[RESENHA] Self a Magia Ancestral: Sementes

Titulo: Self a Magia Ancestral: Sementes


Autor: Rafael Oliveira

★★

Gênero: Romance

Editora: Protexto

Paginas: 206



Sinopse:

“Escritor e personagens vão se misturar numa fusão que promete uma explosão de adrenalina, venha, abra sua mente, o mundo mágico será revelado como você nunca viu. As sementes são a origem da vida, quando regadas com a água da liberdade e alimentadas pela luz da coragem, tornam-se fortes plantas. Self descobre que tem sangue mágico em suas veias e embarcará numa grande aventura em que a Magia germinará em sua existência, será envolvido na essência dos cinco Elementos, experimentará de fortes sentimentos no mundo de Cristália. Aqui o leitor será convidado a entrar na história e perceber o poder das forças da natureza, verão como gotas de sangue revelarão a Magia em um ser, nessa aventura repleta de criaturas místicas, combates mágicos, perigos e dosagens lentas de mistérios. Dessa forma, deixe as roupas da realidade e fique livre para imaginar e viajar nas dimensões paralelas seja entre as árvores na Floresta Amazônica ou nos campos e florestas mágicos de Cristália, dormir em vilarejos e povoados e voar sobre os oceanos, vulcões e lagos. O mundo não é apenas físico e a força do amor pode triunfar nos momentos de escuridão, como a pequena chama de uma vela que ilumina um quarto escuro. Por fim, retire as sandálias para entrar no templo da Grande Mãe e receber muita luz de paz, pois o poder da crença e a coragem serão boas energias para desabrochar uma flor de lótus tão poderosa e ao mesmo tempo sensível ao toque de um arcanjo. ”


O livro:

 A princípio, um livro curioso, desde o momento que comprei ele (pessoalmente em um evento de Anime e RPG aqui da cidade de Araras) diretamente com o autor, bem humorado e super animado, peguei meu livro autografado ano passado, com caneta e marca pagina rsrs, o que com certeza ajudou a me dar mais vontade e interesse pela leitura, o livro, que conta a estória do jovem Self, um rapaz novo com apenas 20 anos, mas muito sonhador, mesmo com a idade de um adulto segue acreditando fielmente à existência de magia e de criaturas fantásticas, e mora no interior da Bahia, em uma pequena cidade chamada Iaçu, com sua mãe Rosely e sua irmã mais nova, que era uma pessoa não apegada a livros, o oposto do jovem Self que amava ler sobre magia e vivia lendo entrando no incrível mundo da imaginação, mas tudo muda com dois acontecimentos inesperados na vida do jovem rapaz, que um dia, no qual ficou sozinho já que sua mãe e irmã tinham saído, resolveu meditar, e no meio da meditação sentiu uma forte sensação, como se estivesse sendo chamado, e foi até encontrar uma caixa deixada por seu avô com símbolos estranhos e madeira robusta e antiga, não resistindo toco na caixa que se abriu, e deu a ele uma importante informação gravada em uma mensagem, e contendo um pergaminho contendo a localização da Esfera de Cristal, que pertencia a Gregórios (já chego nessa parte rsrs), assim com a mensagem descobriu que era descendente de Agnaldo, um Elemental Espiritual vindo de um planeta chamado Cristália, um planeta parecido com a terra (em seu passado) um planeta lindo e bem detalhado em inúmeras passagens, cheio de matas e riquezas naturais, se não fosse a diferença, a existência de criaturas magicas incríveis, desde fadas, a vampiros, dragões e unicórnios, porém apresenta seu lado mal, a região do Desespero, onde são mandados quem tentam acabar com a paz deste planeta ou destruí-lo de certa forma, e onde está aprisionado Gregórios, que já foi um Elemental, porem cheio ganancia e maldade no coração se rebelou contra os anciões do planeta, mas que um dia com ajuda de outras criaturas que querem espalhar a maldade conseguem libertar Gregórios que formando um exército toma Cristália, mas como última tentativa baseada em uma antiga profecia, os anciões enviam para a terra para procurar por Self e o pergaminho com a localização da Esfera de Cristal que poderia ser a única a conseguir salvar Cristália de toda maldade e ódio de Gregórios um grupo contendo um Elemental de cada dos cinco elementos (água, fogo, ar, terra e espirito)para tentar resgatar a Esfera e com a ajuda de Self tentar salvar Cristália.

 No geral, é uma estória bem escrita, rica em detalhes sobre o planeta Cristália e sobre os elementos, narrado de forma simples, e direta (muito direta) um livro bem rápido de se ler, e sendo uma leitura realmente prazerosa, enquanto estava lendo, encontrava inúmeros elementos que lembravam a jogos de RPGs, (para quem conhece, enquanto imaginava Gregórios imaginando ele como algo parecido com o Ganondorf da saga Zelda, achei incrível), sendo a narrativa do livro (achei sensacional) um misto entre a narrativa do próprio autor e a narrativa do jovem Self, algo que achei bem interessante (na verdade a ideia que percebi é quem ambos são o mesmo hehehe).

 Porém, tive dois pequenos problemas com a leitura do livro, as os acontecimentos foram muito rápidos, as vezes dava a impressão que era tudo muito fácil para os protagonistas (mas não foi) e um contra um pouco mais forte, contendo alguns erros de português que me desagradaram muito.

 No geral, o livro é balanceado, tem uma estória interessante com que acontece muito bem e de forma natural, personagens carismáticos e um vilão cheio de maldade e ódio no coração, é uma aventura magica sem dúvidas, mesmo com os pequenos erros, tem de tudo para ter uma ótima continuação (que eu compraria) e o autor tem potencial para escrever mais um livro de qualidade que possa agradar a todos desde jovens, a crianças, e até mesmo a adultos com interesse no tema, e um novo planeta rico em detalhes a se explorar.

34 comentários:

  1. Gostei dessa resenha, me causou interesse, gosto do mundo "mágico", ta bem escrito,bem apresentado, quero ler este livro,a resenha tem bastante detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, fico feliz pelo interesse da leitura e obrigado ! :)

      Excluir
  2. hummm não me senti atraída pela leitura não! E sua ressalva só corroborou!
    Parabens pela resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante de RPG na época de adolescente, mas nunca mais li nada do tipo, então acredito que este seria uma boa pedida, ainda mais com essa forma inovadora do autor
    em criar uma narrativa dinâmica.
    Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu continuo mantendo o gosto por alguns!
      Espero que leia e aprecie
      Bjs

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro, mas me interessei bastante pela história, só não sei se leria no momento. Não é o meu gênero favorito, mas ainda assim fiquei curiosa. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem, e com você ?
      Quem sabe um dia acabe lendo e goste bastante, valerá a pena.
      De nada :)

      Excluir
  5. Oii, tudo bem?
    Nunca li nada que envolvesse RPG'S, mas gostaria muito de ler. Pelo que pude notar a história tem um mundo muito bem estruturado, o que me faz querer dar uma chance ao autor. Só não gostei muito da capa e do fato dos acontecimentos serem meio corridos, muitas vezes acabo não entrando na história por conta de cenas corridas, mas acho que vale a pena dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem sim, e com você ?
      Sim, ele detalha muito bem vários ambientes, isso ficou bem legal e ajuda na visualização do mundo de Cristalia.
      Com certeza pode valer a pena dar uma chance a leitura ! Aproveite :)

      Excluir
  6. Eu gosto bastante eventos e feiras de livro em que a gente acaba saindo com algum na sacolinha =D Eu ainda não conhecia esse livro, mas a premissa não me despertou interesse para realizar a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente essas feiras são bem interessantes e produtivas realmente

      Excluir
  7. Não conhecia esse livro. Gosto de mágia nos livros,quem sabe eu leia ele futuramente.
    Gostei muito da resenha,bem feita e com detalhes bacanas.Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente aproveitara bem e gostara da leitura então :)
      Muito obrigado

      Excluir
  8. Olá, eu não conhecia o livro e também o meu conhecimento sobre Rpg é nulo, não acho que leria esse livro pois ele não se encaixa nos livros que gosto de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o fato do conhecimento sobre RPG não influencia em nada :P mas vai do estilo :)

      Excluir
  9. Oii! Eu amoo obras do gênero fantasia e esse livro parece ser muito interessante e rico em detalhes. Gostei do vilão logo de cara haha e estou curiosa para saber quais serão as aventuras e perigos que o Self irá enfrentar. Ótima resenha, bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, isso é uma parte de ouro do livro, o autor detalha muito bem as coisas, paisagens e personagens, e isto fica muito interessante, é provável que ira aproveitar a leitura muito !
      Bjs

      Excluir
  10. Olá!

    Nunca fui fã de RPG, mas vou indicar pro meu irmão ama esse universo, ele vai achar bem interessante!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Achei legal a história literária ter elementos de RPG (já que você o comprou num evento do gênero, né?). Não tenho interesse em RPG, mas acho muito legal casar elementos para uma narrativa literária. A história em si não me atraiu, pareceu "mais do mesmo", sabe? Achei interessante que o autor e o personagem tenham vozes na história, mas não entendi muito bem como se dá essa relação, já que você diz que eles são a mesma voz. O livro até me deixou intrigada, mais por querer conhecer como é a escrita do autor, não realmente pela história. Não posso comprar nada por um tempo (estourei o meu limite na Amazon, rs), mas tenho amigos que gostam de RPG, talvez eu indique o livro pra eles ^^

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem, e com você ?
      Comprei em um evento de anime daqui da cidade que moro no interior de SP.
      Quem sabe ele não acabe interessando você depois que seus amigos lerem também e recomendarem ? hehehehe (estou com esse problema também rsrs)
      Bjs

      Excluir
  12. Tem narrativas rápidas que me dão a sensação de ter perdido algo do enredo, e quando isso acontece, eu não gosto, mas tem narrativas rápidas que acontecem por conta do próprio enredo ágil, destes eu gosto. Mas acho que o problema mesmo são os muitos erros de português.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Um misto de agrado e desagrado rsrs, mas quem sabe ainda não se interesse ?
      Sim, este foi o meu problema quando li o livro.

      Excluir
  13. Olá Ronye, pelos seus comentários o livro parece ser bem bacana, uma pena que ele não tenha passado por uma boa revisão, erros e português acabam me irritando bastante durante a leitura e por isso vou deixar passar a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica
      É sim um livro interessante com uma estória de leitura confortável, pena apenas estes erros, acabam chamando a atenção mas, não modificaram a forma que vi o livro não, uma pena, mas logo teremos mais resenhas interessantes que podem te agradar ! :)

      Excluir
  14. Eu adorava RPG na adolescência, hoje, não tenho paciência, mesmo assim, o livro chamou minha atenção positivamente, quero poder ler, só não curti a capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa no final, é o de menos XD pode ser interessante para você ler ele e retornar aos velhos hábitos hehehe

      Excluir
  15. Confesso que pela capa, passaria batido. A sinopse também não me chamou tanta atenção, não é o tipo de livro que compraria para mim, mas com certeza presentearia amigos que curtem fantasia.Mas o mais legal que achei foi o contato que você teve com autor, gosto muito disso, e sempre que tem eventos por aqui, tento participar. Abraços e boas leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho muito legal quando surgem estas oportunidades sem sombras de duvida :)
      Abraços

      Excluir
  16. Olá! Fantasia não é meu forte, mas esses eventos e brindes realmente nos fazem arriscar nos mais variados gêneros!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim, sem duvidas, ainda mais quando o autor fica nos incentivando hehehe ! É bom ler diferentes gêneros para se sair da área de conforto
      Bjs

      Excluir
  17. Eu pensei em ler por ser nacional de fantasia e eu sinto que preciso conhecer para divulgar, mas fantasia, especialmente nease estilo tem me cansadi tanto. Nada mais parece originam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nunca se sabe, esse livro pode agradar, somente arriscando para saber :D

      Excluir