[RESENHA] O Triste Fim de Policarpo Quaresma

Titulo: O Triste Fim de Policarpo Quaresma 

Autor: Lima Barreto

Editora: Ática

Paginas: 216

Gênero: Literatura Brasileira 

ISBN: 9788508128662

★★★★







Sinopse:


 Para Major Quaresma, a Pátria é um ideal que está acima de tudo. Visionário por excelência, suas idéias colocam-no em várias situações embaraçosas e levam-no até a ser internado em um manicômio. 

 Tímido, discreto, ingênuo, é também uma palha de pureza a navegar num oceano de podridão. 
 Este é um livro escrito com todos os nervos, mas principalmente com o coração, e que se destina a quantos tenham orgulho de ser brasileiros.


O Autor:

 Lima Barreto, ou  Afonso Henriques de Lima Barreto, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 13 de maio de 1881, e faleceu os quarenta e um anos, no dia 1 de novembro de 1922, quando vitima de um ataque cardíaco.
 Frequentou escola publica, depois passando para o Ginásio Nacional, completou preparativos para cursar ensino superior no Colégio Paula Freitas e ingressou na escola Politécnica do Rio de Janeiro, a qual teve que abandonar para cuidar do pai que enlouquecera.
 É considerado o mais importante romancista do pré-modernismo. Com escrita posta contra o beletrismo, e apresentando um estilo "antiparnasiana", sendo o Lima Barreto antiacademista, em uma época que a Academia era muito valorizada, e levada a serio, e sendo que seus livros sempre tocam em questões fortes vivas até hoje, e apresentava um estilo de literatura simples, comparado a outros escritores renomados da época. 

O Livro:


 O livro, publicado originalmente em folhetins no decorrer do ano de 1911, pelo Jornal do Commercio, e impressa em livro finalmente em 1915, narra os acontecimentos e vida do Major Policarpo Quaresma...
 E por questão de edição, a escolha é fácil, esse livro foi reimpresso inúmeras vezes, por inúmeras editoras diferentes, o que o torna relativamente fácil de se encontrar, e muito barato, principalmente pelo que ele nos oferece.

A Resenha:


 O Triste Fim de Policarpo Quaresma, um clássico de nossa literatura digamos assim, um livro que foge ao habitual, narrando os acontecimentos da estória do Major Policarpo Quaresma, um homem, como descrito, um verdadeiro nacionalista, apaixonado acima de tudo, pelo Brasil, o que o levou a passar, sua boa parcela de vida, se dedicando ao estudo de nossa terra.

 O major Quaresma trabalha no arsenal de guerra, na cidade do Rio de Janeiro, na época, ainda capital da “Republica Estados Unidos do Brasil”, como se compreende, no período do governo do Marechal Floriano (que foi o nosso segundo presidente da república, logo após Deodoro). Sendo o Major Quaresma, um apaixonado pelos estudos da nossa terra, se dedica muito de seu tempo livre ao estudo dela, o que o leva a comprar diversos livros, e ter uma biblioteca “respeitada”, porém, não tão respeitada assim, pois a sociedade ao seu redor, achava um absurdo, um homem como ele, sem título algum, se imbicar em estudos e livros, porém, essa era a alma dele, não se preocupava com dinheiro, ou com coisas levianas, com títulos e “puxa-saquismo”, coisas essas que o desagradavam.

 No livro, Lima Barreto, consegue nos colocar em um ambiente, incrivelmente forte, com retratos da realidade Brasileira durante o governo de Floriano, e de sua sociedade, sendo o próprio livro, uma grande critica as necessidades das pessoas em conseguir títulos, e posições, inúmeras vezes, por consequência de aproveitamento, e de certos momentos com muito pouco esforço próprio. Um quadro azedo, que em certos aspectos continuam vivos até hoje (este livro me lembra em certos aspectos o conto do Machado de Assis, “O Conto do Medalhão” onde ele critica exatamente esse afeto aos títulos).

 Quaresma, por ter essa ânsia e paixão pelo Brasil, e se dedicar tanto aos estudos, acabou por colocar sempre em situações de gozação pelas pessoas próximas, pelo simples fato de ser um homem incompreendido, taxado de louco, e pedantista, ou seja, acreditava que o fazia por puro exibicionismo, porém que não se deixa bater, e sempre continua em frente com suas convicções, até como já diz o título do livro, “seu triste fim”.

 Logo de começo, já se mostra aprendendo violão e modinhas, algo que a sociedade da época considerava “coisa de vagabundo”, mas que no violão ele via, um verdadeiro instrumento da música e cultura tipicamente brasileira. Sendo o seu professor de violão, Ricardo Coração dos Outros, bem afamado no Rio, por suas modinhas (curioso, que a mesma sociedade que criticava o violão, no geral amava essa relação com ele rsrs). O livro nos dá por narrar a estória de Quaresma, mas de forma inteligente, grande parte do livro, se dá narrando outros acontecimentos, que ajuda a realçar toda a visão critica e de extrema importância.

 Apresenta diálogos superinteressantes, que realçam o quadro dito antes, com inúmeros personagens de “patentes” ou “títulos”, sendo seu vizinho, o General Albernaz, homem que muito fala das dificuldades da guerra do Paraguai, uma guerra que ele não lutou (se percebe fortemente a questão dos títulos) se engrandecendo por algo que não participou.

 O livro dividido em 3 partes, com uma leitura gostosa e fluida, fugindo a visão do clássico muito meloso e puxado, esse livro não apresenta tais aspectos de forma forte ou que atrapalhe ou canse, um primeiro capitulo,

 Fatos interessantes compostos no livro, é a participação do major na famosa revolta da Armada, que foi um confronto que aconteceu no período de Floriano, com as forças revoltosas da marinha, que queriam derrubar o ditador Floriano que agia com punhos de ferro, diálogos interessantes incluindo Floriano, e acontecimentos que mancharam essa parte da nossa história, retratados de uma maneira genial por Lima Barreto, neste livro, que sem dúvidas, é um dos melhores de nossa literatura e que merece lugar de destaque no coração e alma dos brasileiros.


0 comentários:

Postar um comentário