[RESENHA] O Poder do Agora

Título: O Poder do Agora 

Autor: Eckhart Tolle
★★★★★

Gênero: Autoajuda

Editora: Sextante

Páginas: 236

ISBN: 9780340733509







Sinopse:

Nós passamos a maior parte da vida pensando no passado e fazendo planos para o futuro. Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejamos e seremos, finalmente, felizes.

Mas, se queremos realmente muda nossa vida, precisamos começar neste momento. Esta é a mensagem simples, mas transformadora de Eckhart Tolle: viver no Agora é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação.

Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoismo e de outras tradições espirituais, Tolle elaborou um guia de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior.

Este livro é um manual prático que nos ensina a toma consciência dos pensamentos e das emoções que nos impedem de vivencia plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos. 


O Autor: (Informação do livro)

Eckhart Tolle é autor de O Poder do Silêncio, Praticando o Poder do Agora e Um novo mundo: o despertar de uma nova consciência. Ele nasceu na Alemanha, onde viveu até os 13 anos. Formado pela Universidade de Londres, tornou-se pesquisador e supervisor de pesquisas na Universidade de Cambridge. Aos 29 anos, passou por uma mudança espiritual que transformou sua vida. Mestre espiritual de renome internacional, realiza palestras sobre seus ensinamentos em todo o mundo. Vive em Vancouver, no Canadá. 


A Resenha:

Tendo uma leitura prática, rápida e ao mesmo tempo inspiradora a obra tem como objetivo fazer com que tenhamos uma nova perspectiva sobre absolutamente tudo a nossa volta, de forma bastante reflexiva, nos faz compreender e enxergar perspectivas diferentes das que estamos habituados em nosso dia-a-dia, seja a forma como resolvemos nossos problemas cotidianos, como enxergamos o mundo e principalmente como a nossa mente se comporta diante de tudo.

Como o próprio título insinua, o livro consiste em nos manter no momento presente, no Agora, que é tratado como uma força maior do que o próprio significado da palavra durante todo o desenrolar da leitura mas em contrapartida não se trata de tempo-relógio e sim da nossa consciência individual e coletiva. 

O foco principal da leitura é nos mostrar o quanto estamos presos ao passado e futuro que esquecemos do presente, o momento em que estamos agora que é o que dá sentido ao passado e que é o caminho para o futuro, e, nos ensina a nos libertarmos dessa jaula que é o tempo para que possamos fazer tudo que quisermos e gostamos Agora da forma como acreditamos que seja melhor para nós além de ressaltar o tempo todo que temos que nos libertar do grande causador de tudo isso que é a mente e o ego, os dois principais motivos para que estejamos numa era em que a depressão e ansiedade afetam praticamente todas as pessoas. 

A leitura pode parecer tendenciosa em alguns momentos por parecer que está nos impondo regras o tempo todo sobre como devemos seguir nossos caminhos, porém, é inegável que após a leitura tenhamos perspectivas diferentes sobre nossas vidas e uma margem muito maior de caminhos pelos quais trilhar. 

Ao final da leitura, o ponto que mais importa é saber controlar seus pensamentos e manter-se sempre no Agora, sem remoer o passado ou temer o futuro pois tudo que temos está no presente e é aqui que podemos fazer tudo que acreditarmos ser o melhor. 

Por: Renan Santos

















3 comentários:

  1. Oi, Renan!

    Muito boa sua resenha! Eu ganhei esse livro ano passado, de aniversário, ainda não tive tempo para lê-lo, mas vou ver se dou uma chance esse ano. Autoajuda não é muito a minha "praia", mas tem alguns livros que valem a pena, mesmo dizendo o que todo mundo já sabe, acaba reforçando bons hábitos e fazendo a gente enxergar aonde estamos errando! Obrigada.
    Grande abraço,
    Drica.
    https://testelivroseideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, perdão pela demora para lhe responder, mas agora que estou aqui, primeiramente, obrigado pelo elogio, é muito bom saber que alguém gostou e se deu o trabalho de fazer um comentário, eu particularmente gosto muito de autoajuda, recomendarei sempre que puder e o faço agora, acredito que nos dá uma perspectiva muito diferente sobre tudo e nos faz questionar nosso estilo de vida, vale a leitura e novamente, obrigado <3 Irei visitar o seu blog também, beijos.

      Excluir
  2. Ei Renan... admirei o seu comentário principalmente, no ponto em que você enfatiza que o "agora" não diz respeito ao tempo físico, o tempo-relógio... "e sim da consciência individual e coletiva"; acho que explica bem o significado do assunto descrito no tema.

    ResponderExcluir