[Resenha] A Ilusão Americana

Titulo: A Ilusão Americana


Autor: Eduardo Prado

★★★★★

Gênero: Literatura Nacional

Editora: Alfa-Ômega

Paginas: 138



Sinopse:

“Com o advento da República no Brasil consolidou-se a posição do Estados Unidos como nação hegemônica nas nossas relações comerciais, posição que anteriormente era ocupada pela Inglaterra. A mudança no sistema de governo era fundamental para que possa, a nação brasileira, integrar-se ao novo contexto da Américas. No Brasil a resistência à república apoiou-se em obras de intelectuais que abertamente posicionaram-se contra a influência dos Estados Unidos, e um desses intelectuais foi Eduardo Prado. Em sua obra A Ilusão Americana, podemos compreender o seu forte desejo de independência Eduardo Prado com seu livro buscou abrir os olhos daqueles que viam os Estados Unidos como um modelo a ser perseguido. Para Eduardo Prado os Estados Unidos comportavam-se como metrópole e viam as nações latino-americanas e consequente formação de um mercado consumidor eram considerações impensáveis. A Editora Alfa Ômega na certeza de contribuir com a bibliografia brasileira, principalmente no que diz respeito a literatura de contestação, reedita o livro A Ilusão Americana de Eduardo Prado. E para situar as idéias de Eduardo Prado num contexto mais atualizado o prefácio de Aldo Rebelo nos mostra como as coisas mudaram pouco nos últimos 100 anos. ”

O Autor:

 O autor, Eduardo Paulo da Silva Prado, nascido em 27 de fevereiro de 1860, sendo filho de uma família paulista tradicional, formado na Faculdade de Direito de São Paulo, era amigo do Barão do Rio Branco, Eça de Queiros entre outras figuras muito conhecidas até hoje, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira 40, e também pertenceu ao Instituto de Histórico e Geográfico Brasileiro, combateu incansavelmente a república em sua formação sendo um monarquista, além de combater muito a grande interferência dos Estados Unidos principalmente no Brasil (já já explicarei um pouco melhor rsrs) escreveu inúmeros livros dentre eles o presente “A Ilusão Americana”, “Fastos da Ditadura Militar no Brasil”  dentre outros.
 Sendo uma curiosidade que no livro A Cidade e as Serras” de Eça de Queiros, Eduardo Prado foi o modelo do personagem Jacinto.
http://www.academia.org.br/academicos/eduardo-prado/biografia

O Livro:


 O livro, “A Ilusão Americana” lançado originalmente em 4 de dezembro de 1893, sendo vendido todos os exemplares prontos já no mesmo dia, e sendo proibida a sua venda já no mesmo dia, e no dia após o lançamento, a tipografia em que foi impresso foi cercada por uma força de cavalaria onde todos os seus exemplares foram apreendidos, lembrando que era o começo da Republica dos Estados Unidos do Brasil, praticamente recém proclamada, e no governo de Floriano Peixoto (chamado de Marechal de Ferro pela violência que achou necessária usar).
Resenha:

 Esse livro, “A ilusão Americana”, afinal, qual o motivo de ter sido proibido no Brasil em sua publicação? Afinal, sobre o que ele fala?

 Questões super simples de se resolver quando se termina esse livro, o livro foi proibido afinal é uma crítica a influência dos EUA no Brasil, afinal, desde o início, fomos um “plagio” desde o nome até a bandeira, ai a maior crítica imposta pelo autor, e como nossos primeiros presidentes se manterão pela violência empregada contra o próprio povo esse livro não poderia ser aceito, por ser uma critica ao principal modelo de republica e "liberdade" do momento.

 Sendo o livro dividido em 5 capítulos, todos relativamente fáceis e rápidos de serem lidos, não é um livro que apresente uma grande complexidade, e usa de inúmeros exemplos e informações seguras, mostrando como funciona a “fraternidade americana” e a famosa Doutrina Monroe de onde vem a famosa frase “A América Para os Americanos” e como ela nunca representou as nações da américa, apenas os EUA, sendo que em inúmeros casos eles deixaram a influência europeia dominar sobre a américa.

 Mostrando inúmeros fatos interessantes, desde o anexo dos territórios Mexicanos, e em inúmeros momentos seu grande apego a escravidão, e inúmeras curiosidades de como funciona a política, ética e moral dos mesmos onde seu interesse econômico e de “colonizador” influenciaram suas ações, desde interferências em guerras em toda a América, e até mesmo invadindo e conquistando territórios de outras nações independentes.

 Além de apontar curiosidades por muitas pessoas desconhecidas, tal qual, o fato de os EUA serem uma das últimas nações na América a reconhecer a republica apenas alguns anos depois, e como em conferencias dos países americanos para ajudar a fazerem tratados eles sempre foram os menos interessados em tudo isso, e como eles nos influenciaram no começo da republica, e também como nos “aprisionaram” sobre suas asas, afinal a Doutrina Monroe de, A América para os Americanos é apenas para “eles”.

 Esse livro ao contrário do que podem, é de excelente leitura, super rápido e como disse antes fácil de se entender, e se você estiver bem definido em sua visão, provavelmente irá tirar um excelente conceito dele, e muito ira compreender sobre a ainda “real atualidade” brasileira.

Onde encontrar ? 

 Uma ótima vantagem deste livro é que além de ser uma excelente leitura, pode ser baixado gratuitamente pelo site da biblioteca do Senado, o que facilita muito, para baixar clique aqui: Livro A Ilusão Americana

 Se tiver interesse para localizar ele no skoob aqui já deixo o link também, https://www.skoob.com.br/livro/43797ED101223-a-ilusao-americana



0 comentários:

Postar um comentário