de uma reflexão, fiquei interessada pelo livro. Quero conhecer as propostas do autor e todas as informações que essa leitura transmite.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cidália!
      Fico feliz que tenha se interessado pela leitura :)
      Quando conseguir ler, venha me avisar se gostou do livro
      Abraço

      Excluir
  11. Oie, tudo bom?
    Trabalho na Câmara Municipal de minha cidade, e tento me afastar do assunto quando me divirto. Seja em filmes, livros ou séries, nunca assisto algo que envolva política, simplesmente porque acho o tema complexo demais, já basta no serviço, rs. Mas amei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou bem e você ?
      Entendo, acaba que sua rotina deixa o tema cansativa, Hause of cards portanto é fora de cogitação ? rsrsrs
      Muito obrigado

      Excluir
  12. Oiii tudo bem??

    O livro parece ser bem interessante, e gosto de propostas para melhorar o pais, pena que não consigo ter total atenção quando leio um livro do estilo, acabo ficando dispersa por não gostar.
    Mas adorei conferir sua resenha.
    Bjus RAfa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem, e com você ?
      Mas você por exemplo, poderia ler ele devagar, sem pressa, leia um capitulo, pare, depois leia outro, leia ele entre livros, hehehe por exemplo, poderia ler no meio tempo e se agradar com ele também rsrs
      Bjs

      Excluir
  13. Olá!
    Esse livro apesar da proposta ser bem interessante, não é um livro no qual tenho interesse. Não por agora.
    Sempre gostei de História e tudo, mas... por enquanto não.
    Sua dica vai ficar na lista de próximas leituras, mas de leituras para serem feitas com um fim mais para estudo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Fico feliz em saber que, mesmo não sendo uma leitura para agora, estará para as próximas leituras ! :)

      Excluir
  14. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, mas confesso que não é uma leitura que faria, já que detesto política. Sei sobre a situação porque é obrigatório, mas não gostaria de misturar isso com os meus momentos de prazer. Sua resenha ficou ótima!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Fadavam ao invés de fardavam.

    ResponderExcluir